Conheça todos os detalhes da carreira de Sandro Dias, o Mineirinho, títulos mundiais de skate, medalhas nos X Games e recordes

Você sabia que Sandro Dias foi hexacampeão mundial de skate?

Remessa Online

Esse foi apenas um dos grandes feitos alcançados pelo skatista que, apesar de ser paulista, ganhou o apelido de Mineirinho.

A razão para esse apelido, todos os títulos e como ele começou no skate, você confere aqui.

Fique com a gente para conhecer todos os detalhes da carreira de Sandro Dias, o Mineirinho!

Quem é Sandro Dias, o Mineirinho?

Sandro Dias o Mineirinho do skate
Sandro Dias, o Mineirinho, é hexacampeão mundial de skate

Sandro Dias, também conhecido como Mineirinho, é um skatista profissional nascido em Santo André-SP, no dia 18 de abril de 1975. 

Reconhecido como um dos maiores nomes da história do esporte, foi hexacampeão mundial, tricampeão do circuito europeu e medalhista de ouro dos X Games de Los Angeles em 2006.

Especialista em vertical, Mineirinho foi um dos primeiros skatistas do mundo a acertar um 900º.

Saiba, a seguir, como a história de sucesso de Sandro Dias começou.  

Quando Sandro Dias começou a andar de skate?

Sandro Dias começou a andar de skate de uma forma um pouco inusitada. “Eu e um amigo de infância pegávamos o skate do irmão dele e colocávamos um pneu em cima. Enquanto um sentava dentro, o outro empurrava o skate rampa da garagem abaixo. Descíamos a toda velocidade”, relembra.

Ainda na infância, Mineirinho ganhou um skate de Natal e começou a fazer as primeiras manobras e disputar campeonatos na região de Santo André. Aos 13 anos, foi campeão brasileiro de street na categoria iniciante.

Foi em 1996 que Sandro Dias se profissionalizou e começou a disputar as primeiras grandes competições. Pouco depois, com a percepção de que poderia realmente viver apenas do skate, Mineirinho decidiu se mudar para a Califórnia, onde o mundo do skate estava concentrado. 

Nos anos seguintes, passou a participar de campeonatos nos Estados Unidos, na Europa, na Austrália e na Ásia. 

Em 1999, Mineirinho participou pela primeira vez dos X Games e dos Gravity Games, considerados os campeonatos de skate mais importantes do circuito mundial, e terminou a temporada entre os top 20. 

Entre 2001 e 2003, o skatista brasileiro foi tricampeão do circuito europeu e se posicionou entre os melhores do mundo no ranking mundial.

O primeiro de 6 títulos mundiais veio também em 2003. Naquele ano, Sandro Dias foi campeão do Latin X Games, no Brasil, e do Slam City Jam, em Vancouver.

A habilidade para “voar” com o skate permitiu que Mineirinho conseguisse fazer manobras raras no skate, como o 900 – dois giros e meio no ar. Ele foi o terceiro skatista na história a conseguir executar a manobra. 

Nos X Games, ele conquistou medalha de ouro em 2004 (Best vert trick) e mais dois ouros consecutivos, em 2006 e 2007 (Overall vert category). 

Principais títulos de Sandro Dias, o Mineirinho, no skate

  • 6 vezes campeão mundial de skate
  • 3 vezes campeão europeu de skate
  • 3 vezes campeão brasileiro
  • Mais de 10 medalhas em X Games
  • Recordista mundial de aéreo mais alto no halfpipe, com 4,20m acima da altura da rampa

Você ama outros esportes além do Skate? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Curiosidades sobre Sandro Dias

Você sabe por que Sandro Dias, apesar de ter nascido no estado de São Paulo, é chamado de Mineirinho? 

O pai do skatista é mineiro e, por isso, um tio o chamava de Mineirinho desde a sua infância.

Aos 10 anos, quando foi participar de sua primeira competição em Santo André, Sandro preencheu o campo para apelido na ficha de inscrição com “Mineirinho”. E, assim, ficou para o mundo do skate.

Sandro Dias na Ponte da Estaiadinha

Sandro Dias no alto da Ponte da Estaiadinha em São Pualo, na Marginal Tietê
Sandro Dias andou de skate a mais de 30 metros de altura na Ponte da Estaiadinha, em São Paulo

Em novembro de 2019, Sandro Dias aceitou um desafio da Red Bull. O Mineirinho andou de skate a mais de 30 metros de altura na Ponte Orestes Quércia, mais conhecida como Estaiadinha, na Marginal Tietê.

Para chegar até lá, Mineirinho precisou descer de rapel. A “rampa” da ponte onde ele andou de skate tem 3 metros de largura e cerca de 6 metros de altura no vão. 

“São diversas aventuras numa parada só. Tem que fazer um rapel até o local, chegar na ponte, chegar no vão, e estamos a quase 30m de altura, numa largura de pouco mais de 3m que acaba quase se tornando uma corda bamba. Esse é o desafio”, explicou.

Apesar da larga experiência, Sandro Dias duvidou que ele conseguisse superar o desafio. “A sensação de ter conseguido foi uma das melhores que já senti nos últimos anos. Esperava que eu não fosse conseguir, sinceramente, mais pelo psicológico do que por técnica, já que técnica eu sei, andar de skate eu sei, mas estava numa condição muito limitada”, disse.


Vá além do mundo do Skate! Confira também nossos outros conteúdos:

Importância e legado de Sandro Dias, o Mineirinho, para o skate no Brasil

Sandro Dias diretor da CBSk
Sandro Dias se tornou diretor da CBSk quando Bob Burnquist assumiu como presidente

Ao mesmo tempo em que conquistava títulos ao redor do mundo, Sandro Dias trabalhou para desenvolver o skate no Brasil. Em 2006, ele criou o Campeonato Sandro Dias de Skate Vertical Amador, em Santo André, onde nasceu.

Além de promover competições de skate, Mineirinho se tornou dirigente. Em setembro de 2017, Bob Burnquist foi eleito presidente da CBSk (Confederação Brasileira de Skate) por aclamação, e Sandro Dias assumiu o cargo de diretor de esportes.

Naquela ocasião, os principais skatistas do Brasil haviam ameaçado boicotar os Jogos Olímpicos de Tóquio caso o COB não reconhecesse a CBSk. Um mês depois de Bob Burnquist se tornar presidente da entidade, ela foi reconhecida pelo COB como a responsável pela condução do projeto do skate brasileiro para sua primeira participação em Olimpíadas.

Como a estreia do skate nos Jogos Olímpicos não terá competições de vertical, dificilmente veremos Sandro Dias em Tóquio em 2020. Porém, Mineirinho admitiu a possibilidade de tentar uma vaga no park, modalidade que ele considera “mais democrática”.

Agora que você conhece todos os detalhes da biografia de Sandro Dias, aproveite para conferir mais conteúdos sobre skate:

Comentários

Salvar