Conheça a história do tenista russo Daniil Medvedev, quais torneios ele já ganhou e os episódios polêmicos de sua carreira!

Na história do esporte, muitos atletas uniram talento a polêmicas. No tênis atual, essa união é encontrada no russo Daniil Medvedev!

Acusado de episódios de racismo, desrespeitoso com árbitros e público, Medvedev tem colhido uma legião de haters ao redor do mundo. Afinal, parece ser difícil torcer por alguém que já fez gestos obscenos para os torcedores.

Em contrapartida à coleção de polêmicas, o russo vai se consolidando como um novo desafiante para o trio formado por Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal.

Fique com a gente para entender todo o retrospecto de polêmicas de Daniil Medvedev, assim como seus títulos e ascensão no circuito mundial de tênis!

Quem é Daniil Medvedev?

Daniil Medvedev campeão
Daniil Medvedev acumula polêmicas e bons resultados no circuito mundial de tênis

Daniil Medvedev é um tenista russo, nascido em Moscou, em 11 de fevereiro de 1996. Ele se tornou profissional em 2014 e, em agosto de 2019, atingiu a sua melhor colocação no ranking da ATP depois de ser vice-campeão no US Open, passando a ser o número 4 do mundo.

Com 8 títulos na carreira, Medvedev é um tenista promissor. Porém, suas atitudes sem bater na bolinha foram as que mais chamaram atenção no início de sua carreira. O tenista russo coleciona diversas polêmicas.

A seguir, listamos os episódios de indisciplina de Daniil Medvedev!

Polêmicas de Daniil Medvedev

Acusação de racismo contra Medvedev em torneio nos Estados Unidos

Em abril de 2016, Medvedev foi desqualificado do torneio Challenger de Savannah, nos Estados Unidos por uma conduta considerada racista. 

No jogo contra Donald Young, ele foi eliminado depois de discutir com o árbitro e acusar o mesmo de estar favorecendo seu adversário pelo fato de ambos serem negros.

Lançamento de moedas por Medvedev em árbitra

Daniil Medvedev arremessa moedas para árbitra portuguesa
Daniil Medvedev arremessa moedas para árbitra portuguesa após derrota em Wimbledon

Derrotado na segunda rodada do torneio de Wimbledon em 2017, em duelo com o belga Ruben Bemelmans, Daniil Medvedev abriu sua carteira e arremessou moedas na direção da juíza portuguesa Mariana Alves. Além de xingá-la, ele disse que ela estava favorecendo seu adversário. 

Depois do jogo, Medvedev disse que cometeu um ato “estúpido”. O episódio lhe rendeu uma multa de US$ 14,5 mil.

Acusação de xenofobia de Medvedev contra Stefanos Tsitsipas

Medvedev contido por árbitro após acusar Tsitsipas de xenofobia
Medvedev é contido por árbitro após acusar grego Tsitsipas de xenofobia

No Masters 1000 de Miami, Daniil Medvedev partiu para cima de Stefanos Tsitsipas após vencer a partida. O russo alegou que foi xingado pelo grego enquanto os dois se cumprimentaram na rede. 

Medvedev precisou ser contido pelo juiz de cadeira Renaud Lichtenstein e foi possível ouvi-lo dizer que teria sido xingado de “russo de m…”.

“Ele começou. Ele disse: “russo de m***”. Isso não é errado? Eu o confrontei porque ele não sabe brigar. É uma criança que não sabe brigar. Se ele não fala nada, eu não tenho problema nenhum com ele. Mas, se ele fala algo para mim e quer brigar, então vamos fazer isso (…) Eu sei que posso não ser um cara muito legal às vezes. Mas aqui, o que eu posso fazer?”, disse Medvedev ao árbitro.

Gesto obsceno de Medvedev para torcedores no US Open

Medvedev gesto osceno para torcida no US Open
Medvedev mostrou dedo médio para torcedores na vitória sobre Feliciano López no US Open

No US Open de 2019, Daniil Medvedev iniciou sua nova série de polêmicas durante jogo contra o espanhol Feliciano López. Ao receber a toalha de um boleiro, ele a arremessou no chão e esbravejou. O ato resultou em uma punição do juiz de cadeira. Medvedev, então, arremessou a raquete no chão e começou a protestar contra o árbitro. E não parou por aí.

Bastante vaiado pelos torcedores, Daniil Medvedev mostrou o dedo do meio para a torcida. Ao fim do jogo, novamente sob vaias, ele disse que a reação negativa dos torcedores o havia levado à vitória sobre López. “Quanto mais vocês fizerem isso, mais eu vou ganhar por vocês. Obrigado”.

No jogo seguinte, contra o alemão Dominik Koepfer, a torcida voltou a vaiar Medvedev durante a partida, em clara consequência dos atos do russo na rodada anterior. E, novamente, após ganhar a partida, na entrevista ainda em quadra, ele disse que se alimentou das vaias para derrotar seu adversário.

Após o jogo contra Koepfer, na coletiva, Medvedev disse que havia sido idiota na partida contra Feliciano López. Aquele episódio o rendeu uma multa de US$ 9 mil.

Depois da vitória sobre Stan Wawrinka nas quartas de final, Medvedev definiu sua relação com o público de Nova York como “elétrica e controversa”. Questionado sobre o que diria à torcida, respondeu com “Sorry and Thank You” (Desculpas e Obrigado).

Nas semifinais, contra Dimitrov, e na final, diante de Rafael Nadal, ele já não foi vaiado como nas rodadas iniciais do US Open.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando e como Daniil Medvedev começou no tênis?

O russo Daniil Medvedev se tornou tenista profissional em 2014. Ao fim daquela temporada, ele era o número 655 no ranking da ATP.

Medvedev entrou para o top 100 em novembro de 2016. Ainda sem títulos profissionais, encerrou a temporada de 2017 como o tenista número 65 do mundo.

A ascensão do tenista russo começou de forma mais evidente em 2018, quando ele conquistou seus dois primeiros títulos. 

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

Quantos títulos tem Daniil Medvedev?

Daniil Medvedev campeão Masters 1000 Cincinnati
Daniil Medvedev conquistou seu primeiro Masters 1000 em Cincinnati

Como tenista profissional, Daniil Medvedev tem 9 títulos conquistados. A maior conquista de sua carreira foi o ATP Finals de 2020. Anteriormente, ele já havia vencido três torneios Masters 1000, em Cincinnati e Xangai, ambos em 2019, e em Paris, em 2020.

Para chegar à conquista de Cincinnati, ele precisou eliminar o número 1 do mundo Novak Djokovic nas semifinais. Já em Xangai, o russo foi campeão ao vencer o alemão Alexander Zverev na final.

Zverev foi o adversário de Daniil Medvedev também na final do Masters 1000 de Paris em 2020. O russo conquistou o título com 2 a 1, de virada. Nas quartas de final, ele havia eliminado Diego Schwartzman e, nas semifinais, passou por Milos Raonic.

Já no ATP Finals de 2020, Medvedev acumulou vitórias sobre alguns dos principais nomes do circuito. Na fase inicial, venceu Alezander Zverev, Novak Djokovic e Diego Schwartzman. Nas semifinais, eliminou Rafael Nadal e, na final, venceu Dominic Thiem.

O primeiro título da carreira de Medvedev foi conquistado no início da temporada de 2018, quando foi campeão do torneio de Sydney, com vitória na final sobre o australiano Alex de Minaur.

Na mesma temporada, o russo ainda venceu os torneios de Winston-Salem e de Tóquio. Nas finais, ele derrotou o norte-americano Steve Johnson e o japonês Kei Nishikori, respectivamente.

Assim, Daniil Medvedev encerrou o ano de 2018 como o 16º melhor tenista do mundo.

Em 2019, o russo fez ótimas campanhas. Ele foi campeão do torneio de Sofia, chegou à final dos Masters 1000 de Montreal, quando perdeu para Rafael Nadal, e foi campeão do Masters 1000 de Cincinnati e de Xangai.

Os bons resultados levaram Daniil Medvedev ao quinto lugar do ranking da ATP em agosto de 2019.

O russo iniciou o US Open daquele ano atrás apenas do trio formado por Djokovic, Nadal e Federer e do austríaco Dominic Thiem.

No Aberto dos Estados Unidos, Medvedev continuou sua boa fase e chegou até a final. Derrotado por Rafael Nadal, ele assumiu o 4º lugar no ranking da ATP.

A mesma colocação foi atingida depois do título dos Masters 1000 de Paris em 2020.

Veja, a seguir, quais foram os títulos de Medvedev ao longo de sua carreira!

Títulos de Daniil Medvedev

  • Torneio de Sydney em 2018
  • Torneio de Winston-Salem em 2018
  • Torneio de Tóquio em 2018
  • Torneio de Sofia em 2019
  • Masters 1000 de Cincinnati em 2019
  • Torneio de São Petersburgo em 2019
  • Masters 1000 de Xangai em 2019
  • Masters 1000 de Paris em 2020
  • ATP Finals de 2020

Em meio às polêmicas que marcam o início de sua carreira, Daniil Medvedev tenta se firmar como um grande tenista do circuito mundial. Curiosamente, ele já jogou torneios de duplas ao lado do brasileiro Marcelo Demoliner, que disse que o russo é um “bom garoto” e que está aprendendo a controlar seus ânimos.

Vamos seguir acompanhando a carreira de Medvedev para confirmar se o russo será capaz de deixar as polêmicas de lado e focar em jogar tênis. 

Agora que você já sabe tudo sobre a história de Daniil Medvedev, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 23 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
31 Compart.
Compartilhar13
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin18