O skate fez sua 2ª aparição em Olimpíadas nos Jogos de Paris 2024. A modalidade integrada a competição esportiva de maior destaque no mundo só teve um medalhista de ouro: Yuto Horigome.
Diferentemente da final em Tóquio 2020, quando o japonês competiu em casa, em Paris Yuto conseguiu o 1º lugar na última manobra, surpreendendo a todos os telespectadores e também os outros dois skatistas que brigavam pelo ouro, Nyjah Huston e Jagger Eaton.
Quem é Yuto Horigome?
Nascido no dia 7 de janeiro de 1999, em Tóquio, Yuto começou a andar de skate nas ruas da cidade. Com apoio de seu pai, que na época era taxista, foi incentivado no esporte e investiu na carreira de skatista.
Aos 25 anos, Yuto Horigome é um dos atletas mais conhecidos da modalidade, tanto pelas duas medalhas olímpicas quanto pelo desempenho em campeonatos da Street League e as manobras de alto grau de dificuldade que consegue acertar.
Saída de Yuto do Japão para viver o sonho na Califórnia
Primeiros patrocinadores de Yuto Horigome
Estreia na Street League e domínio nos campeonatos de skate
Yuto Horigome estreou na Street League Skateboarding (SLS) em maio de 2017, no campeonato de Barcelona, onde conquistou o terceiro lugar e uma medalha de bronze aos 18 anos, sendo o mais jovem entre os medalhistas.
No ano seguinte, Horigome brilhou ao vencer competições em Londres, Los Angeles e Huntington Beach, na Califórnia, tornando-se o primeiro atleta japonês a ganhar um campeonato da SLS. Ele também venceu o Dew Tour, superando o renomado skatista Kelvin Hoefler.
Em maio de 2019, Horigome se juntou à April Skateboards, de propriedade do skatista profissional Shane O'Neill. Nesse mesmo ano, ele conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze nos X Games de Xangai e Minneapolis.
Yuto é patrocinado pela mesma marca de Rayssa Leal
A April Skateboards ajudou Yuto Horigome a ganhar mais destaque com um vídeo de skate intitulado “The Yuto Show!”, que exibiu suas habilidades em uma gravação de três minutos. Horigome terminou 2019 com uma medalha de prata no Campeonato Mundial de São Paulo, perdendo por pouco para o tricampeão Nyjah Huston.
Rayssa Leal também é patrocinada pela fornecedora de shape do australiano Shane O'neil e tem seu próprio modelo. No mundo do skate, um atleta só é considerado profissional quando tem um shape com seu nome, e tanto Rayssa quanto Yuto possuem alguns modelos.
Siga no mundo do skate e confira nossos outros conteúdos sobre a modalidade.
- Rayssa Leal DOMINA e cria marca HISTÓRICA para o Brasil no Pan 2023
- Brasileiro dá show e conquista mais um ouro no Skate do Pan-Americano
- Do skate ao bodybuilding: Rafael Carrara e sua história multiesportiva
- Skate nos X Games: história, campeões e os momentos marcantes
- Street League Skateboarding: Campeões e como funciona a SLS
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.