Pedro Barros é um verdadeiro fenômeno no mundo do skate. Seu destaque no cenário nacional e internacional o coloca como o principal nome do esporte no Brasil, sucedendo os ícones Bob Burnquist e Mineirinho.

Aqui, você encontrará tudo sobre esse craque do skate: sua biografia, seus principais títulos e diversas curiosidades. Acompanhe com a gente!

Quem é Pedro Barros?

Pedro Barros é um skatista brasileiro especialista nas modalidades bowl e park. Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, em 15 de março de 1995, Pedro se destacou no cenário do skate desde muito jovem.

Ele conquistou dez medalhas no X Games e quatro no World Skateboarding Championship, além de outros títulos importantes como o BOWL-A-RAMA.

Pedro é visto como o sucessor de lendas do skate como Bob Burnquist e Sandro Dias, o Mineirinho. Em sua participação nos Jogos Olímpicos de 2020, Barros ganhou a medalha de prata na modalidade park.

Pedro Barros: títulos e biografia do skatista brasileiro
Pedro Barros no pódio da Olimpíada de Tóquio comemorando a conquista da medalha de prata – (IconSport)

Pedro Barros iniciou sua carreira profissional em 2008, mas sua paixão pelo skate vem desde a infância. Em uma entrevista à revista VEJA, ele revelou que sua primeira lembrança do esporte foi ao assistir a um comercial de televisão.

Crescendo na comunidade do Rio Tavares, uma área isolada de Florianópolis, Pedro foi influenciado pelo ambiente local, onde o amor pelo surf e pelo skate era comum entre os moradores. Assim, sua introdução aos esportes radicais aconteceu de forma natural.

Aos 15 anos, ele conquistou seu primeiro ouro nos X Games, realizados em Los Angeles, Estados Unidos. Na ocasião, Pedro superou Andy Macdonald, um dos grandes nomes da modalidade park, com uma pontuação de 86.

O caminho vitorioso de Pedro Barros estava traçado. Após o título de 2010, ele se destacou como um dos principais skatistas a nível internacional. Se tornando uma lenda da modalidade, Pedrinho subiu no pódio do skate park em diversos eventos. A medalha mais recente foi no Mundial de 2024.

Principais títulos de Pedro Barros

  • 6x ouro no X Games (2010, 2012, 2013, 2014 e 2016)
  • 3x ouro no BOWL-A-RAMA (2012 e 2013)
  • 1x ouro no Vans Pool Party (2015)
  • 1x ouro no Oi Bowl Jam (2017)
  • 1x ouro no World Skateboarding Championship (2018)
  • 1x prata nos Jogos Olímpicos 2020 em Tóquio (2020)

Medalhas de Pedro Barros no X Games

Ano Local Modalidade Medalha
2009 Los Angeles Park Bronze
2010 Los Angeles Park Ouro
2011 Los Angeles Park Prata
2012 Los Angeles Park Ouro
2013 Barcelona Park Ouro
2013 Foz do Iguaçu Park Ouro
2013 Munique Park Prata
2014 Austin Park Ouro
2015 Austin Park Prata
2016 Austin Vert Am Ouro
2024 Ventura Park Bronze

Medalhas de Pedro Barros no Mundial

Ano Local Modalidade Medalha
2016 Malmo Park Prata
2017 Shanghai Park Prata
2018 Nanjing Park Ouro
2023 Sharjah Park Bronze
2024 Roma Park Prata

Curiosidades sobre Pedro Barros

Pedro Barros adora comida mexicana e cerveja artesanal. Sua estação do ano preferida é a primavera. Ele é torcedor fanático do Avaí. O skatista tem uma tatuagem com o acrônimo RTMF nos dedos da mão direita, em homenagem à sua origem na comunidade de Rio Tavares.

Em 2018, Barros foi flagrado no antidoping durante o evento Vert Jam, em Itajaí, Santa Catarina, por uso de uma substância derivada da maconha. Para Pedro, o skate é mais do que um esporte; é um estilo de vida e uma forma de arte.

Em suas entrevistas, ele sempre destaca a cultura do skate e sua importância na sociedade. Em 2018, foi eleito o melhor skatista do Brasil no Prêmio Brasil Olímpico.

Pedro Barros: títulos e biografia do skatista brasileiro
Pedro Barros cogitou aposentadoria, mas decidiu competir em Paris 2024 (IconSport)

LayBack Park

O Layback Park é um complexo esportivo e de entretenimento voltado principalmente para a prática do skate criado por Pedro Barros. Esses parques oferecem infraestrutura com pistas projetadas tanto para skatistas amadores quanto profissionais.

O time de skatistas patrocinados pelo Layback contam com os principais nomes do park na Olimpíada de Paris 2024: Pedro Barros (prata em Tóquio 2020), Keegan Palmer (ouro em Tóquio 2020), Sky Brown (duas vezes medalhista de bronze nos Jogos), Alex Sorgente, Isadora Pacheco, Luigi Cini e Augusto Akio.

Além das pistas de skate, o Layback Park geralmente inclui espaços para shows, eventos culturais, e áreas de convivência com bares e restaurantes. Esse conceito de parque busca unir esporte, cultura e lazer em um ambiente inclusivo e descontraído.

Agora que você sabe tudo sobre o skatista brasileiro, que tal se inteirar mais sobre o universo dos esportes radicais? Se liga nessas sugestões: