No vasto universo do tênis, nomes brilhantes surgem e conquistam seu espaço com habilidade e determinação.
Entre essas estrelas em ascensão, destaca-se Alexander Zverev, um campeão que tem deixado sua marca nas quadras e conquistado corações ao redor do mundo.
Conheça um pouco mais da vida, carreira e títulos do jovem tenista.
Quem é Alexander Zverev?
Alexander Zverev é um tenista alemão, nascido em Hamburgo, no dia 20 de abril de 1997. Ele se tornou profissional em 2013 e, em novembro de 2017, atingiu sua melhor posição no ranking da ATP, tornando-se o então 3º melhor tenista do mundo.
Conhecido também por seu apelido Sascha, Zverev é filho do ex-tenista russo Alexander Zverev Sr., que figurou no top 200 na década de 1980 e atualmente é seu treinador, e é irmão do também tenista profissional Mischa Zverev.
No circuito mundial, Alexander Zverev se notabilizou pelos títulos em torneios Masters 1000 e também por ter sido campeão do ATP Finals de 2018.
O tenista alemão ainda persegue seu primeiro título de Grand Slam como profissional. Em 2020, ele alcançou sua primeira final de Major no US Open. Zverev abriu 2 a 0 na final contra Dominic Thiem, mas foi derrotado no tie-break do quinto set.
Mesmo que não tivesse participado de nenhuma final dos quatro principais torneios do circuito mundial até setembro de 2020, ele se mantém entre os 10 primeiros do mundo desde 31 de julho de 2017.
Aos 20 anos, ele já havia se tornado o mais jovem tenista a figurar no top 20 desde o sérvio Novak Djokovic.
Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Quando e como Alexander Zverev começou no tênis?
Alexander Zverev, conhecido também como Sascha, começou a praticar tênis aos 5 anos.
Toda a sua família tem relação com o esporte. Seu pai, Alexander, foi tenista profissional e chegou ao número 175 do ranking mundial em 1985. Atualmente, é o treinador de Sascha.
Sua mãe, Irina, também foi tenista profissional na União Soviética e atualmente é treinadora de tênis.
Já seu irmão mais velho, Mischa Zverev, também é tenista profissional e atingiu sua melhor colocação no ranking da ATP em 24 de julho de 2017, quando foi o 25º colocado.
Mischa tem 5 títulos como profissional na carreira, sendo um de simples, na grama de Eastbourne, e outros quatro em duplas — dois deles ao lado de Alexander Zverev.
Mais bem-sucedido entre todos os tenistas da família Zverev, Sascha deu claras demonstrações de seu talento durante a adolescência. Como juvenil, ele foi campeão do Australian Open de 2014.
Logo no início da carreira como profissional, Alexander Zverev continuou sua ascensão e conquistou os primeiros títulos.
Saiba mais, a seguir, sobre os títulos de Alexander Zverev como tenista profissional!
Quantas vezes Alexander Zverev foi campeão?
Em sua carreira como tenista profissional, Alexander Zverev tem 19 títulos em simples de torneios da ATP e dois em duplas, totalizando 21 conquistas. Além disso, possui quatro troféus da Laver Cup.
Entre os principais títulos de Zverev, estão três torneios Masters 1000 (Roma, Canadá e Madri), e o ATP Finals de 2018.
No Masters 1000 de Roma, em 2017, Alexander Zverev derrotou Novak Djokovic na final e se tornou o mais jovem campeão de um torneio de Masters desde o próprio sérvio em 2007.
Já no Masters do Canadá, ainda em 2017, o alemão foi campeão ao vencer Roger Federer na decisão. Assim, ele foi o primeiro tenista fora do Big Four (Federer, Nadal, Djokovic e Murray) a vencer dois torneios desta categoria em uma mesma temporada desde o argentino David Nalbandian em 2007.
O terceiro título de Masters 1000 de Zverev veio em 2018 em Madri, com vitória sobre Dominic Thiem na decisão. Com a conquista, Sascha se tornou o primeiro tenista em atividade fora do Big Four a ter três títulos de Masters.
No ATP Finals de 2018, Alexander Zverev foi campeão ao derrotar Roger Federer nas semifinais e Novak Djokovic na final, ambos em sets diretos.
Como duplista, os dois títulos de Sascha foram conquistados ao lado de seu irmão mais velho Mischa Zverev.
No US Open de 2020, o alemão chegou à sua primeira final de Grand Slam. Ele abriu 2 a 0 diante de Dominic Thiem, mas sofreu a virada.
Em 2021, Alexander Zverev voltou a conquistar o título do ATP Masters 1000 de Madri. Para ser campeão do torneio espanhol pela segunda vez na carreira, o alemão venceu o italiano Matteo Berrettini por 2 a 1, de virada, na final.
Títulos de Alexander Zverev
Simples
2016
- São Petersburgo
2017
- Masters 1000 do Canadá
- Washington
- Masters 1000 Rome
- Munique
- Montpellier
2018
- Nitto ATP Finals
- Washington
- Masters 1000 Madrid
- Munique
2019
- Genebra
2020
- Cologne 2
- Cologne 1
2021
- Nitto ATP Finals
- Vienna (Indoor/Hard)
- Masters 1000 Cincinnati
- Tokyo Olympics
- Masters 1000 Madrid
- Acapulco
Duplas
- Montpellier, ao lado de Mischa Zverev (2017)
- Acapulco, ao lado de Mischa Zverev (2019)
Finais de Grand Slam de Alexander Zverev
- US Open de 2020: Dominic Thiem 3 x 2 Alexander Zverev (2-6, 4-6, 6-4, 6-3, 7-6)
Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:
- Regras da Fórmula 1 em 2024: treinos, pontuação, pneus e tudo mais
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Jacksonville Jaguars: história, resultados e elenco
- As melhores chuteiras de futebol para campo, futsal e society
- Sistemas Táticos do Voleibol: Guia completo [com imagens e vídeos]
Maiores rivais de Alexander Zverev
Um dos mais promissores tenistas da nova geração, Alexander Zverev já proporcionou bons confrontos com outros contemporâneos, como Dominic Thiem e Nick Kyrgios, além de ter feito duelos importantes contra veteranos, como Roger Federer e Novak Djokovic.
Em relação aos tenistas da nova geração, Zverev já formou duplas tanto com Thiem quanto com Kyrgios na temporada de 2016.
Nos duelos com Dominic Thiem, o alemão leva a pior em Grand Slams, com derrotas em Roland-Garros, em 2016 e 2018, e também na semifinal do Australian Open, em 2020.
Já nos confrontos com o Kyrgios, uma declaração após uma derrota na final do ATP 500 de Acapulco, em 2019, foi o momento mais marcante da rivalidade com o tenista australiano.
“O Nick venceu três top 10 esta semana, mais o Wawrinka que é campeão de Grand Slams. Quando alguém faz algo assim num torneio ATP 500 significa que merece o título. O público teve os seus altos e baixos com ele durante a semana, mas ele é o real campeão da semana. Foi o número um do torneio, por isso, peço às pessoas que o entendam e lhe dêem crédito pela sua vitória”, elogiou o alemão.
Zverev tem no currículo uma vitória sobre Roger Federer na grama, especialidade do suíço, no torneio de Halle de 2016. No ano seguinte, eles voltaram a se enfrentar no mesmo torneio, com Federer levando a melhor. Em ATP Finals, os confrontos Zverev e Federer também têm uma vitória para cada lado.
Frases famosas de Alexander Zverev
- “Não vou mudar e tirar as emoções do meu jogo. É importante ter emoções no esporte. Se você não tem emoções, é como se realmente não se importasse. Porque se você se importa com alguma coisa, sempre será emocional. Não importa se é esporte ou vida pessoal”
- “Meu sucesso tem muito a ver com Mischa (irmão mais velho). Era ele que sempre praticava comigo quando eu era pequeno, quando eu era júnior”
- “Eu acho que é normal que, na primeira vez que você encontrar Federer, Murray ou Djokovic, fique nervoso. Mas depois de um tempo, eles se tornam oponentes normais, pessoas que você vê toda semana. É assim que você tem que pensar. Você não pode pensar nelas como lendas. Quando você vê alguém na quadra, precisa tratar todos os oponentes da mesma maneira”
- “Acho que a razão pela qual meu relacionamento funciona tão bem com meu pai é que podemos separar nossas vidas de tênis das nossas vidas pessoais”
- “Fisicamente, os melhores jogadores estão em um nível diferente dos outros jogadores, e é por isso que eles estão no topo”
- “A melhor maneira é não ler tanto da mídia e do que eles escrevem”
Bastante elogiado pelos principais tenistas do circuito mundial, Alexander Zverev iniciou bem sua carreira, com conquistas de Masters 1000 e ATP Finals. A missão ao alemão agora é melhorar seu desempenho em Grand Slams. Ele chegou à sua primeira final no US Open de 2020, mas sofreu a virada diante de Dominic Thiem depois de abrir 2 a 0.
Será que veremos Zverev ser campeão de um dos quatro principais torneios em breve? Enquanto esperamos pelos próximos passos de Sascha, aproveite para saber mais da trajetória de outros tenistas:
- Daniil Medvedev
- Ashleigh Barty
- Karolina Pliskova
- Kei Nishikori
- Stefanos Tsitsipas
- Fernando Meligeni
- Maria Esther Bueno
- Serena Williams
- Gustavo Kuerten
- Rafael Nadal
- Pete Sampras
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.