Você sabia que Sandro Dias conquistou seis títulos mundiais de skate? Esse é apenas um dos muitos feitos impressionantes do skatista que, apesar de ser natural de São Paulo, recebeu o apelido de Mineirinho.

Descubra aqui a origem desse apelido, todos os seus títulos e como ele iniciou sua trajetória no skate. Fique conosco para conhecer todos os detalhes da carreira de Sandro Dias, o Mineirinho!

Quem é Sandro Dias, o Mineirinho?

Sandro Dias, o Mineirinho: biografia, títulos e curiosidades
Sandro é considerado um dos maiores skatistas brasileiros de todos os tempos (Divulgação/Red Bull)

Sandro Dias, conhecido como Mineirinho, é um skatista profissional nascido em Santo André, SP, no dia 18 de abril de 1975.

Considerado um dos maiores nomes da história do skate, ele foi hexacampeão mundial, tricampeão do circuito europeu e conquistou a medalha de ouro nos X Games de Los Angeles em 2006.

Especialista em vertical, Mineirinho foi um dos primeiros skatistas do mundo a acertar um 900º.

Quando Sandro Dias começou a andar de skate?

Sandro Dias começou a andar de skate de uma forma um pouco inusitada. “Eu e um amigo de infância pegávamos o skate do irmão dele e colocávamos um pneu em cima. Enquanto um sentava dentro, o outro empurrava o skate rampa da garagem abaixo. Descíamos a toda velocidade”, relembra.

Ainda na infância, Mineirinho ganhou um skate de Natal e começou a fazer suas primeiras manobras e a competir em campeonatos na região de Santo André. Aos 13 anos, sagrou-se campeão brasileiro de street na categoria iniciante.

Em 1996, Sandro Dias se profissionalizou e começou a participar das principais competições. Logo depois, ao perceber que poderia realmente viver do skate, Mineirinho decidiu se mudar para a Califórnia, onde o epicentro do mundo do skate se encontrava.

Nos anos seguintes, ele participou de campeonatos nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Ásia. Em 1999, Mineirinho competiu pela primeira vez nos X Games e nos Gravity Games, os campeonatos de skate mais prestigiados do circuito mundial, terminando a temporada entre os top 20.

Entre 2001 e 2003, o skatista brasileiro conquistou o tricampeonato do circuito europeu e se posicionou entre os melhores do mundo no ranking global.

Seu primeiro de seis títulos mundiais veio em 2003. Nesse ano, Sandro Dias foi campeão do Latin X Games, no Brasil, e do Slam City Jam, em Vancouver.

Sua habilidade de “voar” com o skate permitiu que Mineirinho realizasse manobras raras, como o 900º – dois giros e meio no ar. Ele foi o terceiro skatista na história a executar essa manobra.

Nos X Games, ele conquistou a medalha de ouro em 2004 (Best Vert Trick) e mais dois ouros consecutivos, em 2006 e 2007 (Overall Vert Category).

Principais títulos de Sandro Dias, o Mineirinho, no skate

  • 6 vezes campeão mundial de skate
  • 3 vezes campeão europeu de skate
  • 3 vezes campeão brasileiro
  • Mais de 10 medalhas em X Games
  • Recordista mundial de aéreo mais alto no halfpipe, com 4,20m acima da altura da rampa

Curiosidades sobre Sandro Dias

Apesar de ter nascido no estado de São Paulo, é chamado de Mineirinho. O pai do skatista é mineiro e, por isso, um tio o chamava de Mineirinho desde a sua infância.

Aos 10 anos, quando foi participar de sua primeira competição em Santo André, Sandro preencheu o campo para apelido na ficha de inscrição com “Mineirinho”. E, assim, ficou para o mundo do skate.

Sandro Dias na Ponte da Estaiada

Sandro Dias, o Mineirinho: biografia, títulos e curiosidades
Red Bull colocou Sandro para andar de skate em uma das pontes mais famosas de São Paulo (Divulgação/Red Bull)

Em novembro de 2019, Sandro Dias aceitou um desafio da Red Bull. Mineirinho andou de skate a mais de 30 metros de altura na Ponte Orestes Quércia, mais conhecida como Estaiadinha, na Marginal Tietê.

Para chegar até lá, Mineirinho precisou descer de rapel. A “rampa” da ponte onde ele andou de skate tem 3 metros de largura e cerca de 6 metros de altura no vão.

São diversas aventuras numa parada só. Tem que fazer um rapel até o local, chegar na ponte, chegar no vão, e estamos a quase 30m de altura, numa largura de pouco mais de 3m que acaba quase se tornando uma corda bamba. Esse é o desafio. 

A sensação de ter conseguido foi uma das melhores que já senti nos últimos anos. Esperava que eu não fosse conseguir, sinceramente, mais pelo psicológico do que por técnica, já que técnica eu sei, andar de skate eu sei, mas estava numa condição muito limitada.

Importância e legado de Sandro Dias, o Mineirinho, para o skate no Brasil

Ao mesmo tempo em que conquistava títulos ao redor do mundo, Sandro Dias trabalhou para desenvolver o skate no Brasil. Em 2006, ele criou o Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador em Santo André, sua cidade natal.

Além de promover competições de skate, Mineirinho se tornou dirigente. Em setembro de 2017, Bob Burnquist foi eleito presidente da CBSk (Confederação Brasileira de Skate) por aclamação, e Sandro Dias assumiu o cargo de diretor de esportes.

Naquela ocasião, os principais skatistas do Brasil ameaçaram boicotar os Jogos Olímpicos de Tóquio caso o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) não reconhecesse a CBSk. Um mês após Bob Burnquist se tornar presidente da entidade, ela foi reconhecida pelo COB como a responsável pela condução do projeto do skate brasileiro para sua primeira participação em Olimpíadas.

Agora que você conhece todos os detalhes da biografia de Sandro Dias, aproveite para conferir mais conteúdos sobre skate: