Nas redes sociais do fisiculturismo é comum notarmos a presença de dois termos do dia a dia do bodybuilder: shape freak e shape estético.
Sendo duas conotações usadas para diferenciar estruturas corporais diferentes, é importante ter noção do básico para conseguir criar uma base de comparação e disseminar a diferença entre os dois formatos de físico.
Antes de mais nada, o principal ponto entre os dois, obviamente, é a quantidade de volume muscular. Nesse sentido, isso é levado até para as categorias que cada físico se encaixa.
Assim, no quesito do shape freak, é comum encontrarmos apenas na categoria Open Bodybuilder, por serem atletas com maior volume de massa.
Enquanto isso, o shape estético é muito mais visto em categorias com menos massa, como a Classic Physique e a Men’s Physique. Entretanto, há a presença de grandes atletas Open que possuem físicos estéticos. Como o brasileiro Rafael Brandão.
Diferenças de shape freak e shape estético
Como o próprio nome em inglês já se relaciona, o shape freak é aquela forma de estrutura corporal na qual o atleta possui um alto volume de massa muscular. Em alguns casos é capaz até de assustar as pessoas que andam na rua e não estão acostumadas com essa quantidade de músculos.
Dois grandes exemplos da atualidade que representam o shape freak são os atletas Nick Walker, que foi top 3 do Mr. Olympia 2022 e tem grande destaque por ser um freak com pouca idade (26 anos). Algo incomum já que construção de massa demanda tempo.
Além dele, o egípcio Big Ramy, que é sem dúvidas o maior atleta em questão de massa da atualidade, também é um ótimo representante dos físicos freak.
Enquanto isso, quando o assunto é shape estético, a explicação que melhor define o termo é que esse tipo de estrutura é o sonho da grande parte dos homens que frequentam a academia.
Cintura fina, ombros largo, baixo percentual de gordura, pernas bem trabalhadas. Ou seja, um shape estético é um tipo de físico no qual a sociedade acha bonito, ao contrário de um físico freak.
Grandes exemplos dessa estrutura são os atletas da Men’s Physique, que posam com bermuda de praia, já que eles possuem justamente ombros largos, cinturas finas, além de braços bem trabalhados e abdômen marcado.
Na Classic Physique também é comum encontrar físicos estéticos, como o alemão Urs Kalecinski e o atual Tetra campeão Chris Bumstead.
Ver essa foto no Instagram
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.