fbpx
Tudo sobre o tenista austríaco Dominic Thiem: trajetória na ATP, resultados em Grand Slams e duelos com Nadal, Djokovic e Federer!

Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic iniciaram uma hegemonia no tênis desde o início dos anos 2000. São raras as vezes em que um deles não leva um Grand Slam. Uma nova geração tenta agora ameaçar o sucesso dos três geniais tenistas. E o austríaco Dominic Thiem é um dos principais nomes dessa lista de jovens.

Thiem já disputou duas finais de Grand Slam, mas não conseguiu superar o rei do saibro Rafael Nadal em Roland Garros.

O austríaco tem lutado para ser mais competitivo nos principais torneios do circuito da ATP e ficar mais perto do topo do ranking. Por enquanto, ele não conseguiu ir além do 4º lugar.

Em 2019, Thiem deu uma demonstração de seu talento ao vencer Federer e Djokovic na fase inicial do ATP Finals, passar por Zverev na semifinal e avançar até a final. Na decisão, entretanto, o austríaco foi derrotado pelo grego Stefanos Tsitsipas.

Fique com a gente para conhecer mais sobre a história de Dominic Thiem e saber quais torneios ele já venceu!

Quem é Dominic Thiem?

Tenista Dominic Thiem
Dominic Thiem chegou ao número 4 do mundo em sua melhor colocação no ranking da ATP

Dominic Thiem é um tenista profissional nascido em 3 de setembro de 1993, em Wiener Neustadt, na Áustria. Em novembro de 2017, ele atingiu seu melhor ranking na ATP e foi o número 4 do mundo.

Como tenista profissional, Thiem chegou a duas finais de Roland Garros, em 2018 e 2019, mas foi derrotado por Rafael Nadal nas duas oportunidades.

O torneio mais importante já vencido por Dominic Thiem foi o Masters 1000 de Indian Wells, em 2018. Na final, ele derrotou Roger Federer, de virada.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando e como Dominic Thiem começou no tênis?

Dominic Thiem Roland Garros 2011
Dominic Thiem chegou à final do torneio de juniores de Roland Garros em 2011

Dominic Thiem começou a praticar tênis ainda quando era criança na Áustria. Até os 9 anos, foi treinado pelo austríaco Günther Bresnik. Como tenista juvenil, ele chegou a ser número 2 do mundo.

Em 2011, Thiem alcançou a final do torneio de juniores de Roland Garros, mas foi derrotado pelo norte-americano Bjorn Fratangelo. Ainda naquele ano, o tenista austríaco se tornou profissional.

A primeira vitória de Dominic Thiem no circuito da ATP foi sobre seu compatriota e ex-número 1 do mundo Thomas Muster, em Viena, em 2011.

Já o primeiro título de Thiem como tenista profissional foi conquistado em 2015, no torneio de Nice, na França, superando o argentino Leonardo Mayer na final.

Ainda em 2015, Thiem venceu mais dois torneios, encerrando a temporada no top 20.

Em junho de 2016, o austríaco figurou pela primeira vez entre os 10 melhores tenistas do mundo, depois de fazer a semifinal de Roland Garros. Thiem perdeu a disputa por um lugar na final para Novak Djokovic.

Desde então, Dominic Thiem sempre se manteve no top 10 da ATP. Sua melhor colocação no ranking foi o 4° lugar, alcançado pela primeira vez em novembro de 2017.

Confira, a seguir, quantos títulos Thiem já conquistou ao longo de sua carreira!

Quantas vezes Dominic Thiem foi campeão?

Dominic Thiem e Roger Federer em Indian Wells
Dominic Thiem venceu Roger Federer na final de Indian Wells em 2019

Como tenista profissional, o austríaco Dominic Thiem conquistou 16 títulos em torneios da ATP. Sua principal conquista foi o Masters 1000 de Indian Wells em 2019, com vitória sobre Roger Federer na final.

Além de um Masters 1000, Thiem conquistou 10 torneios ATPs 250 e cinco ATPs 500.

Em Grand Slams, Thiem chegou duas vezes à final de Roland Garros, mas foi derrotado por Rafael Nadal nas decisões de 2018 e 2019.

No Australian Open e em Wimbledon, Thiem nunca foi além das oitavas de final. Já no US Open, sua melhor campanha foi as quartas de final em 2018, quando perdeu para Nadal.

Dominic Thiem também alcançou um resultado expressivo no ATP Finals de 2019. Para chegar à final, ele venceu Federer e Djokovic na fase inicial, além de ter derrotado Alexander Zverev na semifinal. Na decisão, entretanto, ele perdeu para Stefanos Tsitsipas por 2 a 1, no tie-break do terceiro set.

Confira, a seguir, todos os títulos de Dominic Thiem ao longo de sua trajetória como tenista profissional!

Títulos de Dominic Thiem

  • 2019
    • Viena
    • Kitzbühel
    • Barcelona
    • Masters 1000 de Indian Wells
    • Pequim
  • 2018
    • São Petersburgo
    • Lyon
    • Buenos Aires
  • 2017
    • Rio de Janeiro
  • 2016
    • Stuttgart
    • Nice
    • Acapulco
    • Buenos Aires
  • 2015
    • Gstaad
    • Umag
    • Nice

Maiores rivais de Dominic Thiem 

Nadal e Thiem em Roland Garros
Dominic Thiem foi derrotado por Rafael Nadal em duas finais de Roland Garros

Dominic Thiem ainda não estabeleceu grandes rivalidades no circuito da ATP. Porém, os duelos com Rafael Nadal e Novak Djokovic foram marcantes para a carreira do tenista austríaco.

Por duas vezes, Thiem chegou a uma final de Grand Slam. Em 2018 e 2019, ele decidiu o título de Roland Garros com Nadal, mas não conseguiu superar o rei da saibro em nenhum dos dois confrontos.

Em Roland Garros, Rafael Nadal já havia sido o algoz de Dominic Thiem na semifinal de 2017 e na primeira rodada de 2014.

O espanhol e o austríaco fizeram outras duas finais, com vitória de Nadal: Barcelona e Masters 1000 de Madri, ambas em 2017.

Já Novak Djokovic foi o responsável por evitar que Thiem chegasse à final do Aberto da França de 2016. Além de ter eliminado o austríaco nas semifinais daquela edição, o sérvio foi vitorioso em duas semifinais de Masters 1000 (Roma em 2017 e Madri em 2019).

Em contrapartida, Dominic Thiem superou Novak Djokovic na semifinal de Roland Garros, em 2019, com 3 sets a 2, e também na primeira fase do ATP Finals de 2019.

Nos duelos de Thiem com Roger Federer, o mais marcante foi a final do Masters 1000 de Indian Wells de 2019, com vitória do austríaco de virada. Outra vitória expressiva do austríaco foi na fase de grupos do ATP Finals de 2019.

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

Frases famosas de Dominic Thiem

  • “É incrível como é difícil ganhar um Grand Slam”
  • “Simplesmente, não sinto o espírito olímpico”
  • “Você sempre tem que continuar trabalhando, porque todo mundo está. Depois que você parar, os outros o ultrapassarão”
  • “Nos juniores, você é uma espécie de estrela, mas só porque você é um bom juniores não significa que você será um bom profissional”
  • “A velocidade, você não pode treiná-la. Você tem que ser rápido desde o seu nascimento. Existem outras coisas que você pode praticar, como flexibilidade ou os pequenos passos necessários para se manter bem na bola, mas ser rápido é um dom que você recebe”
  • “Sou jogador ou sou uma pessoa que precisa treinar muito; caso contrário, não jogo bem”
  • “Eu acho que você precisa melhorar um pouco todos os dias para não ter um dia em que algo importante venha”
  • “Eu nunca fui a pessoa que surgiu de alguma forma. Eu trabalhei lenta e consistentemente, subindo no ranking, então não houve um momento especial”
  • “Prefiro jogar torneios ATP e a Copa Davis em vez de Jogos Olímpicos”
  • “Contra Novak, é realmente difícil para mim jogar, porque ele não me dá tempo. Eu realmente não gosto de jogar contra ele, porque ele tem um estilo de jogo que não combina comigo”

Dominic Thiem tenta mostrar ao mundo que é capaz de ir além dos títulos de Masters 1000 e conquistar seu primeiro Grand Slam. Será que o austríaco conseguirá superar os grandes tenistas do circuito mundial e deixar seu nome marcado na história?

Enquanto aguardamos pelos próximos passos de Thiem, aproveite para saber mais detalhes da trajetória de outros grandes tenistas:

*Última atualização em 17 de novembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Dominic Thiem: títulos, melhor ranking, rivais e biografia
Resumo
Tudo sobre o tenista austríaco Dominic Thiem: trajetória na ATP, resultados em Grand Slams e duelos com Nadal, Djokovic e Federer!
Autor

Comentários

Salvar