Todos os anos futuros astros do basquete chegam à principal liga do mundo por meio do draft da NBA. A seleção das jovens promessas desperta ansiedade em torcedores de todas as 30 franquias. Afinal, se os dirigentes trabalharem bem, há a chance de surgir ali um novo ídolo.
Relembrando as emoções que as seletivas dos esportes americanos promovem, listamos os melhores drafts da NBA na história!
Algumas classes são unanimidades e não poderiam faltar na nossa relação. Outras podem gerar polêmica justamente por não terem sido citadas aqui. O critério principal foi quantas grandes estrelas saíram de cada draft. Por isso, as gerações de Wilt Chamberlain (1959) e Kareem Abdul-Jabbar (1969) não aparecem na nossa relação.
Lembrando que a lista não está em formato de ranking. A disposição dos drafts foi organizada em ordem cronológica. Contamos com a sua opinião nos comentários! Deixe registrado qual entre todos os drafts é o seu preferido.
Não perca mais tempo e veja agora os 8 melhores drafts da NBA em todos os tempos!
Os melhores drafts da NBA na história
- Draft de 1984
- Draft de 1985
- Draft de 1987
- Draft de 1996
- Draft de 1998
- Draft de 2003
- Draft de 2009
- Draft de 2011
Draft de 1984
- Primeira escolha: Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
- Outros destaques: Michael Jordan (3º), Charles Barkley (5º) e John Stockton (16º)
Você sabia que Michael Jordan não foi a primeira escolha do draft quando foi selecionado pelo Chicago Bulls?
Antes do Goat ser escolhido, o Houston Rockets recrutou Hakeem Olajuwon e o Portland Trail Blazers selecionou Sam Bowie.
Apenas o fato de ter Michael Jordan já poderia ser um motivo para a classe de 1984 aparecer na lista dos melhores drafts. Mas, além do camisa 23 e do craque Hakeem Olajuwon, essa geração teve outros dois membros do Hall da Fama e do Dream Team dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992: Charles Barkley (5ª escolha) e John Stockton (16ª escolha).
Outros três jogadores chegaram ao All-Star Game: Alvin Robertson, Otis Thorpe e Kevin Willis.
Draft de 1985
- Primeira escolha: Patrick Ewing (New York Knicks)
- Outros destaques: Chris Mullin (7º) e Karl Malone (13º)
Se o draft de 1984 trouxe três membros do Dream Team da Olimpíada de 1992, outro trio daquela equipe veio na classe do ano seguinte.
Astro do New York Knicks, Patrick Ewing foi o primeiro escolhido. Na sétima escolha, o Golden State Warriors recrutou Chris Mullin.
Já o segundo maior cestinha da história da NBA, Karl Malone, foi selecionado em 13º pelo Utah Jazz.
Aquela geração teve outros cinco participantes do Jogo das Estrelas da NBA: Xavier McDaniel (4º), Detlef Schrempf (8º), Charles Oakley (9º), Joe Dumars (18º) A.C. Green (23º) e Terry Porter (24º).
Draft de 1987
- Primeira escolha: David Robinson (San Antonio Spurs)
- Outros destaques: Scottie Pippen (5º) e Reggie Miller (11º)
Três dos principais astros da NBA na década de 1990 iniciaram sua trajetória na liga em 1997.
O “Almirante” David Robinson, MVP da temporada 1995, foi selecionado na primeira escolha pelo San Antonio Spurs. Vale lembrar que o camisa 50, considerado um dos melhores pivôs de todos os tempos, foi também membro do Dream Team de 1992.
A quinta escolha pertencia ao Seattle SuperSonics, mas acabou sendo usada para que o Chicago Bulls tivesse o principal parceiro de Michael Jordan: Scottie Pippen.
Já o grande ídolo do Indiana Pacers e um dos maiores arremessadores de três da história, Reggie Miller, foi escolhido em 11º.
Aquela geração teve ainda outros quatro participantes do All-Star Game: Kevin Johnson (7º), Horace Grant (10º), Mark Jackson (18º) e Reggie Lewis (22º).
Draft de 1996
- Primeira escolha: Allen Iverson (Philadelphia 76ers)
- Outros destaques: Ray Allen (5º), Kobe Bryant (13º) e Steve Nash (15º)
A geração do draft de 1996 trouxe quatro grandes estrelas para a NBA. Além do cracaço Allen Iverson, escolhido na primeira posição pelos 76ers, foram recrutados: o Steve Nash.
É válido relembrar que Kobe Bryant foi selecionado pelo Charlotte Hornets e, na sequência, trocado com o Los Angeles Lakers pelo pivô Vlade Divac.
Além das quatro estrelas citadas, o draft de 1996 contou com mais seis All-Stars: Shareef Abdur-Rahim (3º), Stephon Marbury (4º), Antoine Walker (6º), Peja Stojakovic (14º), Jermaine O’Neal (17º) e Zydrunas Ilgauskas (20º).
Draft de 1998
- Primeira escolha: Michael Olowokandi (Los Angeles Clippers)
- Outros destaques: Vince Carter (5º), Dirk Nowitzki (9º) e Paul Pierce (10º)
Se olharmos apenas para a primeira escolha, o draft de 1998 não poderia estar na relação dos melhores da NBA. Afinal, o nigeriano Michael Olowokandi é considerado um dos maiores “busts” da história.
Entretanto, a classe de 1998 foi a responsável por trazer o alemão Dirk Nowitzki para a NBA. Recrutado pelo Milwaukee Bucks, o melhor europeu que já atuou na liga foi imediatamente trocado com o Dallas Mavericks.
Além de Nowitzki, foram selecionados os craques Vince Carter e Paul Pierce. Outros dois jogadores chegaram ao All-Star Game: Antawn Jamison (3º) e Rashard Lewis (32º).
Draft de 2003
- Primeira escolha: LeBron James (Cleveland Cavaliers)
- Outros destaques: Carmelo Anthony (3º), Chris Bosh (4º), Dwyane Wade (5º)
Um quarteto estelar foi selecionado no draft de 2003 da NBA. Antes mesmo de ter passado pelo basquete universitário, LeBron James foi a primeira escolha, recrutado pelo Cleveland Cavaliers.
Depois de King James, vieram três outros astros entre os seis primeiros escolhidos: Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade.
Por sinal, o trio formado por James, Bosh e Wade disputou quatro finais consecutivas da NBA pelo Miami Heat e conquistou dois títulos.
No top 6 dos escolhidos de 2003, apenas o sérvio Darko Milicic, recrutado na segunda posição pelo Detroit Pistons, não se tornou um All-Star, embora tenha permanecido na liga entre 2003 e 2012.
Além do quarteto citado, chegaram ao Jogo das Estrelas: Chris Kaman (6º), David West (18º) e Josh Howard (19º).
O brasileiro Leandrinho foi o 28º escolhido. Ele foi selecionado pelo San Antonio Spurs e trocado com o Phoenix Suns.
Draft de 2009
- Primeira escolha: Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
- Outros destaques: James Harden (3º), Stephen Curry (7º), DeMar DeRozan (9º)
As impressionantes enterradas do ala-pivô Blake Griffin impulsionaram a sua escolha na primeira posição do draft de 2009. No top 10 daquela turma, vieram outros três grandes estrelas.
MVP da NBA na temporada 2018, James Harden foi o terceiro escolhido, pelo Oklahoma City Thunder.
Na sétima escolha, o Golden State Warriors recrutou o sensacional arremessador de três e único MVP unânime da história da NBA Stephen Curry.
Já DeMar DeRozan foi o décimo escolhido, pelo Toronto Raptors.
Além dos quatro astros, dois outros membros do draft de 2009 chegaram ao All-Star Game: Jrue Holiday (17º) e Jeff Teague (19º).
Draft de 2011
- Primeira escolha: Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)
- Outros destaques: Kemba Walker (9º), Klay Thompson (11º), Kawhi Leonard (15º) e Jimmy Butler (30º)
Algumas das principais estrelas a atuar na NBA nos últimos anos chegaram à liga no draft de 2011. Coube ao armador Kyrie Irving a honra de ser o primeiro escolhido numa classe recheada de talentos.
Campeão da NBA por San Antonio Spurs e Toronto Raptors e duas vezes MVP das Finais, Kawhi Leonard foi apenas o 15º escolhido.
Antes dele, foram selecionados Kemba Walker e Klay Thompson. Já Jimmy Butler foi o último recrutado da primeira rodada.
O pivô montenegrino Nikola Vucevic, selecionado na 16ª escolha pelo New York Knicks, também é um membro da classe de 2011 a já ter disputado um All-Star Game.
Com o draft de 2011, encerramos nossa lista dos 8 melhores de todos os tempos. Sentiu falta de alguma classe por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!
E aproveite para conhecer todos os detalhes do draft da NBA e para acompanhar a próxima seleção sem nenhuma dúvida.
Confira também outras listas de basquete e veja se concorda com a gente:
- As 10 melhores jogadoras de basquete de todos os tempos
- Top 5 melhores jogadores de basquete dos Estados Unidos
- 10 melhores alas-armadores da NBA na história e atualidade
- Melhores centrais do vôlei: confira o top 10 da história
- Os 10 melhores times da NBA de todos os tempos
*Última atualização em 16 de junho de 2020
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!