A história de Francielle Mattos, atual tricampeã da categoria Wellness no Olympia, e, até agora, a única campeã, é um verdadeiro exemplo de sucesso no mundo do esporte.
Nascida em 26 de agosto de 1986, na cidade de Toledo, no estado do Paraná, Brasil, Mattos cresceu e se tornou uma das fisiculturistas mais proeminentes do país e um exemplo para as mulheres.
Francielle Mattos: vida de mãe lado a lado com influenciadora e melhor atleta do mundo
Toda a jornada de Francielle Mattos é o espelho de como a dedicação pode levar uma pessoa para uma carreira inacreditável.
Sua jornada no fisiculturismo começou após um dos piores momentos da sua vida.
Logo após dar à luz sua filha, Geovanna, Francielle Mattos enfrentou uma batalha contra a depressão pós-parto.
Em meio a tal situação, a futura atleta encontrou na academia uma maneira de manter sua mente ocupada.
Na época, há pouco menos de 20 anos atrás, ela mergulhou de cabeça na musculação e dieta visando uma vida mais saudável.
Veja: REIS SEM COROA: esses são os melhores fisiculturistas da história que não ganharam o Olympia
Foi neste ponto que ela começou a acompanhar o fisiculturismo e entender sobre o esporte e, logo de cara, se apaixonou.
A ascensão meteórica de Francielle Mattos no esporte rumo ao topo do mundo
Durante anos, Francielle Mattos se dedicou arduamente aos seus treinos, além de adotar uma dieta já visando o fisiculturismo.
Em 2017, Mattos alcançou um dos grandes marcos na sua carreira amadora ao conquistar os títulos de Overall no Sulbrasileiro e Overall Estadual.
Depois disso, com a vinda da NPC ao Brasil, a atleta ainda figurou nos campeonatos amadores até o ano de 2019, quando sua categoria, a Wellness, foi inaugurada na nova federação.
Em 2019, Francielle Mattos teve a oportunidade de competir no Mister Olympia Brasil 2019, que oferecia o Pro Card para a campeã.
Com isso, já com um físico dominante, Francielle conquistou no show seu cartão profissional ao se tornar Overall da Wellness no campeonato.
A trajetória no cenário profissional e os títulos de Olympia
No ano seguinte, em 2020, Francielle Mattos deu o pontapé na carreira profissional e foi coroada a campeã do Arnold Ohio 2020, outro evento de grande importância no cenário.
Após o título, a brasileira se solidificou ainda mais no cenário ao vencer o Nacional daquele ano e garantir sua vaga para o primeiro Olympia da Wellness.
Veja: O grande segredo que 99% dos fisiculturistas comem para ter físicos perfeitos
Foi então que, em 2021, Francielle Mattos conquistou o título de campeã da Wellness no Mr. Olympia.
Essa vitória a levou ao patamar mais elevado do fisiculturismo e a consolidou como a melhor do mundo na categoria Wellness.
2022 e o bicampeonato
Em 2022, Francielle Mattos alcançou mais um título do Olympia ao derrotar a também brasileira Isa Pereira Nunes.
De fato, seu físico foi colocado acima das demais competidoras e ela provou que merece estar no topo do mundo na Wellness
O ano de 2023 viu Francielle Mattos focada e determinada a continuar aprimorando ainda mais seu físico para se manter no 1° lugar.
Ver essa foto no Instagram
Ela passou o ano trabalhando, com o apoio da empresa que a patrocina, Integralmedica, incansavelmente para melhorar e alcançar o tricampeonato no Olympia.
Tricampeã do Olympia consecutivamente
No Mr. Olympia 2023, Francielle Mattos conseguiu fazer história pelo terceiro ano consecutivo na sua carreira.
Após uma apresentação digna de aplausos, a musa brasileira levou para casa o título de melhor do mundo pela terceira vez na carreira.
Até então, além de ser dona absoluta do trono, Fran foi a única atleta capaz de vencer a Wellness no Mr. Olympia na história da competição.
O título inédito no Arnold Classic Ohio 2024
Em março de 2024, Francielle decidiu deixar de lado a ideia de competir apenas no Mr. Olympia e optou por se arriscar competindo no Arnold Classic Ohio 2024.
O campeonato ainda não havia sido conquistado pela brasileira e era um dos seus objetivos de sua carreira.
Com um físico imponente e, para muitos, o melhor de toda sua carreira, Francielle Mattos foi consagrada como a grande campeã do Arnold Classic Ohio 2024, deixando seu nome marcado para sempre na história de um dos shows mais importantes do mundo.
Francielle Mattos: histórico de competições
Por fim, destacamos a seguir todas as competições disputadas por Francielle na NPC e IFBB Pro League.
- Olympia Brasil 2019 – Overall (Pro Card)
- Arnold Classic Brasil 2019 – Top 1
- Arnold Classic Ohio 2020 – Top 1
- MuscleContest Nacional 2020 – Top 1
- Mr. Olympia 2021 – Top 1
- Mr. Olympia 2022 – Top 1
- Mr. Olympia 2023 – Top 1
- Arnold Classic Ohio 2024 – Top 1
Veja: Eugen Sandow, o pai do fisiculturismo: história e curiosidades
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.