Beatriz Souza, ou simplesmente Bia, é uma das maiores atletas do judô brasileiro na atualidade. Sua trajetória no esporte é marcada por desafios e grandes conquistas no tatame.
Vivendo atualmente seu melhor momento na carreira, Bia conquistou duas medalhas na Olimpíada de Paris – incluindo o sonhado ouro olímpico na categoria acima de 78 kg.
Mostrando para o mundo força de vontade de um atleta brasileiro, a judoca colocou a bandeira verde e amarela no lugar mais alto do pódio.
Quer saber mais sobre a carreira de Beatriz Souza? Aproveite para explorar todos os detalhes da trajetória da campeã olímpica, incluindo uma lista completa de suas medalhas e conquistas no judô.
Quem é Beatriz Souza?
Nascida em Itariri e criada em Peruíbe, ambas localizadas em São Paulo, Beatriz Souza sempre teve uma grande paixão pelo judô.
Desde os sete anos de idade, a campeã olímpica vestiu o quimono e se dedicou intensamente ao esporte, com o sonho de se tornar uma das principais atletas do judô brasileiro.
Filha de Poseidonio José de Souza Neto, um atleta profissional de judô, Beatriz desenvolveu sua paixão pelo esporte graças ao exemplo de seu pai.
Inspirada por ele, ela decidiu seguir o caminho do judô, se dedicando para se tornar uma atleta de alto nível.
Como muitas crianças, Bia Souza era muito enérgica, e a prática do judô surgiu como uma maneira de canalizar toda essa vitalidade. Foi assim que nasceu uma nova judoca, e desde então, ela nunca mais parou.
Os primeiros passos de Bia Souza no judô
Destaque do Pinheiros, Beatriz Souza saiu de casa bem cedo para iniciar sua trajetória no judô. Apesar do começo difícil, ela já mostrava desde o começo da carreira o seu talento.
Em 2017, Bia disputou seu primeiro Campeonato Mundial Júnior, realizado em Zagreb. Brilhando durante a competição, a brasileira conquistou sua primeira medalha na carreira, alcançando o terceiro lugar na categoria acima de 78 kg.
Dois anos depois, desta vez no Mundial de Nassau, Beatriz Souza disputou a final do torneio.
Batendo na trave, ela ficou com a medalha de prata, mostrando desde cedo que poderia surpreender o mundo do judô com o seu talento.
Trajetória de Beatriz Souza
Se notabilizando como uma das melhores judocas do mundo na categoria acima de 78 kg, Bia Souza defende as cores do Esporte Clube Pinheiros
Representando a Associação Budokan de Peruíbe e o Palmeiras durante a carreira, campeã olímpica em solo parisiense conquistou seu primeiro título profissional em 2017.
Beatriz iniciou sua trajetória como uma das principais atletas da América do Sul ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano realizado no Panamá.
Na temporada, Bia representou o Brasil no Mundial de Budapeste. Ajudando o time brasileiro na competição por equipes, a judoca conquistou sua primeira medalha mundial, ficando com a medalha de prata.
Com uma carreira impressionante, Bia foi vice-campeã mundial em 2022 e conquistou a medalha de ouro no Grand Slam de Baku (Azerbaijão) em 2023. No mesmo ano, a judoca também brilhou no Pan-Americano de Judô em Calgary (Canadá), onde levou o ouro.
Ainda na temporada passada, no auge de sua carreira, Beatriz Souza conquistou várias medalhas significativas, incluindo o bronze no Pan-Americano de Santiago (Chile).
Qual o melhor ranking de Beatriz Souza?
Atualmente na 5ª posição do ranking mundial para a categoria acima dos 78 kg, Beatriz Souza está desfrutando o ponto alto de sua carreira.
Beatriz Souza faz história em Paris 2024
Vivendo um momento mágico na carreira na Olimpíada Paris 2024, Beatriz Souza conquistou a medalha de ouro na categoria acima de 78kg.
Bia demonstrou seu talento no tatame, se tornando a primeira mulher brasileira a levar o título olímpico em provas individuais em uma estreia de Jogos Olímpicos.
Durante a competição, a campeã olímpica venceu grandes adversárias, incluindo as judocas número 1 e 2 do ranking mundial.
Um dia depois de conquistar a medalha de ouro, Bia Souza voltou a levar a bandeira verde e amarela ao pódio olímpico.
Desta vez, na competição mista por equipes, a judoca contribuiu para que o time brasileiro encerrasse sua participação no judô com mais uma medalha.
Ver essa foto no Instagram
Medalhas de Beatriz Souza
Jogos Olímpicos
- Ouro – Paris 2024 (categoria + 78 kg)
- Bronze – Paris 2024 (time misto)
Campeonatos Mundiais
- Prata – Budapeste 2017 (time misto)
- Prata – Tashkent 2022 (categoria + 78 kg)
- Bronze – Tóquio 2019 (time misto)
- Bronze – Budapeste 2021 (categoria + 78 kg)
- Bronze – Budapeste 2021 (time misto)
- Bronze – Doha 2023 (categoria + 78 kg)
Jogos Pan-Americanos
- Prata – Santiago 2023 (time misto)
- Bronze – Lima 2019 (categoria + 78 kg)
- Bronze – Santiago 2023 (categoria + 78 kg)
Campeonato Pan-Americano
- Ouro – Panamá 2017 (categoria + 78 kg)
- Ouro – Guadalajara 2021 (categoria + 78 kg)
- Ouro – Lima 2022 (categoria + 78 kg)
- Ouro – Calgary 2023 (categoria + 78 kg)
- Prata – San José 2018 (categoria + 78 kg)
- Prata – Guadalajara 2020 (categoria + 78 kg)
- Bronze – Lima 2019 (categoria + 78 kg)
Campeonato Mundial Júnior
- Prata – Nassau 2018 (categoria + 78 kg)
- Bronze – Zagreb 2017 (categoria + 78 kg)
Curiosidades sobre Beatriz Souza
- Bia Souza tem como ídolo de outro esporte o ginasta Arthur Nory
- Além de brilhar tatame, Beatriz Souza gosta de cozinhar (pratos salgados e bolo)
- A campeã olímpica tem como seu estilo musical preferido o Trap e o Rap
- Beatriz é casada com é casada com Daniel Souza, ex-atleta de basquete
Após conhecer a trajetória de Beatriz Souza no judô, aproveite para conferir a história de outros atletas brasileiros:
- Tudo de Mayra Aguiar: biografia, medalhas e títulos no judô
- Hugo Calderano: biografia, títulos, ranking no tênis de mesa e Paris 2024
- Rebeca Andrade – História, conquistas e medalhas [2024]
- Gabi Guimarães: biografia, curiosidade e títulos no vôlei
- Pedro Barros: títulos e biografia do skatista brasileiro
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.