fbpx
Tudo sobre a carreira de Stefanos Tsitsipas: como começou no tênis, torneios que venceu, curiosidades e maiores rivais na ATP

Na nova geração de tenistas que surgiu nos últimos anos, um grego tem merecido destaque especial. 

Aos 20 anos, Stefanos Tsitsipas venceu Roger Federer nas oitavas de final do Australian Open e eliminou Rafael Nadal e Novak Djokovic em torneios Masters 1000.

Irreverente, dono de um canal no YouTube e orientado pelo mesmo treinador de Serena Williams, Tsitsipas tem conquistado fãs ao redor do mundo. 

Fique com a gente e conheça todos os detalhes da história de Stefanos Tsitsipas!

Quem é Stefanos Tsitsipas?

Quem é Stefanos Tsitsipas
Stefanos Tsitsipas foi número 5 do ranking da ATP em agosto de 2019

Stefanos Tsitsipas é um tenista profissional grego, que nasceu em 12 de agosto de 1998, em Atenas. Ele chegou a ser o número 5 do ranking da ATP, naquela que é a melhor colocação já alcançada por um tenista nascido na Grécia.

Tsitsipas se tornou um dos dez melhores tenistas do mundo em março de 2019 e, desde então, sempre se manteve no top 10 da ATP.

O grego ainda não tem títulos dos principais torneios do circuito mundial como tenista profissional, mas já venceu três competições ATP 250.

Como tenista juvenil, Stefanos Tsitsipas foi número 1 do mundo e, em 2016, venceu o torneio de duplas de Wimbledon, jogando ao lado de Kenneth Raisma, da Estônia. 

Curiosamente, o tenista grego tem um canal no YouTube, com mais de 150 mil inscritos. Fã de fotografia e cinematografia, Tsitsipas usa o tempo livre durante as viagens do circuito mundial para gravar vídeos e interagir com fãs.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando e como Stefanos Tsitsipas começou no tênis?

Stefanos Tsitsipas começou a jogar tênis aos 3 anos, influenciado por uma família de tenistas.

Sua mãe, Julija Apostoli, foi tenista profissional, enquanto seu pai, Apostolos Tsitsipas, é instrutor de tênis. 

Ele tem três irmãos, sendo que um deles, Petros Tsitsipas, iniciou a carreira profissional em 2019. Mais novos, seu irmão Pavlos e sua irmã Elisavet também praticam tênis.

Stefanos Tsitsipas participou de seus primeiros torneios do circuito juvenil em 2013, aos 14 anos.

Em 2015, ele começou a treinar na academia de Patrick Mouratoglou, na França, dividindo parte de seu tempo com a permanência na Grécia — é válido destacar que Patrick Mouratoglou é treinador de Serena Williams desde 2012. 

O ápice da trajetória de Tsitsipas como tenista juvenil aconteceu em 2016, quando o tenista grego se tornou líder do ranking juvenil e venceu o torneio de duplas de Wimbledon.

Segundo a ATP, foi também em 2016 que Stefanos Tsitsipas se tornou profissional. Contudo, sua primeira participação em um torneio da ATP foi em 2015, aos 16 anos.

O primeiro título de Tsitsipas como profissional veio em 2018. Confira, a seguir, qual torneio ele venceu!

Quantas vezes Stefanos Tsitsipas foi campeão?

Stefanos Tsitsipas
Stefanos Tsitsipas foi campeão do ATP 250 de Marselha em 2019

Stefanos Tsitsipas tem três títulos na carreira como tenista profissional, todos em torneios do nível ATP 250. 

A primeira conquista do grego aconteceu em 2018, no torneio de Estocolmo, com vitória sobre o austríaco Ernests Gulbis na final. 

Já em 2019, ele foi campeão em Marselha e Estoril. Na França, ele venceu a final contra o cazaque Mikhail Kukushkin. Já em Portugal, o outro finalista foi o uruguaio Pablo Cuevas.

Tsitsipas ainda persegue suas primeiras conquistas em Grand Slam e Masters 1000.

Entre os quatro principais torneios da ATP, a melhor campanha de Stefanos Tsitsipas foi no Australian Open de 2019. 

Depois de eliminar Roger Federer nas oitavas de final, ele chegou até as semifinais, sendo eliminado por Rafael Nadal por 3 a 0, com direito a um pneu no terceiro set.

Já em Masters 1000, Tsitsipas disputou duas finais. Em 2018, foi vice-campeão no Canadá, com derrota para Rafael Nadal. Já em 2019, perdeu a decisão em Madri para Novak Djokovic.

Títulos de Stefanos Tsitsipas

  • Estocolmo em 2018 (ATP 250)
  • Marselha em 2019 (ATP 250)
  • Estoril em 2019 (ATP 250)

Maiores rivais de Stefanos Tsitsipas

Medvedev contido por árbitro após acusar Tsitsipas de xenofobia
Medvedev é contido por árbitro após acusar grego Tsitsipas de xenofobia

Stefanos Tsitsipas ainda dá os primeiros passos de sua carreira e não tem rivalidades marcantes com outros tenistas do circuito mundial. Porém, um episódio controverso com o russo Daniil Medvedev chamou a atenção.

No Masters 1000 de Miami em 2018, Daniil Medvedev partiu para cima de Stefanos Tsitsipas após vencer a partida. O russo alegou que foi xingado pelo grego enquanto os dois se cumprimentaram na rede. 

Medvedev precisou ser contido pelo juiz de cadeira Renaud Lichtenstein e foi possível ouvi-lo dizer que teria sido xingado de “russo de m…”.

“Ele começou. Ele disse: “russo de m***”. Isso não é errado? Eu o confrontei porque ele não sabe brigar. É uma criança que não sabe brigar. Se ele não fala nada, eu não tenho problema nenhum com ele. Mas, se ele fala algo para mim e quer brigar, então vamos fazer isso (…) Eu sei que posso não ser um cara muito legal às vezes. Mas aqui, o que eu posso fazer?”, disse Medvedev ao árbitro.

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

Frases de Stefanos Tsitsipas

 

  • “Parece um conto de fadas, quase. Estou vivendo o sonho, o que eu trabalhei duro. Eu me sinto um pouco emocionado, mas muito porque eu trabalhei duro para estar aqui na semifinal de Grand Slam”
  • “Eu assistia muito (YouTube)e achava essa plataforma única, perfeita para se expressar. Eu amo cinematografia, fotografia… acredito que há muitos modos positivos, é algo que me relaxa. Eu me conecto com meus fãs e pessoas que se interessam em mim”
  • “Foi um grande peso que caiu dos meus ombros. É o momento que você nunca esquece. O match point vai permanecer para sempre na minha vida. Eu consegui vencer meu ídolo (Roger Federer). Meu ídolo virou praticamente o meu rival hoje”
  • “Não sou tímido. Eu tento aprender a ficar confortável quando estou com as pessoas. Não são muitos jogadores que querem ser amigos no circuito. Esse é um problema”
  • “Ele (Patrick Mouratoglou) acrescenta muita confiança em meu jogo. Na verdade, ele não fala muito. Mas o que ele fala é tão certo que se eu fizer isso, a maioria das vezes ele está certo e funciona. É meio que uma habilidade, eu diria, de ser direto, não falar muito e não te deixar confuso. É isso que eu admiro nele. Ele é um dos melhores treinadores que eu já conheci até agora”

Com resultados expressivos para um jovem tenista, Stefanos Tsitsipas tenta agora mostrar ao mundo do tênis que é capaz de vencer os principais torneios do circuito. Será que essas conquistas vão demorar a chegar?

Agora que você já sabe tudo sobre Stefanos Tsitsipas, aproveite conhecer mais sobre outros grandes nomes do tênis mundial:

*Última atualização em 27 de setembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Stefanos Tsitsipas: títulos, melhor ranking e biografia
Resumo
Tudo sobre a carreira de Stefanos Tsitsipas: como começou no tênis, torneios que venceu, curiosidades e maiores rivais na ATP
Autor

Comentários

Salvar