Toda temporada da principal liga de basquete do mundo conta com um evento conhecido como draft da NBA. É a seleção das jovens promessas do basquete universitário americano e também de jogadores ao redor do mundo e que desperta a atenção dos torcedores de todas as franquias da NBA. Afinal, se os dirigentes fizerem uma boa escolha, sua equipe pode dar um salto de qualidade muito grande de um ano para o outro.

Relembrando as emoções que as seletivas dos esportes americanos promovem, listamos os melhores drafts da NBA na história!

Algumas classes são unanimidades e não poderiam faltar na nossa relação. Outras podem gerar polêmica justamente por não terem sido citadas aqui. O critério principal foi quantas grandes estrelas saíram de cada draft. Por isso, as gerações de Wilt Chamberlain (1959) e Kareem Abdul-Jabbar (1969) não aparecem na nossa relação.

Lembrando que a lista não está em formato de ranking. A disposição dos drafts foi organizada em ordem cronológica. Contamos com a sua opinião nos comentários! Deixe registrado qual entre todos os drafts é o seu preferido. 

Não perca mais tempo e confira agora os 8 melhores drafts da NBA em todos os tempos!

Os melhores drafts da NBA na história

  • Draft de 1984
  • Draft de 1985
  • Draft de 1987
  • Draft de 1996
  • Draft de 1998
  • Draft de 2003
  • Draft de 2009
  • Draft de 2011

Draft de 1984

Michael Jordan melhores drafts da NBA
Michael Jordan foi o terceiro escolhido no draft da NBA de 1984
  • Primeira escolha: Hakeem Olajuwon (Houston Rockets)
  • Outros destaques: Michael Jordan (3º), Charles Barkley (5º) e John Stockton (16º)

Você sabia que Michael Jordan não foi a primeira escolha do draft quando foi selecionado pelo Chicago Bulls

Antes do Goat ser escolhido, o Houston Rockets recrutou Hakeem Olajuwon e o Portland Trail Blazers selecionou Sam Bowie.

Apenas o fato de ter Michael Jordan já poderia ser um motivo para a classe de 1984 aparecer na lista dos melhores drafts. Mas, além do camisa 23 e do craque Hakeem Olajuwon, essa geração teve outros dois membros do Hall da Fama e do Dream Team dos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992: Charles Barkley (5ª escolha) e John Stockton (16ª escolha).

Outros três jogadores chegaram ao All-Star Game: Alvin Robertson, Otis Thorpe e Kevin Willis. Outro nome desse draft que se tornou importante foi Rick Carlisle, mas não como jogador e sim como treinador. No início dos anos 2000 treinou Detroit Pistons e Indiana Pacers, chegando as finais de conferência uma vez por cada equipe mas sendo derrotado. Depois comandando o Dallas Mavericks foi campeão da NBA em 2011.

É nesse draft que o brasileiro Oscar Schmidt foi recrutado pelo então New Jersey Nets, apesar de nunca ter atuado na NBA. Naquela época, se o jogador escolhesse participar da liga americana de basquete, não poderia atuar mais por seu país em competições oficiais. Dessa forma, Oscar preferiu seguir sua carreira fora da NBA e jogando pela Seleção Brasileira.

Draft de 1985

Patrick Ewing melhores drafts da NBA
Com a primeira escolha do draft da NBA de 1985, os Knicks selecionaram Patrick Ewing
  • Primeira escolha: Patrick Ewing (New York Knicks)
  • Outros destaques: Chris Mullin (7º) e Karl Malone (13º) Joe Dumars (18º)

Se o draft de 1984 trouxe três membros do Dream Team da Olimpíada de 1992, outro trio daquela equipe veio na classe do ano seguinte.

Astro do New York Knicks, Patrick Ewing foi o primeiro escolhido. Na sétima escolha, o Golden State Warriors recrutou Chris Mullin.

Já o segundo maior cestinha da história da NBA, Karl Malone, foi selecionado em 13º pelo Utah Jazz.

Aquela geração teve outros cinco participantes do Jogo das Estrelas da NBA: Xavier McDaniel (4º), Detlef Schrempf (8º), Charles Oakley (9º), Joe Dumars (18º) A.C. Green (23º) e Terry Porter (24º).

Ainda nessa classe, podemos citar Joe Dumars como outro jogador que chegou ao Hall da Fama da NBA. A.C. Green foi campeão três vezes da NBA com o Los Angeles Lakers e Manute Bol que foi recrutado na posição 31, é até hoje o jogador mais alto da história da liga, ao lado de Gheorghe Mureșan.

Draft de 1987

David Robinson melhores drafts da NBA
O pivô David Robinson foi draftado pelos Spurs na primeira escolha de 1987
  • Primeira escolha: David Robinson (San Antonio Spurs)
  • Outros destaques: Scottie Pippen (5º) e Reggie Miller (11º)

Três dos principais astros da NBA na década de 1990 iniciaram sua trajetória na liga em 1997.

O “Almirante” David Robinson, MVP da temporada 1995, foi selecionado na primeira escolha pelo San Antonio Spurs. Vale lembrar que o camisa 50, considerado um dos melhores pivôs de todos os tempos, foi também membro do Dream Team de 1992. 

A quinta escolha pertencia ao Seattle SuperSonics, mas acabou sendo usada para que o Chicago Bulls tivesse o principal parceiro de Michael Jordan: Scottie Pippen.

Já o grande ídolo do Indiana Pacers e um dos maiores arremessadores de três da história, Reggie Miller, foi escolhido em 11º.

Aquela geração teve ainda outros quatro participantes do All-Star Game: Kevin Johnson (7º), Horace Grant (10º), Mark Jackson (18º) e Reggie Lewis (22º).

Kenny Smith, hoje jornalista, foi campeão duas vezes da NBA, em 1994 e 1995 com o Houston Rockets que era comandado por Hakeem Olajuwon. Outro grande campeão desse draft é Horace Grant, que venceu três títulos com o Chicago Bulls de Michael Jordan e um com os Los Angeles Lakers de Kobe Bryant.

Draft de 1996

Kobe Bryant draft Charlotte Hornets
Kobe Bryant foi selecionado pelo Charlotte Hornets antes de ser trocado com o Los Angeles Lakers
  • Primeira escolha: Allen Iverson (Philadelphia 76ers)
  • Outros destaques: Ray Allen (5º), Kobe Bryant (13º) e Steve Nash (15º)

A geração do draft de 1996 trouxe quatro grandes estrelas para a NBA. Além do cracaço Allen Iverson, escolhido na primeira posição pelos 76ers, foram recrutados: Ray Allen, Kobe Bryant e Steve Nash.

É válido relembrar que Kobe Bryant foi selecionado pelo Charlotte Hornets e, na sequência, trocado com o Los Angeles Lakers pelo pivô Vlade Divac. Além disso, o jovem Kobe foi escolhido diretamente da escola, sem ter passado pelo basquete universitário.

Além das quatro estrelas citadas, o draft de 1996 contou com mais seis All-Stars: Shareef Abdur-Rahim (3º), Stephon Marbury (4º), Antoine Walker (6º), Peja Stojakovic (14º), Jermaine O’Neal (17º) e Zydrunas Ilgauskas (20º).

Além desses, essa safra contou com mais um jogador importante e que foi cinco vezes campeão da NBA. Trata-se de Derek Fisher, armador que venceu troféus com o Lakers, sendo importante na armação de jogadas e em algumas bolas de três pontos decisivas.

Draft de 1998

Dirk Nowitzki melhores drafts da NBA
Dirk Nowitzki foi selecionado pelo Milwaukee Bucks e trocado com o Dallas Mavericks
  • Primeira escolha: Michael Olowokandi (Los Angeles Clippers)
  • Outros destaques: Vince Carter (5º), Dirk Nowitzki (9º) e Paul Pierce (10º)

Se olharmos apenas para a primeira escolha, o draft de 1998 não poderia estar na relação dos melhores da NBA. Afinal, o nigeriano Michael Olowokandi é considerado um dos maiores “busts” da história.

Entretanto, a classe de 1998 foi a responsável por trazer o alemão Dirk Nowitzki para a NBA. Recrutado pelo Milwaukee Bucks, o melhor europeu que já atuou na liga foi imediatamente trocado com o Dallas Mavericks.

Além de Nowitzki, foram selecionados os craques Vince Carter e Paul Pierce. Outros dois jogadores chegaram ao All-Star Game: Antawn Jamison (3º) e Rashard Lewis (32º).

Outros jogadores podem ser lembrados por seu impacto na liga, como por exemplo Jason Williams, campeão da NBA em 2006 com o Miami Heat de Dwyane Wade e Shaq. Jason tinha um estilo de jogo único com passes muito plásticos.

Além dele, Mike Bibby, Tyronn Lue e Al Harrington tiveram carreiras longas na NBA e deixaram suas marcas.

Draft de 2003

LeBron James draft da NBA 2003
LeBron James foi escolhido pelos Cavaliers na primeira escolha do draft da NBA 2003
  • Primeira escolha: LeBron James (Cleveland Cavaliers)
  • Outros destaques: Carmelo Anthony (3º), Chris Bosh (4º), Dwyane Wade (5º)

Um quarteto estelar foi selecionado no draft de 2003 da NBA. Antes mesmo de ter passado pelo basquete universitário, LeBron James foi a primeira escolha, recrutado pelo Cleveland Cavaliers.

Depois de King James, vieram três outros astros entre os seis primeiros escolhidos: Carmelo Anthony, Chris Bosh e Dwyane Wade.

Por sinal, o trio formado por James, Bosh e Wade disputou quatro finais consecutivas da NBA pelo Miami Heat e conquistou dois títulos.  

No top 6 dos escolhidos de 2003, apenas o sérvio Darko Milicic, recrutado na segunda posição pelo Detroit Pistons, não se tornou um All-Star, embora tenha permanecido na liga entre 2003 e 2012. 

Além do quarteto citado, chegaram ao Jogo das Estrelas: Chris Kaman (6º), David West (18º), Josh Howard (19º), Mo Williams (47º) e Kyle Korver (51º). 

O brasileiro Leandrinho foi o 28º escolhido. Ele foi selecionado pelo San Antonio Spurs e trocado com o Phoenix Suns. O atleta foi eleito melhor 6º homem da liga e foi peça importante na equipe enquanto esteve em Phoenix. Foi campeão da NBA em 2015 com o Golden State Warriors.

Essa geração contou ainda com muitos estrangeiros importantes e que atuaram por algum tempo na liga. Entre eles estão, o argentino Carlos Delfino, os franceses Boris Diaw e Mickael Pietrus e o georgiano Zaza Pachulia.

Draft de 2009

Stephen Curry melhores drafts da NBA
Stephen Curry foi apenas o sétimo escolhido no draft de 2009
  • Primeira escolha: Blake Griffin (Los Angeles Clippers)
  • Outros destaques: James Harden (3º), Stephen Curry (7º), DeMar DeRozan (9º)

As impressionantes enterradas do ala-pivô Blake Griffin impulsionaram a sua escolha na primeira posição do draft de 2009. No top 10 daquela turma, vieram outros três grandes estrelas.

MVP da NBA na temporada 2018, James Harden foi o terceiro escolhido, pelo Oklahoma City Thunder.

Na sétima escolha, o Golden State Warriors recrutou o sensacional arremessador de três e único MVP unânime da história da NBA Stephen Curry.

Já DeMar DeRozan foi o décimo escolhido, pelo Toronto Raptors.

Além dos quatro astros, dois outros membros do draft de 2009 chegaram ao All-Star Game: Jrue Holiday (17º) e Jeff Teague (19º).

Podemos citar ainda jogadores que tiveram boas carreiras na NBA, como Tyreke Evans (4º), Ricky Rubio (5º), Darren Collison (21º), Taj Gibson (26º), Sergio Llull (34º), Patrick Beverley (42º), Nando de Colo (53º) e Patty Mills (55º).

Draft de 2011

Kyrie Irving melhores drafts da NBA
Kyrie Irving foi o primeiro escolhido do draft da NBA de 2011
  • Primeira escolha: Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers)
  • Outros destaques: Kemba Walker (9º), Klay Thompson (11º), Kawhi Leonard (15º) e Jimmy Butler (30º)

Algumas das principais estrelas a atuar na NBA nos últimos anos chegaram à liga no draft de 2011. Coube ao armador Kyrie Irving a honra de ser o primeiro escolhido numa classe recheada de talentos.

Campeão da NBA por San Antonio Spurs e Toronto Raptors e duas vezes MVP das Finais, Kawhi Leonard foi apenas o 15º escolhido. 

Antes dele, foram selecionados Kemba Walker e Klay Thompson. Já Jimmy Butler foi o último recrutado da primeira rodada.

O pivô montenegrino Nikola Vucevic, selecionado na 16ª escolha pelo New York Knicks, também é um membro da classe de 2011 a já ter disputado um All-Star Game.

Podemos citar ainda alguns nomes que continuam atuando na liga e já tiveram algum destaque ou mesmo ainda tem. São eles: Enes Kanter (3º), Tristan Thompson (4º), Jonas Valanciunas (5º), Markieff (13º) e Marcus Morris (14º), Tobias Harris (19º), Nikola Mirotic (23º), Reggie Jackson (24º) e Bojan Bogdanovic (31º).

Com o draft de 2011, encerramos nossa lista dos 8 melhores de todos os tempos. Sentiu falta de alguma classe por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

E aproveite para conhecer todos os detalhes do draft da NBA e para acompanhar a próxima seleção sem nenhuma dúvida.

Confira também outras listas de basquete e veja se concorda com a gente:

*Última atualização em 25 de novembro de 2023