Renato Cariani, nascido em 1976, no bairro Cidade Dutra, São Paulo, trilhou uma trajetória que o levou das bancadas de laboratório na indústria química aos palcos do fisiculturismo.
Tornando-se um influenciador respeitado no cenário fitness brasileiro, sua história é marcada por desafios e grandes conquistas.
Renato Cariani é, sem dúvidas, um homem multifacetado que conquistou o reconhecimento como atleta, empresário, motivador, professor e influenciador.
Quem é Renato Cariani? Conheça sua origem
Motivado por experiências difíceis na infância, onde enfrentou bullying devido ao sobrepeso, Renato Cariani encontrou na musculação sua paixão.
A atividade física na época, por meados dos anos 90, foi uma forma de ter algo para ser sua superação diária.
Aos 23 anos, realizou sua primeira competição, alcançando o Vice-Campeonato Paulista e marcando o início de sua jornada no fisiculturismo. Entretanto, nem tudo seria duradouro.
A trajetória de Cariani sofreu uma reviravolta quando, após o nascimento de seu filho, optou por focar nos estudos de química a partir de 2002.
A empresa de Renato Cariani e seu lado como grande empresário farmacêutico
O lado químico de Cariani começou aos 15 anos como auxiliar de laboratório, algo que o fez mergulhar na indústria química.
Avançando rapidamente, aos 24 anos, já ocupava a posição de Responsável Técnico em empresas renomadas como Natura Cosméticos e DPC Medlab.
Em 2006, tornou-se sócio da Anidrol, uma das principais empresas farmacêuticas do Brasil, com sede no ABC Paulista.
O sucesso nos negócios aconteceu e ele se tornou um grande empresário, mas o fascínio pelo fisiculturismo permanecia.
Qual a fortuna e o patrimônio de Renato Cariani?
Com anos de trabalho duro dedicado ao seu lado empresarial, Renato Cariani possui mansões, fábricas e outros empreendimentos no seu nome.
Além disso, objetos de alto valor, como carros de luxo, são facilmente vistos ao seu redor e em vídeos que mostram seu dia a dia.
O patrimônio de Cariani conquistado por meio dos anos de trabalho na sua empresa farmacêutica não é divulgado oficialmente.
Porém, é possível ter noção da sua fortuna ao olhar a quantia acumulada pelo Grupo Supley, outra companhia na qual o ex-atleta é sócio.
Ver essa foto no Instagram
Segundo levantamento, a empresa, considerada uma das maiores fabricantes de suplementos da América Latina, faturou algo próximo de R$ 830 milhões em 2022.
O retorno de Cariani aos palcos e começo da sua nova carreira
Em 2016, Cariani retomou sua preparação no fisiculturismo competindo nos campeonatos paulista e brasileiro pela IFBB.
Paralelamente, ele ingressou no universo digital, impulsionando sua presença online com vídeos motivacionais e informativos sobre o esporte.
Os próximos quatro anos foram de puro crescimento como uma figura carismática nas mídias sociais e no cenário fitness.
Começando do zero, hoje, Cariani soma mais de 13 milhões de seguidores se juntarmos seus perfis no Instagram e no Youtube.
Veja também: Mensalidade da academia do Cariani é revelada e preço assusta
Renato Cariani se aposentou?
O ano de 2021 foi marcado por um fato na carreira de Cariani. Competindo no Masters da NPC, ele conquistou o tão almejado Pro Card, se tornando atleta profissional.
A estreia em 2022, no Mr. Olympia Brasil, lhe rendeu o top 7, o colocando na posição como atleta de elite.
Ver essa foto no Instagram
No entanto, uma série de lesões o afetaram, desde ruptura do bíceps até problemas graves no joelho, que renderam cirurgias séries na região.
Empresas do Cariani
Atualmente, Renato possui uma série de empresas na qual tem seu nome na sociedade, são elas:
- Grupo Supley;
- Anidrol;
- Army;
- Nations;
- Farma Forma.
Renato Cariani na Growth
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.