Não deu para o Brasil, a esquiadora de apenas 19 anos, Eileen Gu, venceu o Prêmio Laureus na categoria de Melhor Atleta em Esportes de Ação do Ano. Derrotando outros dois candidatos brasileiros que também concorriam ao prêmio: Filipe Toledo e Rayssa Leal.
O Brasil estava na expetativa do prêmio vir para um dos dois brasileiros. O surfista paulista é o atual campeão mundial de surfe, conquistou o título pela primeira vez em sua carreira, depois de ter batido tantas vezes na trave.
Da mesma maneira, Rayssa Leal também levantou o título de campeã mundial, só que no skate street. Com apenas 15 anos, a jovem maranhense chegou ao lugar mais alto da modalidade tendo vencido todas as etapas do ano.
Enquanto isso, a chinesa e vencedora do Prêmio Laureus, Eileen Gu, participou das olimpíadas de inverno e conquistou dois ouros e uma prata pela China. A esquiadora nasceu nos Estados Unidos, em São Francisco, na Califórnia.
É filha de uma mãe chinesa e compete pelo país asiático nas competições. Além de se dedicar ao trabalho como modelo.
Segue o jejum brasileiro no Prêmio Laureus
Com mais uma derrota brasileira na premiação, já são sete anos sem nenhum atleta ou nenhuma equipe receber a premiação. O último vencedor brasileiro foi o nadador paralímpico, Daniel Dias, que conquistou no ano de 2016.
Todos os vencedores do Prêmio Laureus 2023
- Prêmio Laureus de Melhor Atleta Homem do Ano: Lionel Messi
- Prêmio Laureus de Melhor Atleta Mulher do Ano: Shelly-Ann Fraser-Pryce
- Prêmio Laureus de Equipe do Ano: Seleção masculina de futebol da Argentina
- Prêmio Laureus de Revelação do Ano: Carlos Alcaraz
- Prêmio Laureus de Retorno do Ano: Christian Eriksen
- Prêmio Laureus de Melhor Paratleta do Ano: Catherine Debrunner
- Prêmio Laureus de Melhor Atleta nos Esportes de Ação do Ano: Eileen Gu
- Prêmio Laureus Esporte para o Bem: TeamUp.
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.