Marta, Mia Hamm, Cristiane e cia! Confira quem são as melhores jogadores de futebol feminino do mundo em todos os tempos!

Quem é a melhor jogadora de futebol do mundo de todos os tempos? 

É provável que Marta tenha sido sua resposta. Nós concordamos que ela é a maior da história. Mas quais outras atletas devem compor um top 10?

Decidimos cumprir esta difícil missão e fizemos a lista das 10 melhores jogadores de futebol do mundo em todos os tempos. 

E para te deixar com ainda mais informações, relacionamos as listas de todas as jogadoras que estiveram entre as três melhores do mundo na premiação da Fifa, ano a ano.

Então não perca tempo e confira quem são as maiores jogadoras da história do futebol feminino!

As 10 melhores jogadoras de futebol do mundo de todos os tempos

  • Marta
  • Mia Hamm
  • Birgit Prinz
  • Carli Lloyd
  • Cristiane 
  • Michelle Akers
  • Sun Wen
  • Abby Wambach
  • Homare Sawa
  • Nadine Angerer

Marta

Marta na Copa do Mundo feminina
Marta foi eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo e é a maior artilheira da Copa feminina

Marta é, indiscutivelmente, a melhor jogadora de futebol de todos os tempos. 

Na história do futebol, somente a camisa 10 da seleção brasileira e Lionel Messi receberam por seis vezes o prêmio de melhor atleta do mundo em uma temporada concedido pela Fifa. 

A Rainha do Futebol foi laureada cinco vezes consecutivas entre 2006 e 2010 e conquistou o seu sexto troféu em 2018. Ela também esteve entre as três finalistas em outras sete eleições da Fifa.

Pela seleção brasileira, Marta foi vice-campeã da Copa de 2007 e conquistou duas medalhas de prata em Olimpíadas. Por clubes, já conquistou títulos de grande expressão como Champions League e Libertadores.

A atacante foi a primeira a marcar gols em cinco edições distintas de Copa do Mundo (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019). Ela também é a maior artilheira da competição com 17 tentos.

Mia Hamm

Mia Hamm melhores jogadoas de futebol da história
Mia Hamm foi a grande estrela dos Estados Unidos na década de 1990

Até que Marta se estabelecesse como a melhor jogadora de futebol de todos os tempos, o posto de maior da história é frequentemente atribuído à norte-americana Mia Hamm.

A craque da seleção dos Estados Unidos foi eleita a melhor do mundo pela Fifa em 2001 e 2002 (os dois primeiros anos em que a premiação foi realizada para o futebol feminino). Nas duas temporadas seguintes, ela ficou em segundo lugar, atrás da alemã Birgit Prinz.

Mia Hamm foi campeã das Copas do Mundo de Futebol Feminino de 1991 e 1999. Ela também foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e de Atenas, em 2004. Na Olimpíada de Sydney, a atacante ficou com a medalha de prata.

Birgitz Prinz

Birgit Prizn melhores jogadoras de futebol da história
Birgit Prinz esteve entre as duas melhores do mundo da Fifa por oito vezes entre 2002 e 2010

Birgit Prinz é a segunda jogadora da história do futebol a ser mais vezes finalista da premiação de melhor do mundo concedida pela Fifa, atrás apenas de Marta.

A alemã foi eleita a melhor jogadora do planeta em 2003, 2004 e 2005. Ela ficou em segundo lugar em 2002, 2007, 2008, 2009 e 2010.

Prinz é também a segunda maior artilheira da história das Copas de Futebol Feminino ao lado da norte-americana Abby Wambach, com 14 gols.

Pela seleção alemã, a atacante foi campeã mundial em 2003 e 2007, além de ter sido vice-campeã em 1995. Nas Olimpíadas, conquistou três medalhas de bronze, em 2000, 2004 e 2008.

Carli Lloyd

Carli Lloyd melhores jogadoras de futebol da história
Carli Loyd foi vencedora de prêmio de melhor do mundo da Fifa em duas temporadas

Ainda em atividade, Carli Lloyd já pode ser considerada uma das maiores atletas da história do futebol. Em 2015 e 2016, a norte-americana recebeu o prêmio de melhor do mundo da Fifa. Já em 2017, foi a segunda colocada.

Pela seleção dos Estados Unidos, Carli Lloyd foi bicampeã mundial, em 2015 e 2019, e bicampeã olímpica, em 2008 e 2012.

Nas conquistas das medalhas de ouro em Olimpíadas, a camisa 10 dos Estados Unidos marcou os gols das vitórias nas finais tanto em Pequim quanto em Londres.

Já na Copa de 2015, Carli Lloyd se tornou a primeira jogadora a marcar três gols em uma final. O hat-trick diante do Japão aconteceu em apenas 16 minutos. Os Estados Unidos venceram aquela decisão por 5 a 2.

Além dos dois títulos em Copas do Mundo, ela tem também a medalha de bronze de 2007 e a prata de 2011. 

Na história dos Mundiais, Lloyd marcou 10 gols.

Cristiane

Cristiane maior artilheira do futebol nas Olimpíadas
Cristiane é a maior artilheira da história do torneio de futebol nas Olimpíadas

Uma das melhores jogadoras da história do futebol brasileiro, Cristiane se estabeleceu também como uma das grandes goleadoras de todos os tempos.

A atacante do Brasil é a maior artilheira da história do torneio de futebol das Olimpíadas, com 14 gols.

Cristiane foi a maior goleadora dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008. Nas duas ocasiões, a camisa 11 ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata.

Vice-campeã mundial em 2007, ela é também a quinta maior artilheira da história da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com 11 gols marcados.

Cristiane foi finalista do prêmio de melhor do mundo da Fifa em 2007 e 2008, ficando na terceira colocação nas duas temporadas.

Michelle Akers

Michelle Akers melhoras de futebol da história
Michelle Akers foi bicampeã mundial pelos Estados Unidos na década de 1990

Contemporânea de Mia Hamm na seleção dos Estados Unidos, Michelle Akers foi campeã mundial em 1991 e 1999. Na Copa do Mundo de 1991, ela recebeu a Chuteira de Ouro, com 10 gols marcados.

Ao longo de sua carreira, em 153 jogos disputados pela seleção norte-americana, ela marcou 105 gols.

Além de ser bicampeã mundial, a craque dos Estados Unidos foi medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Em 2000, Akers foi eleita pela Fifa como a melhor jogadora do século 20, em premiação dividida com a chinesa Sun Wen.

Sun Wen

Sun Wen melhores jogadoras de futebol feminino de todos os tempos
A chinesa Sun Wen é considerada uma das melhores jogadoras do século 20

Como dissemos acima, Sun Wen recebeu o prêmio de melhor jogadora do século 20 da Fifa, ao lado da norte-americana Michelle Akers.

A chinesa foi eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo de 1999, além de ter recebido a Chuteira de Ouro naquela edição, com 7 gols marcados. Na final daquele Mundial, a China foi derrotada pelos Estados Unidos.

A seleção norte-americana já havia superado as chinesas na final dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. A prata foi a única medalha olímpica conquistada por Sun Wen.

Em Copas do Mundo, a chinesa marcou 11 gols e figura na lista de maiores artilheiras da história do torneio em quinto lugar, ao lado da brasileira Cristiane.

Abby Wambach

Abby Wambach melhores jogadoras de futebol da história
Abby Wambach esteve entre as três finalistas de prêmio da Fifa entre 2011 e 2014

Maior artilheira da história da seleção dos Estados Unidos com 184 gols marcados, Abby Wambach é também a segunda maior goleadora de Copas do Mundo, ao lado da Birgit Prinz. Ela e a alemã marcaram, cada uma, 14 gols em Mundiais, três a menos que Marta.

Abby Wambach foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2012, além de ter sido finalista da premiação em 2011, 2013 e 2014.

Pela seleção dos Estados Unidos, a atacante foi bicampeã olímpica, em 2004 e 2012, e campeã mundial em 2015.

Ela foi também medalhista de bronze nas Copas do Mundo de 2003 e 2007, além de vice-campeã mundial em 2011.

Homare Sawa

Homare Sawa melhores jogadoras de futebol da história
Homare Sawa foi campeã, artilheira e melhor jogadora da Copa do Mundo de 2011

A chinesa Sun Wen não é a única asiática entre as 10 melhores jogadoras de futebol de todos os tempos. A japonesa Homare Sawa também tem seu lugar nessa lista.

Sawa liderou o Japão na conquista da Copa do Mundo de 2011. Ela foi artilheira daquele mundial com 5 gols e também recebeu o prêmio de melhor jogadora.

As atuações na Copa renderam à japonesa também a conquista do troféu de melhor do mundo da Fifa na temporada 2011. Até hoje, Homare Sawa é a única asiática a ter recebido o prêmio.

Depois da impressionante temporada em 2011, a ex-camisa 10 do Japão foi vice-campeã dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e da Copa do Mundo de 2015.

Nadine Angerer

Nadine Angerer melhor goleira de futebol feminino da história
Nadine Angerer foi campeã da Copa do mundo em 2007 sem sofrer gols

Se você esperava ver Hope Solo nesta lista, lamentamos informar que Nadine Angerer é a única goleira que aparece no nosso top 10.

Angerer foi a melhor jogadora do mundo da Fifa em 2013, superando Abby Wambach e Marta. Até hoje, nenhum outro goleiro conseguiu receber essa premiação — deixamos essa frase no masculino porque o feito engloba tanto mulheres quanto homens.

Em 2003, Nadine Angerer foi campeã mundial como reserva de Silke Rottenberg. Já em 2007, ela assumiu a condição de titular da seleção alemã e não sofreu nenhum gol sequer nos seis jogos da campanha de mais um título germânico.

A goleira alemã conquistou três medalhas de bronze em Jogos Olímpicos, em 2004, 2008 e 2012. Ela também foi pentacampeã europeia pela Alemanha.

Com Nadine Angerer, encerramos nossa lista de 10 melhores jogadoras de futebol de todos os tempos. 

Além da já citada goleira norte-americana Hope Solo, deixamos menção honrosa para a brasileira Formiga, que disputou sete edições de Copa do Mundo e briga também para completar sete participações em Jogos Olímpicos — o feito pode ser alcançado na Olimpíada de Tóquio.

Outras brasileira que merece ser citada é Sissi, artilheira da Copa do Mundo de 1999, ao lado da chinesa Sun Wen. Já a canadense Christine Sinclair deve ser ressaltada pela impressionante marca de 186 gols marcados pelo Canadá, um recorde entre seleções do futebol feminino.

Sentiu falta de alguma grande jogadora na nossa lista de maiores da história? Deixe sua opinião nos comentários. Mas, antes, confira quem foram as vencedoras do prêmio de melhor do mundo da Fifa ano a ano, desde sua criação em 2001!

Vá além do Futebol! Confira também:

Todas as melhores jogadoras de futebol do mundo pela Fifa, ano a ano

  • 2001: Mia Hamm (Estados Unidos)
  • 2002: Mia Hamm (Estados Unidos)
  • 2003: Birgit Prinz (Alemanha)
  • 2004: Birgit Prinz (Alemanha)
  • 2005: Birgit Prinz (Alemanha)
  • 2006: Marta (Brasil)
  • 2007: Marta (Brasil)
  • 2008: Marta (Brasil)
  • 2009: Marta (Brasil)
  • 2010: Marta (Brasil)
  • 2011: Homare Sawa (Japão)
  • 2012: Abby Wambach (Estados Unidos)
  • 2013: Nadine Angerer (Alemanha)
  • 2014: Nadine Kessler (Alemanha)
  • 2015: Carli Lloyd (Estados Unidos)
  • 2016: Carli Lloyd (Estados Unidos)
  • 2017: Lieke Martens (Holanda)
  • 2018: Marta (Brasil)
  • 2019: Megan Rapinoe (Estados Unidos)

Melhor jogadora do mundo de 2001

  1. Mia Hamm (Estados Unidos)
  2. Sun Wen (China)
  3. Tiffeny Milbrett (Estados Unidos)

Melhor jogadora do mundo de 2002

  1. Mia Hamm (Estados Unidos)
  2. Birgit Prinz (Alemanha)
  3. Sun Wen (China)

Melhor jogadora do mundo de 2003

  1. Birgit Prinz (Alemanha)
  2. Mia Hamm (Estados Unidos)
  3. Hanna Ljunberg (Suécia)

Melhor jogadora do mundo de 2004

  1. Birgit Prinz (Alemanha)
  2. Mia Hamm (Estados Unidos)
  3. Marta (Brasil)

Melhor jogadora do mundo de 2005

  1. Birgit Prinz (Alemanha)
  2. Marta (Brasil)
  3. Shannon Boxx (Estados Unidos)

Melhor jogadora do mundo de 2006

  1. Marta (Brasil)
  2. Kristine Lilly (Estados Unidos)
  3. Renate Lingor (Alemanha)

Melhor jogadora do mundo de 2007

  1. Marta (Brasil)
  2. Birgit Prinz (Alemanha)
  3. Cristiane (Brasil)

Melhor jogadora do mundo de 2008

  1. Marta (Brasil)
  2. Birgit Prinz (Alemanha)
  3. Cristiane (Brasil)

Melhor jogadora do mundo de 2009

  1. Marta (Brasil)
  2. Birgit Prinz (Alemanha)
  3. Kelly Smith (Inglaterra)

Melhor jogadora do mundo de 2010

  1. Marta (Brasil)
  2. Birgit Prinz (Alemanha)
  3. Fatmire Bajramaj (Alemanha)

Melhor jogadora do mundo de 2011

  1. Homare Sawa (Japão)
  2. Marta (Brasil)
  3. Abby Wambach (Estados Unidos)

Melhor jogadora do mundo de 2012

  1. Abby Wambach (Estados Unidos)
  2. Marta (Brasil)
  3. Alex Morgan (Estados Unidos)

Melhor jogadora do mundo de 2013

  1. Nadine Angerer (Alemanha)
  2. Abby Wambach (Estados Unidos)
  3. Marta (Brasil)

Melhor jogadora do mundo de 2014

  1. Nadine Kessler (Alemanha)
  2. Marta (Brasil)
  3. Abby Wambach (Estados Unidos)

Melhor jogadora do mundo de 2015

  1. Carli Lloyd (Estados Unidos)
  2. Célia Sasic (Alemanha)
  3. Aya Miyama (Japão)

Melhor jogadora do mundo de 2016

  1. Carli Lloyd (Estados Unidos)
  2. Marta (Brasil)
  3. Melanie Behringer (Alemanha)

Melhor jogadora do mundo de 2017

  1. Lieke Mertens (Holanda)
  2. Carli Lloyd (Estados Unidos)
  3. Deyna Castellanos (Venezuela)

Melhor jogadora do mundo de 2018

  1. Marta (Brasil)
  2. Ada Hegerberg (Noruega)
  3. Dzsenifer Marozsán (Alemanha)

Melhor jogadora do mundo de 2019

  1. Megan Rapinoe (Estados Unidos)
  2. Alex Morgan (Estados Unidos)
  3. Lucy Bronze (Inglaterra)

Eleita a melhor jogadora da Copa do Mundo de 2019, Megan Rapinoe ficou mais perto de ser a vencedora do prêmio da Fifa de melhor do mundo.

Uma das 10 melhores atletas do futebol feminino atualmente, a norte-americana aproveitou os holofotes para cobrar que as mulheres recebam a mesma remuneração que os homens.

Ainda que a disparidade possa diminuir, as melhores jogadoras de futebol feminino da história que vimos aqui ainda ficam distantes dos homens em termos de salários e patrocínios.

Agora que você já sabe quem são as maiores atletas do futebol feminino em todos os tempos, aproveite para conferir outras listas do futebol:

*Última atualização em 28 de março de 2020

Comentários

Salvar