A primeira vista, a etapa Park tem como características as grandes transições para que skatistas consigam realizar manobras aéreas. Contudo, não negligencia os corrimões em algumas das partes da pista. A saber, o estilo de skate é uma variação de como os skatistas na década de 70 e 80 andavam na Califórnia.

Assim, os surfistas californianos em tempos que as ondas não eram boas para praticar o surf, encontraram refúgio na prancha com quatro rodinhas. Como naquela época não existiam pistas públicas, ou sequer privadas, a única forma de andar de skate fora as ruas eram invadir propriedades e utilizar piscinas vazias como rampa. Dessa forma, nasciam os Z-Boys compostos por grandes skatistas como Stacy Peralta, Jay Adams e Tony Alva.

Vans Park Series

Antes de mais nada, o Vans Park Series é um dos campeonatos principais no mundo do skate. Sendo patrocinado principalmente pela fornecedora de tênis e vestuário Vans. Apesar disso não participam apenas atletas da marca, como é o caso de uma competição interna que aconteceu em 2021 sediada pela Red Bull, chamada de Solus.

Por outro lado, o último evento aconteceu em 2019, em São Paulo, Brasil. Sobretudo, em 2020 a competição não foi realizada por causa da pandemia da COVID-19. No ano em questão o circuito seria sediado em Paris, Montréal e Salt Lake City. Por fim, o último campeão foi o havaiano Heimana Reynolds no masculino.

Foto destaque: Divulgação/ Vans Park Series

 Dew Tour

Do mesmo modo como o Vans Park Series é de uma empresa privada, o Dew Tour pertence à marca de refrigerante Mountain Dew. O campeonato acontece em alguns lugares espalhados pelos Estado Unidos. Contudo, tem reside oficialmente em Long Beach, na Califórnia. De acordo com a descrição no site da empresa, o Dew Tour é um torneio que junta marcas, skateboarders, snowboarders, skyiers, artistas e fans em celebração à criatividade e estilo.

Por outro lado, o skate street também faz parte da competição, já que existem categorias distribuidas dentro de determinados esportes que estão presentes na competição. Portanto, o Park conta com os melhores atletas amadores e profissionais no campeonato, tendo como vencedor atual sendo o americano Zion Wright no Bowl, e Nyjah Huston no Street. Já no feminino a vencedora no park foi Sakura Yosozumi, e no street a brasileira Pâmela Rosa.

Foto destaque: Divulgação/ Dew Tour

 

World Skate Park Competition

Assim como os outros campeonatos citados no texto, o mundial organizado pela World Skate é o oficial. Contudo, diferente do street que existem vários mundiais e diferentes campeões em organizações distintas, o campeão mundial no Park é apenas um. Contudo, as outras disputas não perdem em tamanho, já que como são empresas americanas prezam bastante pelo entretenimento.

Por fim, a empresa prega contribuir para a promoção e desenvolvimento dos esportes urbanos, que consta o patins, patinação artística e suas variações, conhecidos como roler sports, ou esportes de rodinhas.

Foto destaque: Divulgação/ World Skate

Foto destaque: Divulgação/ Red Bull Skateboard