Tudo sobre a carreira de Letícia Bufoni: início no skate, títulos no X Games e principais curiosidades da skatista brasileira

Se você acompanha o mundo dos esportes radicais, com certeza já ouviu falar de Letícia Bufoni. A skatista paulistana é uma das maiores atletas brasileiras de todos os tempos!

Dona de cinco medalhas de ouro no Summer X Games e detentora de um título mundial no World Skateboarding Championship, Letícia marcou o seu nome na história da modalidade.

Reunimos os principais feitos de Letícia na carreira e separamos a suas curiosidades mais interessantes. Você confere tudo isso a seguir!

Quem é Letícia Bufoni?

Quem é Letícia Bufoni
Letícia Bufoni é a maior skatista brasileira da história

Letícia Bufoni é a maior skatista brasileira de todos os tempos. Ela nasceu em São Paulo, capital, no dia 13 de abril de 1993.

A atleta cresceu e passou boa parte de sua infância no bairro Vila Matilde. Com apenas nove anos de idade, se interessou pelos esportes radicais e começou a praticar.

O currículo de Letícia é vitorioso: cinco ouros no Summer X-Games e um título mundial. Em 2007, foi a melhor skatista do ranking internacional feminino. Ela é especialista na categoria street.

A paulistana tem tudo para marcar presença nos Jogos Olímpicos 2020, que serão realizados em Tóquio, Japão. O resultado das eliminatórias sai em junho.

Quando Letícia Bufoni começou a andar de skate?

Quando Letícia Bufoni começou a andar de skate
Letícia ainda jovem, em 2007

Letícia Bufoni começou a andar de skate com apenas nove anos de idade. Antes de se profissionalizar, passou por muitas dificuldades até chegar ao topo do pódio.

O principal obstáculo foi provar para o seu pai que mulheres também podiam praticar skate. Antes de aceitar e apoiar a carreira da filha, Jaime José da Silva chegou a destruir shapes com uma serra.

Aos 11 anos, já se destacava em competições regionais. Com 14 anos, a Rainha do Skate largou a vida no Brasil para treinar em Los Angeles, Estados Unidos, onde mora até hoje.

Seu primeiro torneio de grande expressão foi o Summer X Games Los Angeles 2007. Letícia atuou na categoria street e terminou na oitava colocação geral.

Aquele era o início de uma verdadeira campeã. Nos anos seguintes, a atleta paulistana colecionou troféus e performances de tirar o fôlego!

Principais títulos e conquistas de Letícia Bufoni

Principais títulos e conquistas de Letícia Bufoni
A skatista já coleciona vários títulos na carreira
  • 5 medalhas de ouro no Summer X Games – Skateboard Street
  • 3 medalhas de prata no Summer X Games – Skateboard Street
  • 3 medalhas de bronze no Summer X Games – Skateboard Street
  • 1 medalha de ouro no World Skateboarding Championship (2015)
  • 3 medalhas de prata no World Skateboarding Championship (2016, 2017 e 2018)
  • 1 vez campeã da Maloof Money Cup (2009)
  • 1 vez campeã do Supergirl Pro-Am Jam (2009)
  • Personalidade do Ano de São Paulo – Revista Época (2009)
  • Melhor skatista do mundo – ranking feminino (2007)

Resultados de Letícia Bufoni no Summer X Games

AnoLocalModalidadePosição
2007Los AngelesStreet
2008Los AngelesStreet
2009Los AngelesStreet
2010Los AngelesStreetPrata
2011Los AngelesStreetBronze
2012Los AngelesStreetPrata
2013Foz do IguaçuStreetOuro
2013BarcelonaPark
2013BarcelonaReal WomenOuro
2013Los AngelesStreetOuro
2014AustinStreetBronze
2015AustinStreet
2016OsloStreet
2016AustinStreet
2017MinneapolisStreetBronze
2018NorwayStreetOuro
2018MinneapolisStreet
2018SydneyStreetPrata
2019ShanghaiStreetOuro

Letícia Bufoni no World Skateboarding Championship

AnoLocalModalidadePosição
2015ChicagoStreetOuro
2016Los AngelesStreetPrata
2017Los AngelesStreetPrata
2018Rio de JaneiroStreetPrata

Curiosidades sobre Letícia Bufoni

Curiosidades sobre Letícia Bufoni
Descubra as principais curiosidades sobre Letícia

Letícia Bufoni foi a primeira mulher a ser patrocinada pela tradicional marca de shape Plan B. Sua popularidade também se estendeu para as rede sociais: hoje ela conta com 103 mil seguidores no Twitter, 2,5 milhões no Instagram e 1,7 milhões no Facebook.

Em 2015, posou para a famosa publicação anual da ESPN, Body Issue. Ela foi a primeira skatista a participar da revista, que produz, de forma artística, releituras do corpo humano de diversos esportistas famosos do mundo.

Também em 2015, Letícia Bufoni foi representada no jogo Tony Hawk’s Pro Skater 5, a maior franquia de skate do universo dos games.

A paulistana foi protagonista de um reality show chamado Letícia Let’s Go, no Canal Off. Os episódios mostraram o cotidiano da skatista.

Letícia é também fã de futebol. Além de se entender bem com a bola, foi jogadora na Hollywood High School, em Los Angeles.

Rodas de skate da Letícia Bufoni

Que tal equipar o seu skate com rodas da Letícia Bufoni? Ela assina um conjunto chamado STF Bufoni Live 2 Ride V-1, de 54mm, da marca Bones.

rodas leticia bufoni

Para garantir o kit STF Bufoni Live 2 Ride V-1, basta clicar neste link!

Agora é torcer para que a Rainha do Skate consiga a sua vaguinha nos Jogos Olímpicos de 2020! Fique de olho nos sites especializados para acompanhar Letícia Bufoni.

E aí? O que achou deste texto sobre a maior skatista brasileira de todos os tempos? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira outras matérias da Esportelândia sobre skate:

* Última atualização em 04/01/2020

Ficha Técnica
Título
Letícia Bufoni: biografia e medalhas da skatista brasileira
Resumo
Tudo sobre a carreira de Letícia Bufoni: início no skate, títulos no X Games e principais curiosidades da skatista brasileira
Autor

Comentários

Salvar