fbpx
Conheça a história do tenista japonês Kei Nishikori: todas as conquistas, melhor ranking, curiosidades e resultados históricos!

Você sabe qual é o único tenista asiático a disputar uma final de Grand Slam no circuito masculino?

Acertou se respondeu Kei Nishikori. Ele é o tenista japonês com os resultados mais expressivos na história da ATP.

Quer saber quais títulos ele já conquistou e qual a sua melhor colocação no ranking mundial?

Fique com a gente! Nós vamos te contar todos os detalhes da carreira de Kei Nishikori!

Quem é Kei Nishikori?

Quem é Kei Nishikori
Kei Nishikori é o tenista japonês com os resultados mais expressivos na história da ATP

Kei Nishikori é um tenista profissional, nascido em 29 de dezembro de 1989, que alcançou os melhores resultados de um japonês na história do tênis. 

Se Naomi Osaka é a primeira japonesa a liderar o ranking da WTA, Nishikori é o primeiro tenista nascido no Japão a figurar no top 10 da ATP. Sua melhor colocação foi o quarto lugar, alcançado em março de 2015.

No US Open de 2014, Kei Nishikori se tornou o primeiro tenista asiático na era aberta do tênis a disputar uma final de Grand Slam — na decisão, foi derrotado pelo croata Marin Cilic por triplo 6-3.

Como tenista profissional, o japonês tem 12 títulos. Ele jamais venceu um torneio de Grand Slam ou um torneio ATP Masters 1000, mas ostenta em seu currículo uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando e como Kei Nishikori começou no tênis?

Del Potro, Andy Murray, Kei Nishikori, medalhistas olímpicos de tênis no Rio de Janeiro, em 2016
Del Potro, Andy Murray e Kei Nishikori foram medalhistas olímpicos de tênis no Rio de Janeiro, em 2016

Enquanto diversos outros tenistas têm esportistas na família, Kei Nishikori é filho de um engenheiro e uma professora de piano. Ele começou a jogar tênis aos 5 anos, no Japão.

Aos 14 anos, Nishikori se mudou para a Flórida, para treinar na IMG Academy. Nos primeiros meses nos Estados Unidos, o japonês precisou superar o fato de não falar inglês.

A ida de Kei Nishikori para a IMG Academy foi motivada por ele ter sido membro do Masaaki Morita Tennis Fund, um fundo para jogadores japoneses patrocinado por Akio Morita, CEO da Sony.

Nishikori se tornou tenista profissional em 2007. No ano seguinte, conquistou seu primeiro título, em Delray Beach, e foi eleito o Novato do Ano.

Com 19 anos, Kei Nishikori encerrou a temporada de 2018 como o 63° colocado no ranking da ATP. No entanto, uma cirurgia no cotovelo o afastou das quadras e freou sua ascensão.

No retorno ao circuito mundial, ele contratou Brad Gilbert, que já havia sido técnico dos ex-líderes do ranking da ATP Andre Agassi e Andy Roddick, além do britânico Andy Murray.

Foi somente em 2012 que Nishikori conquistou o seu segundo título como profissional. Dois anos depois, ele passou a ser treinado por Michael Chang. O ex-tenista norte-americano foi campeão de Roland Garros em 1989, quando tinha apenas 17 anos, e alcançou o segundo lugar no ranking da ATP em 1996.

Sob a orientação de Michael Chang, Kei Nishikori alcançou o melhor resultado de sua carreira em 2014. Depois de eliminar Stan Wawrinka e passar por Novak Djokovic nas semifinais, o japonês chegou à final do US Open, mas acabou derrotado pelo croata Marin Cilic.

Já em março de 2015, Nishikori atingiu o melhor ranking de sua carreira, sendo o número 4 do mundo. 

No ano seguinte, ele foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, superando o espanhol Rafael Nadal na disputa do 3º lugar.

Saiba, a seguir, quantas vezes Nishikori foi campeão e quais torneios da ATP ele já venceu!

Quantas vezes Kei Nishikori foi campeão?

Kei Nishikori campeão em Brisbane
Em 2019, Kei Nishikori chegou ao 12º na carreira ao ser campeão em Brisbane

Kei Nishikori tem 12 títulos na carreira como tenista profissional. O japonês ainda não conquistou títulos de Grand Slams ou Masters 1000.

Nos quatro principais torneios do circuito mundial, o melhor resultado de Nishikori foi o vice-campeonato do US Open de 2014. Na final, ele foi derrotado pelo croata Marin Cilic por 3 a 0, com triplo 6-3. 

Já no Australian Open e em Roland Garros e Wimbledon, Nishikori nunca foi além das quartas de final.

Nos Masters 1000, o tenista japonês ostenta quatro vice-campeonatos: Madri em 2014, Miami e Canadá em 2016 e Monte Carlo em 2018.

Kei Nishikori tem ainda uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O ouro ficou com Andy Murray, enquanto Juan Martín Del Potro ficou com a prata.

Títulos de Kei Nishikori

  • 2008
    • Delray Beach
  • 2012
    • Tóquio
  • 2013
    • Memphis
  • 2014
    • Memphis
    • Barcelona
    • Kuala Lumpur
    • Tóquio
  • 2015
    • Memphis
    • Barcelona
    • Washington
  • 2016
    • Memphis
  • 2019
    • Brisbane

Recordes e curiosidades de Kei Nishikori

  • Primeiro tenista japonês a figurar entre os 10 melhores do mundo da ATP
  • Primeiro tenista asiático a chegar a uma final de Grand Slam

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores rivais de Kei Nishikori

Kei Nishikori não tem rivais marcantes no circuito da ATP. Porém, ele alcançou vitórias importantes contra alguns dos melhores tenistas de todos os tempos.

Para chegar à final do US Open de 2014, o japonês precisou superar Novak Djokovic nas semifinais. Nishikori venceu aquela partida por 3 a 1 e, curiosamente, desde então, jamais superou o tenista sérvio.

Nos confrontos com Rafael Nadal, Nishikori também leva grande desvantagem. Todavia, ele venceu o espanhol na disputa pela medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Já nos duelos com Roger Federer, Kei Nishikori não tem vitórias em decisões de torneios. Assim como acontece com Nadal e Djokovic, o tenista do Japão tem larga desvantagem no histórico de confrontos com o suíço.

Embora já tenha derrotado os maiores nomes do circuito mundial, Nishikori ainda luta para conquistar um grande torneio. E se não bastasse a dificuldade em derrotar Federer, Nadal ou Djokovic, ele ainda precisa lidar com a chegada de uma nova geração de tenistas talentosos.

Será que Kei Nishikori ainda voltará a fazer história no tênis?

Agora que você já sabe tudo sobre o japonês, não perca tempo e aproveite para saber mais detalhes da trajetória de outros grandes tenistas:

*Última atualização em 28 de setembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Kei Nishikori: títulos, recordes, grandes rivais e biografia
Resumo
Conheça a história do tenista japonês Kei Nishikori: todas as conquistas, melhor ranking, curiosidades e resultados históricos!
Autor

Comentários

Salvar