Na Olimpíada de Paris 2024, uma das sensações no skate street masculino foi o japonês de 14 anos, Ginwoo Onodera, atual número 1 no ranking da WorldSkate, a entidade esportiva responsável pela organização das classificações olímpicas.
Ginwoo faz parte da geração japonesa que vem tomando conta do skate nos últimos anos. Ainda assim, não conseguiu a classificação para a final olímpica, mas Yuto Horigome e Sora Shirai disputam. Aparecendo com força nos X-Games em 2023, Onodera chocou o mundo com o volume de manobras que acertou em 45 segundos.
Ginwoo Onodera may only be 13 and weigh 84 pounds, but don't let his age or size fool you. The Japanese rider threw down the hardest run of the men’s SKB Street comp on his way to gold during his rookie appearance. He's now the second youngest men’s gold medalist in XG history. pic.twitter.com/JQRj69sjsj
— X Games (@XGames) May 14, 2023
Kelvin Hoefler nessa competição somou 83,66 pontos no geral. Quem completou o pódio foi o americano Jamie Foy que terminou com a medalha de bronze. Além de Kelvin, outro brasileiro que também estava nos X-Games foi Felipe Gustavo, que fechou o torneio na oitava colocação.
Na prova do Best Trick (melhor manobra) do Vertical, o curitibano de 14 anos, Gui Khury, conquistou a medalha de bronze. Mesmo sabendo competir no park, não disputou a vaga na Olimpíada de Paris 2024.
GUI KHURY É BRONZE NO X-GAMES! 🛹
A sensação de 14 anos, Gui Khury 🇧🇷 conquistou mais uma medalha em X-Games, desta vez em Chiba 🇯🇵
O brasileiro subiu ao pódio do Vert Best Trick, evento de manobras, ficando com a medalha de bronze 🥉 pic.twitter.com/3vsQmOa8tR
— Piu Esportes (@piuesportes) May 14, 2023
Enquanto isso, no feminino, Rayssa Leal foi destaque, terminando o X-Games com a medalha de ouro. A maranhense estava classificada para a grande final, mas devido a fortes chuvas, a competição foi cancelada.
Com isso, o que valeu em consideração para o ouro de Rayssa foi o resultado da rodada preliminar, disputada na sexta-feira (12). Quem completou o pódio ao lado da skatista brasileira foi a japonesa campeã olímpica Momiji Nishiya e também Rizu Akama.
A volta de Rayssa Leal 🧚♀️ que lhe garantiu o bicampeonato do X-Games 🇯🇵 pic.twitter.com/lwBmdHVLSG
— Time Brasil (@timebrasil) May 13, 2023
Quem é Ginwoo Onodera é o skatista mais jovem no street masculino na Olimpíada de Paris 2024
O japonês de apenas 14 anos é uma das grandes sensações do skate japonês. Na final do X-Games, derrotou o brasileiro vice-campeão olímpico, Kelvin Hoefler. Possivelmente, o nome de Ginwoo esteve presente nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Em 2022, quando tinha apenas 12 anos, o japonês se tornou também o mais jovem de todos os tempos a vencer uma medalha em campeonato mundial de skate street. Na ocasião, terminou a competição com a medalha de bronze.
Nascido na cidade de Yokohama, Ginwoo foi o único skatista a conseguir três das cinco melhores tentativas de manobras.
O início de Ginwoo no skate começou quando tinha apenas cinco anos, depois que foi a Venice Beach, na Califórnia (EUA), e viu vários skatistas. Isso fez com que nascesse nele bastante interesse pelo esporte.
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.