Você conhece quem é o homem responsável pelo fisiculturismo? Eugen Sandow foi muito além de ser o precursor do esporte que mais cresce no mundo.
Eugen Sandow, nascido em 2 de abril de 1867, na cidade de Königsberg, Prússia, é uma figura única na história do fisiculturismo e é conhecido como o “Pai do Fisiculturismo“.
Hoje, além de carregar a sigma, Sandow é homenageado por meio do troféu do Mr. Olympia, o show de bodybuilding mais importante da história.
Ver essa foto no Instagram
Assim, continue no texto e conheça mais sobre Eugen Sandow.
Quem foi Eugen Sandow?
Logo após uma passagem pelo circo, ainda na adolescência, Eugen Sandow ficou sob a orientação de treino de um homem forte e renomado chamado Ludwig Durlacher.
Durlacher percebeu o potencial de Sandow nos treinamentos de força e o encorajou a buscar uma carreira nas competições de homens fortes, como era chamada na época.
Em 1889, com a influência de Durlacher, Sandow viajou para Londres e participou de sua primeira competição de homens fortes.
Nesse evento, ele derrotou o então campeão e chamou instantaneamente a atenção devido à sua força excepcional. Assim começava a ascensão meteórica de quem hoje conhecemos como o Pai do Fisiculturismo.
A carreira de Eugen Sandow
Nos anos seguintes, Sandow aperfeiçoou sua técnica e tornou-se o mais famoso atleta no mundo da força.
O que o distinguia dos demais não era apenas sua capacidade de levantar pesos, mas também sua habilidade de demonstrar poses que destacavam a estética muscular de seu corpo, que já era um diferencial.
As “performances de exibição muscular” de Sandow rapidamente se tornaram populares entre o público e chamaram a atenção de Florenz Ziegfeld, que desejava exibi-lo na Exposição Mundial de 1893 em Chicago.
Enquanto o público se entretia com suas poses de fisiculturista, Eugen Sandow expandiu suas apresentações com algumas exibições de força. Como resultado, ele se tornou a primeira estrela de Ziegfeld.
Em 1894, Sandow estrelou uma série de curtas-metragens dos Edison Studios, que também destacavam seu físico.
Eugen Sandow forma o que hoje conhecemos como bodybuilding
Após ser derrotado no levantamento de peso por Katie Brumbach, em 1902, o público começou a valorizar mais a aparência física do que seus feitos de força.
Isso levou Sandow a uma mudança, focando apenas nas poses e performances que realçavam seu físico. Assim, começou o que hoje conhecemos como as apresentações de bodybuilding.
Além de suas realizações no palco, Sandow também contribuiu para a promoção da saúde e do condicionamento físico. Ele fundou o Instituto de Cultura Física, onde compartilhou sua expertise em exercícios, hábitos alimentares e musculação com o público.
Veja: ESSE FISICULTURISTA CHOCOU O MUNDO; ninguém jamais terá seu tamanho
Além disso, em 1898, ele lançou a “Revista de Cultura Física de Sandow”, que era dedicada a cobrir os aspectos do condicionamento físico.
Seus livros, publicados entre 1897 e 1904, incluíam o termo “musculação” em seus títulos e ajudaram a popularizar o conceito.
Assim, Eugen Sandow, que hoje é retratado como o Pai do Fisiculturismo e é homenageado sendo o troféu mais importante do esporte, ficou marcado na história da musculação mundial.
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.