Você tem ficado irritado com travadas no Counter-Strike? Seu computador não está aguentando aquele rush TR no bomb A da Inferno? Calma! Há solução. Fique por aqui, porque te ensinaremos a como aumentar o FPS do CS:GO.
O FPS, ou seja, frames per second (taxa de quadros por segundo), é a quantidade de informação na tela que um computador consegue entregar nessa fração de tempo. O ideal é sempre jogar com 60 FPS, mas nem toda máquina consegue performar o resultado perfeito.
Isso depende muito das peças: placa de vídeo, processador, memória, etc. As máquinas mais fracas precisam de um “empurrãozinho” pra rodar nosso querido CS. Em outras palavras, é recomendável seguir alguns métodos para otimizar o desempenho do jogo.
Bora ver quais são essas dicas?
Como aumentar o FPS do CS:GO
- Aplique comandos de inicialização
- Altere as configurações gráficas
- Configure a placa de vídeo
- Atualize os drivers da placa de vídeo
- Altere o plano de energia do PC
- Coloque o CS:GO como prioridade
- Faça a limpeza das peças
- Faça a limpeza do sistema
Aplique comandos de inicialização
Iniciamos o guia “como aumentar o FPS do CS:GO” com uma estratégia que nem todo mundo conhece: aplicar comandos de inicialização na Steam. Para isso, basta entrar na plataforma, clicar com o botão direito no ícone do jogo e selecionar “propriedades”.
Em sequência, clique em “definir opções de inicialização”. Uma caixa irá aparecer e você poderá digitar alguns comandos que certamente deixarão o Counter-Strike mais leve:
- -novid: o jogo abrirá sem a apresentação inicial
- -nojoy: retira o suporte para controles de videogame
- +fps_max 0: o game não terá limite de FPS
- -limitvsconst: limita a quantidade de vertex shaders para 256
- -forcenovsync: desativa o VSync
- +r_dynamic 0: remove a iluminação dinâmica do jogo
- cl_forcepreload 1: o cliente vai pré-carregar os arquivos do mapa durante a tela de carregamento e não no meio da partida
Altere as configurações gráficas
Essa dica é clássica! Nem todos os computadores têm força o suficiente para rodar os jogos nas configurações gráficas mais elevadas. Nesse caso, é um bom negócio trocar a qualidade estética por alguns pontos extras de FPS.
Com o Counter-Strike aberto, acesse a aba “vídeo avançado”. É bem provável que as opções estejam priorizando a beleza da imagem. Infelizmente não é isso que a gente quer! Assim sendo, recomendamos utilizar o seguinte setup:
- Qualidade global das sombras: muito baixa
- Detalhe dos modelos e texturas: baixo
- Fluxo de texturas: desativado
- Detalhe dos efeitos: baixo
- Detalhe do shader: baixo
- Renderização multinuclear: ativado
- Antiserrilhado de amostras: nenhum
- Antiserrilhado FXAA: desativado
- Modo de filtragem das texturas: bilinear
- Aguardar sinc. vertical: desativado
- Desfoque de movimento: desativado
Quanto menos detalhes, texturas e camadas os gráficos tiverem, menos travado o jogo ficará. Tudo isso resulta em um ganho de FPS tremendo! Outra alternativa válida é diminuir a resolução da tela, caso isso não te incomode.
Configure a placa de vídeo
As placas de vídeo possuem diversas configurações 3D que podem ser customizadas. Opções como anti-aliasing, buffering triplo e sincronização vertical são simplesmente dispensáveis para máquinas mais fracas, pois elas não serão capazes de processar gráficos tão trabalhados.
Se você tiver uma placa NVIDIA, abra o Painel de Controle NVIDIA e entre na aba “gerenciar configurações em 3D”. Feito isso, certifique-se de deixar as configurações assim:
- Anti-aliasing FXAA: desligado
- Anti-aliasing correção de gama: desligado
- Anti-aliasing modo: desligado
- Buffering triplo: desligado
- CUDA GPUs: todas
- Cache Shader: ligado
- DSR Fatores: off
- Filtragem anisotrópica: desligado
- Filtragem de textura diferencial negativo: permitir
- Filtragem de textura otimização anisotrópica: ligado
- Filtragem de textura otimização trilinear: desligado
- Filtragem de textura qualidade: alto desempenho
- Low Latency Mode: off
- Modo de gerenciamento de energia: desempenho máximo
- Multi-Frame Sampled AA: desligado
- Oclusão ambiental: desligado
- Otimização segmentada: ligado
- Quadros pré-renderizados: 1
- Sincronização vertical: desligado
Se você tem uma placa AMD, não se desespere! É possível desabilitar algumas features desnecessárias também. Abra as Configurações Radeon, acesse a aba “jogos”, depois em “gráficos globais”, seguido de “placa gráfica” e, finalmente, no botão “padrão”. Configure assim:
- Radeon Anti Lag: desativado
- Radeon Chill: desativado
- Radeon Boost: desativado
- Aprimoramento de imagens Radeon: desativado
- Radeon Enhanced Sync: desativado
- Aguardar atualização vertical: desativado
Feito isso, continue na mesma página e abra a guia “avançado”:
- Anti-aliasing: configurações do aplicativo
- Método de anti-aliasing: multiamostragem
- Anti-aliasing morfológico: desativado
- Filtragem anisotrópica: desativado
- Qualidade de filtragem de textura: desempenho
- Otimização de formato de superfície: desativado
- Modo de mosaicos: AMD otimizado
- Buffer triplo OpenGL: desativado
- Carga de trabalho da CPU: placa gráfica
- Redefinir cache de sombreador: executar redefinição
Atualize os drivers da placa de vídeo
Continuamos o guia “como aumentar o FPS do CS:GO” ainda nas placas de vídeo. Você precisa ficar de olho nas atualizações e deixar os drivers sempre em dia! Isso vai garantir com que a peça opere sempre com o que ela tem de melhor.
Isso pode ser feito em softwares das próprias fabricantes, como, por exemplo, o GeForce Experience. Outra maneira de consultar os drivers é indo até o “gerenciador de dispositivos”, abrir a aba “adaptadores de vídeo”, selecionar sua placa de vídeo e clicar com o botão direito em “atualizar driver”.
Uma terceira alternativa é visitar os sites da NVIDIA e da AMD. Escolhe o modelo da sua peça e faça o download do driver mais atualizado.
Confira mais conteúdos sobre games:
- Como melhorar no Valorant? Conheça 8 dicas essenciais!
- Os 60 melhores jogadores em fim de contrato no FIFA 21
- Conheça os 8 melhores times de LoL do mundo e do Brasil
- Melhores times de CS:GO da atualidade: confira o Top 10
- Guia de armas do Valorant: conheça todas as opções do jogo!
Altere o plano de energia do PC
Essa dica é simples e muito útil! Se você tem um computador Windows, pode alterar o plano de energia do sistema. Pode ser que sua máquina esteja configurada para operar no modo equilibrado ou para economizar bateria (isso em notebooks).
Para aumentar a performance do PC e, consequentemente, obter mais FPS, a estratégia mais recomendável é escolher o plano que renda mais desempenho. Na caixa de pesquisa, digite “editar plano de energia”, selecione “alterar configurações de energia avançadas” e marque “alto desempenho”.
Coloque o CS:GO como prioridade
Pode ser que o seu Counter-Strike não esteja rodando com 100% de performance no sistema. Outra sugestão interessante, portanto, é defini-lo como prioridade.
Para isso, abra o jogo e vá até o gerenciador de tarefas usando o atalho “CTRL + ALT + DEL”. Em seguida, abra a seção “detalhes” e procure pelo processo do jogo, que se chama “csgo.exe”.
Uma vez selecionado, clique com o botão direito e acesse a opção “definir prioridade”. Marque “alta” ou “tempo real”. Assim, sua máquina focará mais recursos no CS:GO em detrimento de outros aplicativos.
Faça a limpeza das peças
Pode parecer besteira, mas limpar o interior do seu gabinete é de extrema importância! Sabe aquela sujeira que se acumula no cooler e nas demais peças? Ela afeta o desempenho do computador e deixa a máquina mais quente.
Quanto mais quente e inoperante o PC, além do risco de estragar, implica em queda de FPS. Então nunca deixe de dar aquela geral de vez em quando! Outra dica fundamental é trocar a pasta térmica do processador uma vez por ano.
Faça a limpeza do sistema
A limpeza interna é igualmente importante! É com esse passo que finalizamos o guia “como aumentar o FPS do CS:GO”. Nunca deixe de formatar o seu computador de tempos em tempos!
Além disso, é também uma boa excluir arquivos temporários, dados de navegação e desfragmentar o disco rígido. Vai por mim, dá super certo!
Continue por aqui! Leia mais sobre esportes:
- Quiz: Tente adivinhar o elenco do Brasil na Copa de 1982
- Regras do Poker: ordem das cartas e como funciona o jogo
- Patrick Mahomes: biografia, recordes e estatísticas na NFL
- Quiz: Acerte a escalação do Corinthians no Mundial 2012
- Quiz: Quais eram os 22 pilotos da Fórmula 1 em 2008?