Confira tudo sobre Diego Schwartzman: a história, os títulos, as curiosidades, o ranking e os maiores rivais do tenista argentino

Ninguém acreditava que Diego Schwartzman ia chegar onde chegou. Primeiro diziam que o problema era a sua altura. Depois, seu estilo de jogo. Por fim, questionaram o Head-to-head contra o Top 10. E não é que ele mesmo virou um Top 10?

Medindo 1,70m, o tenista argentino ultrapassou barreiras durante toda a carreira, crescendo pelos torneios sem alarde e vendendo caro as suas derrotas para gigantes como Nadal e Djokovic.

Então, aos 28 anos, Diego Schwartzman alcançou a semifinal de Roland Garros deixando pelo caminho Dominic Thiem, um amigo e um dos grandes favoritos do Grand Slam.

A conquista da oitava colocação no ranking da ATP foi a coroação de uma história que ainda tem muito a ser contada. O que já aconteceu até aqui, no entanto, do seu difícil começo em Buenos Aires ao seus títulos e até seus maiores rivais — tudo, enfim, você confere no texto a seguir.

Quem é Diego Schwartzman?

Diego Schwartzman é um tenista argentino, natural de Buenos Aires. Nasceu no dia 16 e agosto de 1992. Destro, é um jogador de fundo de quadra, de golpes potentes e de rápida recuperação. Um especialista em retorno, em outras palavras.

A combinação de suas características o fortalece no saibro, onde conquistou suas mais notáveis vitórias. Entre elas, a sua primeira contra Rafael Nadal, no Masters 1000 de Roma, e a sua terceira contra Dominic Thiem, nas quartas de final de Roland Garros, ambas em 2020.

Dois de seus três títulos conquistados até 2020 foram no saibro, no Istambul Open de 2016 e no Rio Open de 2018. O terceiro foi no piso duro do Los Cabos Open de 2019.

Schwartzman segue atrás de sua primeira final em Grand Slams. Sua melhor campanha foi a de Roland Garros de 2020, quando chegou às semifinais e acabou eliminado por Nadal. Desempenho semelhante teve na Copa Davis de 2015, quando também parou nas semis.

Diego Schwartzman durante partida do US Open 2019
Schwartzman é um dos mais baixos tenistas da elite do ATP (Al Bello/Getty Images)

Quando Diego Schwartzman começou no tênis

Diego Schwartzman foi iniciado no tênis aos sete anos de idade, jogando pelos juniores do Club Nautico Hacoaj, clube de origem judaica de Buenos Aires.

Entre dificuldades financeiras — que ele e seus pais contornaram ao vender pulseiras de times de futebol — e físicas, devido a sua baixa estatura, Schwartzman deu seu passo mais firme rumo ao tênis profissional aos 15 anos.

Na época, teve dois ex-tenistas argentinos como mentores: Maximo Gonzalez e Juan Monaco, esse um antigo Top 10 do ranking da ATP. Com eles, pode desenvolver um estilo que combinava melhor com o seu porte físico, de contra-ataque e intensidade no fundo de quadra.

Diego Schwartzman durante o Aberto de Cincinnati
Diego foi nomeado em homenagem a Diego Maradona (Reprodução)

Como Diego Schwartzman começou no tênis

Os primeiros passos de Diego Schwartzman no circuito profissional aconteceram em 2010. Disputou a temporada inteira nas competições Future. Foram 24 torneios no total, dos quais venceu um e pegou o vice em outros quatro.

Repetiu o desempenho em 2011 e em 2012, subiu de patamar. Venceu seis torneios do Future e conquistou seu primeiro título profissional no seu quintal, no Challenger de Buenos Aires.

Em 2013, começou a jogar com os grandes. Venceu sua primeira partida de ATP, e jogou as qualificatórias do Australian Open e do US Open, enquanto chegou a outras seis finais de Challenger.

Chegou ao Top 100 da ATP em 2014, depois de vencer cinco edições do Challenger. Se em 2015 Diego disputou seu primeiro Grand Slam em Roland Garros, em 2016 levantou seu primeiro troféu profissional, o Istambul Open.

Depois de derrotar seu primeiro adversário de Top 10 em 2017 (Dominic Thiem, no Masters 1000 de Montreal), o argentino faturou o seu segundo título do ATP em 2018, o Rio Open. Nesse mesmo ano, alcançou a posição número 11 do ranking mundial.

Schwartzman venceu seu terceiro torneio de ATP Finals em 2019, no Los Cabos Open, no México. Foi, ao mesmo tempo, sua primeira conquista no piso duro.

Diego Schwartzman erguendo a taça do Challenger de 2014
Schwartzman cresceu na carreira a partir dos torneios Challenger (Reprodução)

Confira a biografia de outras personalidades dos esportes:

História de Diego Schwartzman em Grand Slams

A primeira vez que Diego Schwartzman esteve nas chaves de Grand Slams foi em 2015, em Roland Garros. Na França, chegou à segunda rodada, derrotado por Monfils em cinco sets. Teve o mesmo desempenho no US Open, caindo na segunda partida para ninguém menos que Rafael Nadal.

Voltou aos Majors em 2017, e com estilo. Chegou até as quartas de final do US Open, derrotado por Carreno Bautista. Antes, avançou até o terceiro round de Roland Garros, caindo honrosamente, em cinco rounds contra Novak Djokovic.

Em 2018, caiu mais uma vez para Rafael Nadal, dessa vez nas quartas de final de Roland Garros. O espanhol eliminou o argentino também na quarta fase do Australian Open. Em Wimbledon, Schwartzman conseguiu a primeira vitória na grama depois de oito tentativas, mas foi só até a segunda rodada.

O ano de 2019 foi uma grande temporada para o tenista, chegando a sua primeira final de Masters 1000 e a outra quartas de final do US Open. Seu carrasco foi, advinha só, Rafael Nadal.

Diego pôde retribuir todos os “favores” do espanhol em 2020, quando o derrotou e avançou às finais do Masters 1000 de Roma.

A maior vitória do argentino no ano, entretanto, foi em Roland Garros, nas quartas de final, contra o “especialista” Dominic Thiem, resultado que o colocou no Top 10 (8º) do ATP pela primeira vez na vida.

Nas semifinais do Grand Slam francês, o argentino enfrentou o “rei do saibro” Rafael Nadal e foi derrotado por 3 a 0.

Diego Schwartzman durante partida do ATP Final Tour
Schwartzman é o melhor sul-americano do ranking da ATP (AFP / Carl de Souza)

Quantas vezes Diego Schwartzman foi campeão?

Diego Schwartzman ainda não venceu nenhum Grand Slam. Mas, se somarmos os títulos de ATP Finals e Challenger, o argentino foi campeão 11 vezes em sua carreira profissional.

Títulos de Diego Schwartzman

ATP

  • Los Cabos Open (2019)
  • Rio Open (2018)
  • Istambul Open (2016)

Challenger

  • Montevidéu (2016)
  • Barranquilla (2016)
  • São Paulo (2014)
  • San Juan (2014)
  • Campinas (2014)
  • Praga (2014)
  • Provença (2014)
  • Buenos Aires (2012)

Maiores rivais de Diego Schwartzman

  • O tenista do Top 10 que Diego mais enfrentou foi Rafael Nadal. Foram 11 partidas e apenas uma vitória do argentino.
  • O segundo maior “rival” é o amigo Dominic Thiem, com quem bateu de frente nove vezes, ganhando apenas três.
  • A maior vítima de Schwartzman entre jogadores do Top 10 é Fernando Verdasco, contra quem venceu as quatro vezes em que se enfrentaram.
  • Já o maior carrasco do argentino é Novak Djokovic. O sérvio o derrotou em todos os seus cinco confrontos.

Recordes e curiosidades sobre Diego Schwartzman

  • Diego Schartzman é amigo de Dominic Thiem, tendo ele como parceiro em duas finais de duplas em 2019.
  • O argentino é um verdadeiro algoz para brasileiros. Enfrentou tenistas do Brasil em sete finais de Challenger, venceu seis e perdeu só uma, para Thomaz Bellucci, ainda em 2013.
  • Schwartzman é conhecido como “El Peque” (“O Pequenino”, em tradução livre), pela sua baixa estatura para os padrões do tênis (1,70m).
  • Em 2017 o argentino foi o mais baixo tenista a alcançar as quartas de final do US Open desde Jaime Yzaga, em 1994.

Enquanto aguardamos pelos próximos passos de Diego Schwartzman, aproveite para conhecer mais sobre outros grandes nomes do tênis:

*Última atualização em 9 de outubro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin