Anda procurando dicas de Football Manager para melhorar no jogo? Com certeza você chegou no local certo!

A gente sabe que o jogo possui uma série de funções. Com o tempo você vai aprendendo tudo, mas separamos alguns conselhos básicos que já podem te ajudar no primeiro save.

Importância dos olheiros, cobranças de bola parada, negociação de contratos e mais: confira abaixo oito dicas de Football Manager que certamente te farão um técnico melhor!

Dicas de Football Manager

Dicas de Football Manager
Football Manager
  • Não contrate pelo coração
  • Cumpra o tempo de jogo
  • Siga o seu estilo de jogo
  • Se atente à equipe técnica
  • Não mexa no time toda hora
  • Ajeite suas bolas paradas
  • Evite cláusulas de rescisão
  • Use e abuse dos olheiros

Não contrate pelo coração

Dicas FM
Messi no seu time? Só se ele servir taticamente!

Este é um erro muito comum de quem está começando o seu primeiro save no Football Manager e ainda não conhece a fundo as mecânicas do jogo.

Uma das principais dicas do Football Manager é que você precisa trazer reforços com características que se encaixem no seu esquema tático.

Alguns iniciantes costumam reclamar que o jogador X não rendeu no time deles. Muito provavelmente ele jogou fora de posição.

No FIFA até que rola de dar uma improvisada, mas no FM não é bem assim. Importante lembrar que o game emula o futebol com riqueza de detalhes. Assim sendo, as regras precisam ser seguidas. Fique atento e não saia contratando sem critério.

Cumpra o tempo de jogo

como jogar fm
Neste exemplo, Kane quer ser o dono do time

Continuamos as dicas de Football Manager com algo muito importante: não prometer aos jogadores tempo de jogo que você não pode cumprir.

Na hora da contratação, já tenha em mente se aquele reforço será titular, reserva, dono do time, etc.

Se você não seguir à risca o tempo de jogo acordado no contrato, aquele jogador ficará infeliz no elenco e renderá quase nada.

E sabemos muito bem que isso impacta diretamente o desempenho do plantel dentro de campo.

Este ponto das dicas de Football Manager é o seguinte: o atleta participará de muitos jogos? Ofereça o papel de titular regular. Ele será apenas uma peça de rodagem? Ofereça o papel de jogador do plantel. E assim por diante.

Siga o seu estilo de jogo

taticas fm 2021
Exemplo de formação tática no FM

Pode parecer trivial, mas muitos iniciantes costumam pecar nesse aspecto: defina o seu padrão tático e não abra mão dele, independente do tipo de adversário.

O Football Manager trabalha com algoritmos matemáticos e não tolera mudanças a todo minuto.

Exemplo do que não fazer

Suponhamos que estou treinando o Granada e enfrentarei o poderoso Barcelona. Se minha equipe está acostumada a jogar no 4-3-3, não vou enfiar cinco defensores só porque jogarei com um time tecnicamente superior.

O FM vai me castigar com uma atuação ainda pior se eu fizer isso. Tenha em mente que perder partidas para potências europeias faz parte da experiência de jogar com um clube pequeno! Não abra mão da sua formação. Pelo contrário: aprimore ela mais ainda.

Se atente à equipe técnica

equipe tecnica fm 2021
Tenha os melhores funcionários contigo

Não adianta nada ter bons jogadores no time se sua equipe técnica não acompanha a evolução do elenco. É preciso ter diálogo entre os dois setores.

Portanto, uma das melhores dicas de Football Manager a se seguir ao começar um save, é dar uma olhada nos seus profissionais e já vá planejando upgrades.

Na aba equipe técnica, barrinhas amarelas indicam que os seus funcionários são os melhores de sua divisão.

Não sabe qual salário oferecer? Pesquise quem são os profissionais das melhores equipes de sua divisão e veja quanto estão pagando a eles.

Seguindo esse ponto das dicas de Football Manager você poderá projetar uma média e não se perder na hora de decidir as cifras.

Confira mais conteúdos sobre games:

Não mexa no time toda hora

como jogar football manager 2021
Tomou gol? Calma, não é o fim do mundo

Tomei um gol? Vou colocar todo mundo pra frente. Marquei contra um adversário muito melhor? Agora é defesa total.

Exceto caso os exemplos acima tenham ocorrido em partidas eliminatórias ou situações muito pontuais, tente não mexer toda hora no seu time.

É com esse conselho que continuamos nossas dicas de Football Manager.

Durante uma partida, o jogo demora um certo tempo para reconhecer suas mudanças táticas. Se todos os seus atletas assimilassem as instruções automaticamente, o FM não seria tão real.

Portanto, tenha em mente que, quanto mais mexidas estruturais você fizer no meio de um confronto, mas perdidos seus jogadores podem ficar.

Tente fazer isso apenas em contextos bem específicos, como se retrancar para garantir uma classificação em mata-mata.

Dicas de Football Manager
Icon Sports

Ajeite suas bolas paradas

dicas de football manager
Crie jogadinhas ensaiadas

Começou um save? Vá na aba de bolas paradas e ajuste suas jogadas. Para escanteios e cobranças de falta longas, coloque os jogadores com melhores atributos de canto e cruzamento para lançar.

Fica a seu critério se os lançamentos serão feitos no primeiro ou segundo pau, isso vai depender do seu gosto pessoal.

Mas não se esqueça de colocar na área os atletas com melhores atributos de impulsão, força e cabeceamento. De fato, é uma das melhores dicas de Football Manager.

Dicas de Football Manager: como cobrar lateral?

Por fim, aqui vai um segredinho das dicas de Football Manager para cobranças de lateral dentro da área: como padrão, os jogadores vão lançar bolas lentas e com muita altitude.

Na maioria das vezes, ela vai parar nas mãos do goleiro. Há uma forma de mudar isso utilizando uma das dicas de Football Manager.

O esquema é pedir para que a equipe técnica treine seus laterais para cobrarem bolas longas e venenosas. Eles vão demorar um tempinho para aprender, mas quando isso acontecer, o aproveitamento será infinitamente superior.

Evite cláusulas de rescisão

como melhorar no fm
Na hora de contratar, revise direitinho o contrato

Imagina contratar um jogador, desenvolvê-lo a ponto dele se tornar uma referência na sua equipe, mas perdê-lo numa janela de transferências, pois outro clube pagou a rescisão?

Isso é complicado e pode acabar seu planejamento caso você não comece a utilizar o próximo item da lista de dicas de Football Manager.

É por isso que te aconselho evitar cláusulas de rescisão na hora de oferecer os termos. Muitos atletas acabam não se importando para esse detalhe, então não deve ser um problema para fechar negócios.

Só não se esqueça de desativar essa opção manualmente, pois os contratos padrões de contraproposta oferecido pelos empresários são entregues a você com a cláusula geralmente bem baixa.

Se esse pequeno ponto das dicas de Footbal Manager passar batido, você pode se dar mal no futuro.

Outro conselho valioso na hora de negociar é evitar a opção “permitirei que o jogador trate o clube como um ponto de partida”. Se você prometer isso, o atleta vai te usar como um trampolim na carreira e abandoná-lo na primeira oportunidade.

Use e abuse dos olheiros

como melhorar no football manager
Coloque os olheiros para trabalhar!

Terminamos as dicas de Football Manager com os olheiros, profissionais indispensáveis para o sucesso de qualquer clube. Eles irão te auxiliar na janela de transferências mostrando os jogadores que mais podem se encaixar na sua formação tática e orçamento.

Pedindo relatórios e avaliações dos seus alvos no mercado, os olheiros vão te fornecer informações importantíssimas como atributos, preço, salário desejado e se aquele atleta estaria supostamente interessado em jogar pelo seu time.

Seguindo todas essas dicas de Footbal Manager você estará mais preparado para enfrentar as rodadas de negociações e, claro, filtrar apenas o que te interessa no momento.

Retiramos algumas dicas de Football Manager do canal do Fefux, youtuber brasileiro que sabe muito de FM.

Chegamos ao fim do texto de dicas de Footbal Manager! Gostou do conteúdo? Confira outros do site.