Augusto Akio, de 23 anos e natural de Curitiba, participou de sua primeira Olimpíada em Paris e conquistou a honrosa medalha de bronze, orgulhando a nação brasileira.

No entanto, antes disso, seus principais feitos foram o vice-campeonato Mundial em 2022 e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023, tendo se consolidado como um dos melhores da atualidade.

Portanto, confira tudo sobre Japinha, medalhista brasileiro no skate park em Paris 2024!

Quem é Augusto Akio?

Natural de Curitiba, o paranaense começou a andar de skate aos sete anos. Sua paixão pelo esporte cresceu com o apoio da família. Seu pai, Altamiro Alves dos Santos, o levou às primeiras competições e viagens.

Sendo assim, o senhor Altamiro viu como o skate ajudava o filho, que era tímido e tinha dificuldade em fazer amigos e socializar de modo geral.

Diante disto, Akio começou a se destacar no skate ainda na adolescência. Em 2019, ganhou o bronze no Mundial de Skate Vert em Barcelona. No Mundial de Park em São Paulo, foi eliminado nas qualificatórias e não conseguiu ir para Tóquio.

Esse revés foi uma oportunidade de aprendizado para ele, que usou os erros para crescer tanto pessoal quanto profissionalmente.

Conheça Augusto Akio, o Japinha, medalhista no skate park em Paris 2024
Japinha tem costume de fazer malabarismo antes das voltas (Icon Sport)

Curiosidades sobre Augusto Akio

Além do skate, Akio se dedica aos malabares, uma atividade no qual o skatista pratica há pelo menos quatro anos. É comum vê-lo equilibrando pinos e bolinhas entre as competições.

Japinha começou a se interessar por malabares após se machucar no quadril e ficar impossibilitado de andar de skate. Na mesma época, ele também interrompeu os estudos de Educação Física nos Estados Unidos.

Outra curiosidade sobre o atleta é que Akio foi convidado em ser treinador seleção de skate vertical da Rússia, após ter feito algumas amizades com skatistas russos no campeonato de Vert Attack, realizado em Malmo, na Suécia.

Porém, mesmo tendo mandado até currículo, Japinha desistiu da possibilidade em ser treinador, pois, para assumir o cargo, ele precisaria passar por um longo processo de naturalização na Rússia.

Conheça Augusto Akio, o Japinha, medalhista no skate park em Paris 2024
Reprodução: (Icon Sport)

Histórica medalha de bronze

Na final da categoria skate park das Olimpíadas de Paris 2024, Japinha garantiu a medalha de bronze ao marcar 91.85 na última volta na Arena La Concorde.

Augusto Akio melhorou seu desempenho em relação à fase classificatória, onde havia ficado em oitavo lugar com 88.98. Com sua nota final de 91.65, a joia brasuca subiu para o terceiro lugar, após notas anteriores de 2.66 e 81.34.

Campanhas de destaque

Além da medalha de bronze em Paris, Augusto Akio já se destacou em outras importantes competições do skate em cenário mundial.

Em 2019, Japinha ganhou o bronze no Campeonato Mundial de Vert em Barcelona, mas não avançou além das eliminatórias no Campeonato Mundial Park em São Paulo. Também ficou em 6º lugar na final dos X Games em Minneapolis no mesmo ano e não conseguiu se classificar para os Jogos de Tóquio 2020.

Em 2022, conquistou a medalha de prata no Campeonato Mundial de Skate na categoria park masculino. No ano seguinte, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile, também garantiu a prata no park masculino.

Fazendo um 2024 espetacular, além do bronze em Paris 2024, Augusto conquistou também o título Mundial de Skate Park, cerca de uma mês depois da Olimpíada.

Após conhecer tudo sobre Augusto Akio, fique por dentro com mais conteúdos sobre o skate: