Você conhece a Fadinha do Skate? Esse é o apelido dado a Rayssa Leal. A skatista saiu do Maranhão para se tornar um dos principais nomes do esporte em todo o mundo e colocar seu nome em recordes de destaque no cenário olímpico, e mundial do skate.

Aos 11 anos, ela foi vice-campeã mundial. Aos 12, foi indicada ao Prêmio Laureus, conhecido como o Oscar do esporte, na categoria melhor atleta de ação.

Rayssa Leal é uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil na Olimpíada de Paris. Quer saber mais sobre ela? Fique com a gente para conhecer todos os detalhes da história da Fadinha do Skate?

Todos os recordes de Rayssa Leal no skate

  • Mais jovem medalhista olímpica brasileira: aos 13 anos, Rayssa Leal se tornou a mais jovem atleta brasileira a conquistar uma medalha olímpica. Ela ganhou a prata na categoria de street skate nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
  • Skatista mais jovem a vencer uma etapa da SLS: em 2019, com apenas 11 anos, Rayssa Leal se tornou a skatista mais jovem a vencer uma etapa do Street League Skateboarding (SLS), uma das competições mais prestigiadas no skate.
  • As duas maiores notas na história do skate nas Olimpíadas: 92.68 e 92.88. Nenhuma outra mulher ou homem alcançou estas marcas.
  • Skatistas mais jovem a chegar a um pódio: poucos dias depois de vencer a etapa da SLS em 2019.
  • Skatista mais jovem a ganhar uma etapa da SLS Super Crown: em 2021, aos 13 anos, Rayssa venceu a etapa da Super Crown, tornando-se a mais jovem a alcançar esse feito na história da SLS.

Quem é Rayssa Leal?

Rayssa Leal foi
Rayssa Leal foi campeã mundial em 2022 e 2023 (Divulgação/Rayssa Leal)

Jhulia Rayssa Mendes Leal, conhecida em todo o mundo como Rayssa Leal, é uma skatista brasileira especialista na modalidade street. 

Ela nasceu em Imperatriz, no Maranhão, em 2008, e tem conquistados muitos resultados expressivos nos últimos anos. Em 2019, foi campeã brasileira e vice-campeã mundial.

Como essa história de sucesso começou? A gente te conta!

Quando e como Rayssa Leal começou a andar de skate?

Rayssa Leal fadinha do skate
Vídeo de Rayssa andando de skate vestida de Sininho viralizou

Rayssa Leal começou a andar de skate aos 6 anos, por influência de um amigo de seu pai. Ela pediu e foi presenteada com um skate em seu aniversário. Nos anos seguintes, aprendeu várias manobras e passou a ser mais conhecida graças a vídeos postados na internet.

Num desses vídeos, Rayssa andava de skate vestida de Sininho, a personagem de Peter Pan, e acertou um heelflip. Assim, não demorou para que ela passasse a ser chamada de “Fadinha do skate”. Até mesmo Tony Hawk, um dos maiores skatistas de todos os tempos, repostou um vídeo da garota.

De fato, a Fadinha “bomba” nas redes sociais. Seu perfil no Instagram, @rayssalealsk8, já se aproximava da marca de meio milhão de seguidores no início de fevereiro de 2020.

Apesar de todo o sucesso, Rayssa admite que sofreu preconceito até mesmo de familiares por decidir andar de skate. “Nunca desista dos seus sonhos. Comecei a andar de skate com apoio dos meus pais, mas muitas pessoas, até mesmo da minha família, quiseram me parar”, afirmou. 

“Eu andava com minha prima, que parou por causa do preconceito da minha família. E eu nunca deixei isso entrar na minha cabeça, porque não ficaria bem. Portanto, nunca desista de seus sonhos, mesmo que ninguém te apoie”, disse em entrevista ao Estadão, em 2019.

A perseverança e o talento, é claro, renderam bons frutos para Rayssa Leal. Rapidamente, ela se juntou a Letícia Bufoni e Pamela Rosa como uma das principais skatistas de street do Brasil e acumulou títulos. Confira, a seguir, quais foram eles até agora!

Quais são os títulos de Rayssa Leal?

Títulos de Rayssa Leal
Rayssa Leal é a mais jovem skatista da história a ser campeã de uma etapa da SLS

Apesar de ainda muito jovem, Rayssa Leal já tem um currículo invejável. Aos 11 anos, ela fez história ao se tornar a mais jovem skatista a faturar uma etapa da Street League Skateboarding (SLS). Ela venceu a disputa em Los Angeles, superando a também brasileira Pamela Rosa.

Em setembro de 2019, as posições se inverteram. No Mundial de Skate Street, disputado em São Paulo, Rayssa Leal foi vice-campeã mundial, atrás apenas de Pamela Rosa.

Rayssa liderou a prova até a quinta de sete rodadas. A partir daí, Pamela assumiu a ponta e não deixou mais escapar o título.

Segunda colocada na etapa de São Paulo e vencedora em Los Angeles, a maranhense havia ficado com o bronze na etapa de Londres. Também foi a quarta colocada na etapa de Mineápolis dos X-Games, em sua estreia no evento.

Além de ter sido vice-campeã mundial, Rayssa Leal foi campeã brasileira na modalidade street em 2019.

O título nacional foi conquistado pela Fadinha com o somatório de pontos das três etapas disputadas no ano: Minas Gerais, Bahia e São Paulo. 

Em 2024, logo após Paris 2024, a fadinha conseguiu ser campeã mundial no street feminino do Campeonato Mundial de Skate, em Roma. Na ocasião, ela conseguiu vencer de sete japonesas, as maiores do esporte.

Os principais títulos de Rayssa Leal no skate

  • Campeã da etapa de Los Angeles da SLS, em 2019
  • Prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020
  • Campeã da etapa de Salt Lake City da SLS, em 2021
  • Campeã da etapa de Lake Havasu da SLS, em 2021
  • Campeã no Summer X-Games, em 2022
  • Campeã da etapa de Jacksonville da SLS, em 2022
  • Campeã da etapa de Seattle da SLS, em 2022
  • Campeã da etapa de Las Vegas da SLS, em 2022
  • Campeã no mundial de Skate Street no Rio de Janeiro, em 2022
  • Campeã da etapa de Chicago da SLS, em 2023
  • Ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023
  • Campeã no mundial de Skate Street de Sharjah, em 2023
  • Campeã do Summer X-Games, em 2023
  • Campeã no mundial de Skate Street em São Paulo, em 2023
  • Campeã da etapa de San Diego da SLS, em 2024
  • Bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
  • Campeã no mundial de Skate Street em Roma, em 2024

Indicação de Rayssa Leal ao Prêmio Laureus

Pamela Rosa campeã mundial e Rayssa Leal vice mundial de skate street
Rayssa Leal foi vice-campeã mundial em 2019, atrás apenas da também brasileira Pamela Rosa

A série de títulos e incríveis apresentações em 2019 rendeu um importante feito para Rayssa Leal. Em janeiro de 2020, a skatista foi indicada ao Prêmio Laureus, conhecido como o Oscar do Esporte.

Rayssa entrou na lista de finalistas na categoria melhor atleta de ação. Ela concorreu ao prêmio com: 

  • o surfista brasileiro Ítalo Ferreira, campeão mundial em 2019; 
  • a surfista havaiana Carissa Moore, tetracampeã mundial em 2019; 
  • a americana Chloe Kim, campeã mundial de snowboard;
  • o skatista americano Nyjah Huston, tetra mundial de skate street em 2019; 
  • o canadense Mark McMorris, campeão do X Games e vice-campeão mundial de snowboard.

O prêmio ficou com Chloe Kim, mas Rayssa teve motivos para comemorar. “Eu e minha família estamos muito felizes. É um sonho ser indicada para esse prêmio tão importante. É um orgulho representar o skate brasileiro e o Brasil”, celebrou.

A skatista brasileira também foi indicada em 2023 e 2024, na mesma categoria, só que não venceu em nenhuma edição.

Agora que você já sabe tudo sobre a história de Rayssa Leal, aproveite para conhecer mais sobre outros importantes nomes do skate brasileiro: