No GP do México, que ocorreu no último domingo (30), a McLaren bateu o recorde da temporada e fez o pit-stop mais rápido do ano. Durando menos de 2s, o pit-stop de Daniel Ricciardo não foi o único ápice do piloto australiano.
Assista ao top 3 pit-stops do GP do México
A dominância da Red Bull
A princípio, o melhor tempo de pit-stop da temporada de 2022 da F1 era da Red Bull com 2,09s. No ano anterior, o recorde também era da equipe austríaca com 1,88s. Vale lembrar que, em 2019, no GP do Brasil, os mesmos bateram o recorde da categoria com uma parada de 1,82s.
Nesse ano, a equipe já teve nove vitórias quanto à velocidade na troca de pneus (Austrália, Miami, Mônaco, França, Hungria, Holanda, Itália, Singapura e Estados Unidos) e é o time com maior número de pit-stops rápidos. Logo após vem a McLaren com cinco e a Alpine com três.
Dobradinha da McLaren e o recorde da temporada
Na 45ª volta do GP do México a McLaren decidiu trocar os pneus de Daniel Ricciardo e assim conquistou o melhor pit-stop dessa temporada da Fórmula 1. Em 1,98s os britânicos já haviam trocado os quatro pneus do piloto.
Além dele, Lando Norris também teve uma excelente parada, conquistando o top 2 na competição, com 2,29s. E não foi só em terras mexicanas que os Papaya Boys tiveram um bom desempenho. No Bahrein, na Arábia Saudita, em Ímola e na Áustria a equipe foi consagrada a mais rápida em troca de pneus.
Daniel Ricciardo: Driver of the Day
Com 1,98s nos boxes, o australiano fez um ótimo final de corrida. Largou na 11ª posição e terminou a corrida em 7º lugar, à frente de Esteban Ocon (Alpine). Durante a etapa, Ricciardo acaba colidindo com Yuki Tsunoda e causando sua desistência. Como consequência, foram aplicados 10s de punição ao piloto da McLaren.
Após ter momentos ruins na temporada e, principalmente, na equipe, Daniel surpreendeu a todos com tal resultado e consistência e ganhou o prêmio de Driver of the Day (“Piloto do Dia”).
That's what you call teamwork 💪#MexicoGP @McLarenF1 @DHL_Motorsports pic.twitter.com/MSZXSZgE7V
— Formula 1 (@F1) November 2, 2022
O novo regulamento e a McLaren de 2021
Como muitos devem se lembrar, na temporada passada, McLaren não era uma das melhores equipes em pit-stops, ainda com mecânicos muito competentes. Suas corridas foram diversas vezes prejudicadas pelo seu desempenho nos boxes.
Ao que parece, a equipe se adaptou bem ao novo regulamento, iniciado no meio da temporada passada. As recentes regras visam mais segurança, como, por exemplo, o fato de certas ações durarem no mínimo 0,15s e o tempo mínimo da arma de roda para a luz verde ser de 0,2s.
Top 10: os melhores tempos do México
Considerando, a McLaren não foi a única equipe com ótimos resultados, tivemos outras equipes com excepcionais resultados: Charles Leclerc (2,34s), Esteban Ocon (2,35s), Alex Albon (2,52s), Max Verstappen (2,58s), Yuki Tsunoda (2,60s), Sebastian Vettel (2,74s), George Russel (2,77s) e Lance Stroll (2,98s).
Em junção aos ingleses, a equipe Aston Martin foi a única escuderia a ter seus dois pilotos entre os 10 pit-stops mais rápidos da etapa mexicana.
GP de Interlagos: grande expectativa
O GP sediado no Brasil sempre traz grandes expectativas em todos os fãs do esporte. O mesmo deve ocorrer a aproximadamente uma semana e faz com que todos especulem sobre os próximos resultados.
Daniel Ricciardo, Lando Norris e sua equipe se mostram fortes para finalizarem a temporada da mesma maneira como fizeram no GP do México. A briga da McLaren com a Alpine para a conquista do 4º lugar no Campeonato de Construtores continua viva. Com apenas sete pontos de diferença, essa se torna uma das disputas mais interessantes desse final de campeonato.
Things you can't do as quickly as a McLaren pit-stop. 💨
A thread: pic.twitter.com/55LaMymsx5
— McLaren (@McLarenF1) November 1, 2022
Foto Destaque: Divulgação/McLaren
Meu nome é Beatriz Rodrigues Repizo, tenho 15 anos de idade e atualmente estou cursando o Ensino Médio. Meu maior foco profissional é a comunicação, dando ênfase ao Jornalismo Esportivo. Sou muito dedicada e comprometida a tudo que me proponho a iniciar. Faço parte da redação do jornal interno do colégio onde estudo e admiro ter uma boa leitura nas horas vagas.