Uma das maiores referências do voleibol nacional, Fernanda Garay brilhou pela Seleção Brasileira durante a sua carreira. Multicampeã com o Time Verde e Amarelo, a ponteira foi protagonista na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Fê Garay construiu uma carreira vitoriosa no vôlei, tanto no nacionalmente quanto no exterior. Marcando seu nome na história do esporte, a atleta anunciou sua aposentadoria da equipe brasileira após a Olimpíada de Tóquio 2020.

Quer conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Fernanda Garay dentro das quadras? Preparamos um artigo especial para contar todos os detalhes da carreira impressionante da jogadora.  

Infográfico: títulos e prêmios de Fernanda Garay

Infográfico das conquistas de Fernanda Garay no vôlei

Quem é Fernanda Garay?

Nascida em Porto Alegre, em 10 de maio de 1986, Fernanda Garay é uma das atletas mais vitoriosas do vôlei nacional das últimas décadas. 

Vestindo a camisa da Seleção Brasileira, Fê Garay foi campeã olímpica em 2012. Além do título conquistado na Olimpíada de Londres, a ponteira também conquistou várias medalhas de ouro pela equipe nacional. 

Atuando em vários clubes tradicionais do voleibol nacional, Garay conquistou o Mundial de Clubes de Vôlei pelo Osasco em 2012.

Saindo do Brasil para brilhar no exterior, a ponteira se aventurou por alguns clubes importantes no cenário mundial do vôlei. Com passagens pelo Japão, Turquia, Rússia e China, ela levou seu talento brasileiro para além das fronteiras sul-americanas.

Se despedindo das quadras após os Jogos de Tóquio 2020, Fê Garay está brilhando como apresentadora da TV Globo na Olimpíada de Paris 2024.

Fernanda Garay: história, títulos, recordes e curiosidades
Fernanda Garay durante apresentação da Central Olímpica na TV Globo (Divulgação/Instagram/Fernanda Garay)

Como Fernanda Garay começou no vôlei?

O início da trajetória de Fernanda Garay no voleibol foi em Porto Alegre. Ela começou na escolinha de voleibol da Sogipa em 1997 e, no ano seguinte, foi convidada pelo professor Osmar Pohl para integrar as equipes de competição do clube gaúcho.

Fernanda Garay: história, títulos, recordes e curiosidades
Os primeiros passos de Fernanda Garay no Sogipa (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Desde cedo chamando a atenção como atleta, Fê Garay migrou da categoria infantil para a juvenil. Com apenas 14 anos, já alcançava a altura de 1,81m.

Ganhando destaque primeiramente como central da Seleção Gaúcha Juvenil, a talentosa jogadora foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira Infanto-Juvenil.

Pouco tempo depois, ela iniciou sua carreira profissional e passou a atuar em uma nova posição.

Quando Fernanda Garay iniciou sua carreira profissional?

Em 2001, o técnico da seleção adulta Marco Aurélio Motta sugeriu que Fernanda Garay mudasse de posição. Por causa de sua altura, o treinador aconselhou que ela deixasse de ser central e passasse a treinar como ponteira.

Perto de completar 16 anos, a jogadora gaúcha foi para o voleibol paulista, contratada pelo São Caetano/Açúcar União.

Naquele mesmo ano, Fê Garay conquistou o Campeonato Sul Americano Infanto-juvenil e foi eleita MVP da competição já como ponteira.

Fernanda Garay: história, títulos, recordes e curiosidades
Fernanda Garay na Seleção Brasileira Juvenil (Divulgação/CBV)

Quando Fernanda Garay foi convocada pela primeira vez para a Seleção Brasileira?

A história de Fernanda Garay na Seleção Brasileira adulta começou em 2006, quando ela integrou o grupo que conquistou a Copa Pan-Americana, em San Juan, Porto Rico. Três anos depois, a ponteira foi campeã do torneio Final Four em Lima, no Peru. Sua trajetória de títulos pela Seleção Brasileira estava apenas começando!

Em 2010, Garay teve a chance de integrar seleção principal na campanha do vice-campeonato no Mundial do Japão. Já 2011 foi o ano da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e do segundo lugar do Grand Prix.

Olimpíada de Londres 2012

Em 2012, Fernanda Garay atingiu o ápice de sua história na Seleção Brasileira de vôlei. Convocada por José Roberto Guimarães para os Jogos Olímpicos, ela marcou o ponto decisivo da grande final, assegurando a conquista da medalha de ouro. Além disso, a ponteira foi a melhor passadora da competição.

Em 2013, Fê Garay ajudou a Seleção a conquistar o Montreaux Volley Masters e foi eleita a MVP da competição. Aquele ano ainda teve as conquistas do Grand Prix de Voleibol da FIVB e da Copa dos Campeões.

Já na temporada 2014/2015, ela foi campeã do Grand Prix de Voleibol da FIVB e levou a medalha de bronze no Mundial.

A ponteira ainda esteve na Olimpíada Rio 2016, quando a Seleção Brasileira buscava o tricampeonato olímpico. Porém, uma frustrante derrota para a China, por 3 a 2, nas quartas de final, fez com que o Brasil não chegasse à disputa por medalhas pela primeira vez desde o sexto lugar em 1988.

Fernanda Garay: história, títulos, recordes e curiosidades
Fê Garay foi campeã olímpica em Londres 2012 (Divulgação/Gaspar Nóbrega/COB)

Carreira de Fernanda Garay

A primeira equipe da carreira de Fernanda Garay foi o São Caetano. Em 2002, ela deixou o Rio Grande do Sul para defender a equipe do ABC Paulista. Sua passagem por lá durou duas temporadas.

Em 2004, Fê Garay assinou contrato com o Fiat/Minas e teve a oportunidade de jogar sua primeira Superliga, já que a equipe mineira aproveitava atletas da categoria de base.

Após quatro temporadas em Belo Horizonte, a ponteira voltou para São Paulo em 2008, ao assinar contrato com o Pinheiros, clube pelo qual conquistou o Campeonato Paulista de Vôlei do ano seguinte.

Experiência no voleibol japonês

Foi em 2010 que Fernanda Garay teve sua primeira experiência em um clube do exterior. Ela partiu para o voleibol japonês, para defender o NEC, em Kawasaki.

Além da dificuldade com o idioma e a falta de experiência internacional, a jogadora brasileira precisou enfrentar as consequências de um desastre natural.

Em dia 11 de março de 2011, um terremoto que atingiu a escala de 8.9 causou um Tsunami que devastou o Japão. Diante do risco de um acidente nuclear, o Campeonato Japonês foi suspenso. Mesmo diante de todas essas adversidades, a ponteira brasileira terminou a competição como a maior pontuadora.

Fernanda Garay: história, títulos, recordes e curiosidades
Fê Garay em ação no voleibol japonês (Divulgação/NEC)

Retorno ao voleibol brasileiro

A temporada 2011/2012 marcou a volta de Fê Garay ao voleibol brasileiro. A ponteira foi contratada pelo Vôlei Futuro, de Araçatuba-SP.

Apesar de a equipe ter sido campeã do Campeonato Paulista e ficado em 3º lugar na Superliga Feminina, o projeto do Vôlei Futuro foi encerrado ao término da primeira temporada.

Depois da passagem por Araçatuba, Fê Garay continuou no vôlei paulista, para defender o Sollys/Osasco.

Em uma das mais tradicionais equipes do voleibol brasileiro, ela conquistou um título Paulista, um Campeonato Sul-Americano e um Mundial de Clubes.

Fê Garay foi ainda eleita a melhor atacante da Superliga, quebrando o recorde de pontuação individual da competição em uma só partida, com 36 pontos anotados.

Experiências na Europa

Depois de ser campeã dos Jogos Olímpicos e do Mundial de Clubes, Fernanda Garay atraiu a atenção de vários clubes europeus. Ela acabou aceitando a proposta do Fenerbahçe, para jogar na Turquia a partir de 2013.

Na passagem por Istambul, ela conquistou o título da CEV Cup (torneio europeu de clubes), além de ter sido vice-campeã da Copa da Turquia e da Liga Turca. Infelizmente, a ponteira sofreu uma lesão muscular na panturrilha durante o jogo decisivo da semifinal e ficou fora da decisão do campeonato turco.

Ao final da temporada com o Fenerbahçe, Fê Garay aceitou uma proposta do voleibol russo e  passou a defender o Dínamo Krasnodar.

A jogadora brasileira conquistou a Copa da Rússia, competição que sua equipe não vencia desde 1994, e também o título inédito da CEV Cup, se tornando bicampeã da competição europeia.

Uma nova mudança de clube aconteceu em 2015, mas ela seguiu na Rússia. Após uma temporada de sucesso no Dinamo Krasnodar, Fê Garay se transferiu para o Dinamo Moscou.

A ponteira brasileira superou o frio da capital russa para ajudar seu time a conquistar o título da Superliga Russa de Voleibol.

Volta ao voleibol asiático

Depois de acumular troféus na Rússia, Fernanda Garay retornou à Ásia, para defender o Guangdong Evergrande, da China. Ela permaneceu por lá até o fim da temporada 2016/2017, quando retornou ao Brasil.

Retorno de Fernanda Garay ao Brasil

Depois de passar por Turquia, Rússia e China, Fernanda Garay, enfim, retornou novamente ao voleibol brasileiro. Em 2017, ela foi contratada pelo Praia Clube e entrou para a história do time de Uberlândia-MG.

Na Superliga Feminina de Vôlei, após perder fora de casa por 3 a 1 para o Unilever/Rio de janeiro, a equipe mineira venceu em casa o jogo da volta por 3 a 0 e levou a decisão para o Golden Set. Com 25/18, o time mineiro conquistou o inédito título nacional.

Em 2018/2019, Fê Garay foi campeã da Supercopa Brasileira e voltou à final da Superliga com o Dentil/Praia Clube, para uma decisão mineira diante do Itambé/Minas Tênis Clube.

Clubes de Fernanda Garay

  • São Caetano: 2002-2004
  • Minas Tênis Clube: 2004-2008
  • Pinheiros: 2008-2010
  • NEC (Japão): 2010-2011
  • Vôlei Futuro: 2011-2012
  • Sollys/Osasco: 2012-2013
  • Fenerbahçe (Turquia): 2013-2014
  • Dínamo Krasnodar (Rússia): 2014-2015
  • Dínamo Moscou (Rússia): 2015-2016
  • Guangdong Evergrande (China): 2016-2017
  • Praia Clube: 2017-2021

Medalhas de Fernanda Garay da Seleção Brasileira

Jogos Olímpicos

  • Ouro – Londres 2012
  • Prata – Tóquio 2020

Campeonatos Mundiais

  • Prata – Japão 2010
  • Bronze – Itália 2014

Grand Prix

  • Ouro – Sapporo 2013
  • Ouro – Tóquio 2014
  • Ouro – Bangkok 2016
  • Prata – Macau 2011
  • Prata – Ningbo 2012

Liga das Nações

  • Prata – Rimini 2021

Copa dos Campeões

  • Ouro – Japão 2013

Jogos Pan-Americanos

  • Ouro – Guadalajara 2011
  • Prata – Toronto 2015

Jogos Mundiais Militares

  • Ouro – Rio de Janeiro 2011

Aposentadoria de Fê Garay

Vice-campeã com a Seleção Brasileira na Olimpíada de Tóquio 2020, Fernanda Garay decidiu se despedir da equipe nacional após o fim da competição.

Como muitos fãs do voleibol ao redor do mundo já imaginavam, a ponteira encerrou seu ciclo com a segunda medalha olímpica de sua carreira.

Decidindo fazer uma pausa na carreira para realizar seu sonho de se tornar mãe, a campeã olímpica anunciou sua primeira gravidez em julho de 2024.

Frases famosas de Fernanda Garay

  • “Para Deus, nada é impossível”
  • “A gente pensa que é uma única chance. Se é um dia que o time não está bem, tem de fazer ficar bem. Tudo que você passou na Superliga precisa dar certo”

Agora que você já conhece tudo sobre a história da ex-jogadora de vôlei, aproveite para conhecer mais sobre outros grandes ídolos do esporte brasileiro: