Pequena na altura, gigante na ginástica. Flávia Saraiva, a simpática Flavinha, é esperança brasileira de medalha na Olimpíada de Tóquio em 2021!
Enquanto a competição não chega, que tal ficar por dentro da carreira da atleta carioca? Reunimos sua biografia, medalhas conquistadas e curiosidades. Segue o fio!
Quem é Flávia Saraiva?
Flávia Lopes Saraiva é uma esportista profissional de ginástica artística. Ela nasceu no dia 30 de setembro de 1999 no Rio de Janeiro. Suas especialidades são solo e trave.
Flavinha, como é mais conhecida, treina no Flamengo com o seu mentor Francisco Porath. Possui 1,45m de altura, 43 kg e várias conquistas relevantes no currículo.
Em competições sênior de grande escalão, são 17 medalhas acumuladas até o momento, divididas em sete ouros, três pratas e sete bronzes.
Biografia de Flávia Saraiva
A carioca cultiva a paixão pela ginástica desde pequena. Com oito anos de idade, já praticava a modalidade em uma ONG destinada às escolas públicas.
Descoberto o seu gigantesco talento, logo arrumou as malas para treinar em outra cidade. Isso porque aos 11, mesmo com certa apreensão da família, decidiu se estabelecer em Três Rios, ao sul do estado, junto de algumas colegas e do treinador.
Flávia ganhou experiência através de um projeto fundado por Georgette Vidor, renomada professora de educação física. Inspirada por suas ídolos Daniele Hypólito e Daiane dos Santos, não tardou a se destacar nos primeiros campeonatos juvenis.
Mergulhe no mundo dos esportes olímpicos:
- Quiz: Quem estava na seleção de vôlei em Sydney 2000?
- Ciclismo de Pista: a bicicleta, todas as provas e regras
- Michael Phelps: biografia, medalhas e recordes do nadador
- Melhores nadadores do mundo: confira o top 10 da história
- Melhores jogadores de handebol do mundo: veja o top 10 atual
História de Flávia Saraiva
O primeiro campeonato internacional da ginasta foi o Houston National Invitational. Depois disso, emplacou várias participações em eventos tradicionais, como os Jogos Sul-Americanos da Juventude, o Pan-Americano Juvenil e as Olimpíadas da Juventude.
Seu primeiro grande resultado na “base” aconteceu em 2014, quando faturou três medalhas nos Jogos Olímpicos de Nanquim, China: prata no individual geral e traves; ouro no solo. A partir daí, Flavinha recebeu os primeiros patrocínios e auxílios do governo.
No ano seguinte, em 2015, realizou sua estreia sênior em Copas do Mundo, acumulando, logo de cara, mais duas honrarias para a coleção: ouro no solo e prata na trave. Nada poderia ser melhor, pois a competição foi sediada no Brasil, em São Paulo!
Na mesma temporada, ainda cravou dois bronzes no Pan-Americano de Toronto, Canadá: uma medalha no individual geral e outra por equipes. O terreno estava pavimentado para 2016, seu melhor ano da história! Pelo menos por enquanto.
Além de sua primeira participação em Olimpíadas (Rio 2016), com apenas 16 anos de idade, Flávia Saraiva arrematou quatro ouros e uma prata nas etapas de Baku e Anadia, durante a Copa do Mundo de Ginástica. A carioca consolidava de vez seu nome no esporte!
Medalhas de Flávia Saraiva (sênior)
- 2015 – Copa do Mundo, São Paulo – solo (ouro)
- 2015 – Copa do Mundo, São Paulo – trave (prata)
- 2015 – Pan-Americano, Toronto – equipes (bronze)
- 2015 – Pan-Americano, Toronto – individual geral (bronze)
- 2016 – Copa do Mundo, Baku – solo (ouro)
- 2016 – Copa do Mundo, Baku – trave (ouro)
- 2016 – Copa do Mundo, Baku – barras assimétricas (bronze)
- 2016 – Copa do Mundo, Anadia – solo (ouro)
- 2016 – Copa do Mundo, Anadia – trave (ouro)
- 2017 – Copa do Mundo, Osijek – solo (prata)
- 2017 – Copa do Mundo, Koper – barras assimétricas (bronze)
- 2018 – Copa do Mundo, Cottbus – solo (ouro)
- 2018 – Copa do Mundo, Cottbus – barra (prata)
- 2019 – Copa do Mundo, Stuttgart – equipes (ouro)
- 2019 – Pan-Americano, Lima – equipes (bronze)
- 2019 – Pan-Americano, Lima – solo (bronze)
- 2019 – Pan-Americano, Lima – individual geral (bronze)
Flavinha em Tóquio 2021
Flávia já está classificada para a Olimpíada do Japão e chega como candidata às primeiras colocações, principalmente no solo, na trave e no individual geral. Caso consiga um pódio, será a primeira medalhista mulher da ginástica artística brasileira.
Além de Simone Biles, que dispensa comentários e deverá ser a grande estrela da modalidade, a carioca medirá forças com outras rivais na batalha por uma medalha.
No solo e no individual geral, apesar do favoritismo de Biles, Jade Carey, Sunisa Lee e Angelina Melnikova serão adversárias difíceis de serem batidas.
Na trave, entretanto, a norte-americana multicampeã já acumulou alguns deslizes durante a Copa do Mundo. Flavinha pode garantir um pódio ao lado de Li Shijia e Ana Padurariu, outros dois nomes fortes na categoria.
Curiosidades de Flávia Saraiva
Pra finalizar, algumas curiosidades de Flávia Saraiva que talvez você não saiba! Em entrevista ao El País, foi revelado que a ginasta não mostrou suas primeiras aptidões à ginástica nos treinos, mas sim escalando goiabeiras e fazendo piruetas nos galhos!
Quem lhe encorajou a realizar as primeiras aulas foi sua prima e professora de educação física. No começo da carreira, sua mãe largou o trabalho para acompanhá-la nos treinamentos. A rotina da família foi bem árdua até 2014, quando, Flavinha, aos 14 anos, finalmente começou a receber salários e incentivos financeiros.
Outo fato interessante é que a carioca sempre foi mais quieta do que as colegas. Em vez de sair após os treinos, preferia voltar para a casa, ficar com a família e assistir TV. É por isso que a trilha sonora das suas apresentações no solo costumavam ser de desenhos animados!
Por fim, Flavinha é simpática ao extremo. Nos Jogos do Rio, sempre com um sorriso largo no rosto, conquistou os corações da torcida, das adversárias, atletas de outras modalidades e até mesmo do júri!
Agora que você sabe tudo sobre Flávia Saraiva, que tal dar uma conferida em outros conteúdos da Esportelândia? Falamos de tudo!
- O que é scrim no Fortnite? Entenda o modelo de treino
- Veja como aumentar o FPS do CS:GO em 8 passos infalíveis
- Saiba tudo sobre Ayrton Senna: os títulos, a história e o legado
- Saiba tudo sobre Marcelinho Machado, ex-jogador de basquete
- Conheça todas as diferenças entre rugby e futebol americano
*Última atualização feita em 9 de novembro de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!