O brasileiro que cresceu nos Estados Unidos, Carlos de Oliveira, conhecido como Caike Pro, tem uma das maiores torcidas dentro do fisiculturismo e é considerado por muitos como o futuro rival de Ramon Dino na Classic Physique.

O atleta recentemente anunciou sua mudança de categoria, saindo da Men's Physique, a categoria que defendeu a carreira inteira, para ir até a Classic Physique, onde começará a competir de sunga.

Para entender mais sobre essa história dentro do esporte, continue no texto e conheça a carreira de um dos fisiculturistas mais amados do Brasil, o Caike Pro!

Carlos de Oliveira (Caike Pro): história, títulos e curiosidades
Caike Pro competindo em 2015. Reprodução: rede social/ caikepro

Caike Pro: história

Carlos de Oliveira nasceu em São Paulo no ano de 1990. Com apenas 11 meses, o futuro atleta se mudou para os Estados Unidos, onde viveu grande parte da sua vida.

Desde cedo, a cultura dos esportes e atividades físicas era uma parte muito presente na sua vida. 

Seu físico, mesmo na adolescência, respondia de forma diferenciada ao treinamento, e ele chamou rapidamente a atenção no colégio devido aos músculos desenvolvidos mesmo com a pouca idade.

Carlos de Oliveira (Caike Pro): história, títulos e curiosidades
Reprodução: rede social/ caikepro

Foi durante o final de sua adolescência que Caike Pro descobriu o fisiculturismo, um esporte que logo ele veria que nasceu para praticar. 

Em uma competição que assistiu como espectador, ele percebeu que seu físico, que até então era “normal”, tinha potencial para competir de igual para igual com os atletas que estavam no palco. 

Com o shape que eu estou hoje, eu ganho dessa cara”, contou Caike sobre sua primeira competição quando entrevistado em um podcast. Esse insight foi o ponto de partida para a jornada de Caike Pro na categoria Men’s Physique.

O começo de Caike Pro no fisiculturismo

Determinado a adentrar ainda mais no esporte, Caike Pro mergulhou de cabeça no treinamento e na preparação para sua primeira competição. 

Sua estreia no fisiculturismo foi marcada por uma vitória que foi impressionante, levando que ele ainda era natural. 

Assim, ficou claro que o jovem brasileiro tinha um grande potencial como atleta ao vencer um show logo em sua primeira tentativa.

Carlos de Oliveira (Caike Pro): história, títulos e curiosidades
Reprodução: rede social/ caikepro

Os primeiros anos de profissional

Em 2018, Carlos de Oliveira abalou o cenário quando começou a competir entre os profissionais. Na estreia conquistou a vitória no show nacional Musclecontest Brasil Pro

Ainda, semanas depois, surpreendeu ao terminar em segundo lugar no Titans Grand Prix Pro. 

Seu desempenho em suas primeiras competições profissionais já indicava que ele estava destinado a se tornar uma referência na Men’s Physique.

Carlos de Oliveira (Caike Pro): história, títulos e curiosidades
Reprodução: rede social/ caikepro

O primeiro Olympia de Caike Pro chocou o mundo

Em 2019, Caike Pro continuou a acumular sucessos em sua carreira. Ele levou para casa as medalhas de 1° lugar da Yamamoto Pro Cup e da California Night of Champions.

Só esses dois títulos já o colocaram nos holofotes. Porém, ainda tinha espaço para outra surpresa. 

Suas vitórias o levaram ao Olympia daquele ano, onde terminou em 6°lugar, um feito quase inédito para um atleta estreante no campeonato mais importante do fisiculturismo.

Caike Pro se tornou ídolo nacional e reconhecido mundialmente

O ano de 2020 foi mais um capítulo de sucesso na carreira de Caike Pro. Ele venceu o Musclecontest Brazil Pro novamente e conquistou um lugar entre os cinco primeiros no Arnold Classic Ohio.

Mais uma vez ele teve a chance de competir no Olympia. Porém, nesta oportunidade terminou em sétimo lugar, provando que ainda estava entre os melhores do mundo.

Na temporada de 2021, outro ponto positivo em sua carreira foi destacado logo nos primeiros shows.

Ele conquistou o primeiro lugar no Monterrey Pro e novamente se destacou no Musclecontest Brazil Pro, terminando em terceiro lugar. 

Em seguida, ele competiu pela terceira vez no Olympia, onde alcançou o top 6 do show e se consolidou de vez no cenário.

Carlos de Oliveira (Caike Pro): história, títulos e curiosidades
Reprodução: rede social/ caikepro

2022: um passo para trás

Em 2022 ocorreu um feito negativo na carreira do brasileiro. Depois de três participações positivas no Olympia, o atleta não engrenou a quarta positiva.

De fato, o físico apresentado foi abaixo do esperado e, pela primeira vez, ele terminou fora dos 10 melhores. Assim, Caike ficou em 15° no Olympia 2022.

Após isso, o brasileiro decidiu que era hora de encerrar sua parceria com o antigo preparador e migrar de coach.

Caike Pro em 2023: o recomeço e a chance de título no Olympia

No ano de 2023, Caike Pro, junto ao seu novo coach, Johnny Sebastian, e seu time de patrocínio, Max Titanium, conseguiu uma virada de jogo.

No total, o brasileiro acumulou um top 5 no Arnold Classic com um dos melhores físicos da carreira.

Depois, ainda ganhou o top 2 do TriCity Classic e, no terceiro show do ano, conquistou o top 1 do Los Angeles Pro.

Em outubro, já na reta final da preparação para o Olympia 2023, ele decidiu se arriscar e competir no Hurricane Pro para garantir a vaga do Olympia 2024.

Assim o fez! Sem finalizar, Caike Pro venceu um show faltando duas semanas para o Olympia e garantiu sua participação na edição do próximo ano.

Mr. Olympia 2023 e uma decepção

Seguindo a jornada de Caike Pro no fisiculturismo, a disputa do Olympia de 2023 não foi muito bem o que o atleta e o público esperava.

Mesmo apresentando um ótimo físico, Caike acabou ficando com a 12° posição. De fato, foi melhor do que em 2022, porém, ainda assim está longe do que era o almejado.

Porém, desta vez a culpa não foi do seu físico ou de algum erro na finalização. No caso, até mesmo as redes sociais pararam para criticar uma possível injustiça que o competidor sofreu.

Na época do ocorrido, foi normal encontrar postagens de admiradores do fisiculturismo afirmando que Carlos de Oliveira deveria ter ficado ao menos no top 10 do show.

Uma coisa é fato: Caike Pro irá chegar com sangue nos olhos no próximo Mr. Olympia visando voltar ao topo do esporte.

Caike Pro no fisiculturismo
Reprodução: rede social/ caikepro

Caike Pro indo competir na Classic Physique

Depois de uma longa jornada competindo e sendo um dos melhores atletas brasileiros da Men's Physique, o rumo de Caike Pro começou a mudar dentro do ano de 2024.

Desde que se tornou altamente midiático, o atleta recebe centenas de mensagens de fãs pedindo para o mesmo deixar de competir na Men's e se tornar um Classic Physique.

Por muitos anos, Caike deixou a ideia de lado alegando que a categoria que ama no fisiculturismo é a Men's. Porém, isso foi mudando ao longo de 2024.

Assim, em agosto de 2024, o atleta brasileiro decidiu que seria a melhor hora para retomar o rumo de sua carreira e progredir para um patamar mais acima.

Diante disso, Carlos de Oliveira optou por não competir no Mr. Olympia 24 para focar em evoluir ainda mais seu físico para competir na categoria Classic Physique. Confira os detalhes da escolha de Caike Pro em competir na Classic no post abaixo:

Histórico de competições do Carlos de Oliveira (Caike Pro)

  • Romênia Pro 2023 – Top 2
  • Mr. Olympia 2023 – Top 12
  • Hurricane Pro 2023 – Top 1
  • Los Angeles Pro 2023 – Top 1
  • TriCity 2023 – Top 2
  • Arnold Classic Ohio 2023 – Top 5
  • Olympia 2022 – Top 15
  • Musclecontest Brazil 2021 – Top 3
  • Monterrey Pro 2021 – Top 1
  • Olympia 2021- Top 6
  • Olympia 2020 – Top 7
  • Musclecontest Brasil 2020 – Top 1
  • Arnold Classic Ohio 2020 – Top 5
  • Yamamoto Pro Cup 2019 – Top 1
  • Olympia 2019 – Top 6
  • New York Pro 2019 – Top 5
  • California Night of Champions 2019 – Top 1
  • Sacramento Pro 2018 – Top 5
  • Titans Grand Prix 2018 – Top 2
  • Musclecontest Brasil 2018 – Top 1
  • NPC USAs 2018 – Top 1 (Pro Card)

Leia outros textos sobre o mundo do fisiculturismo: