Antes de mais nada, começou 2ª parte da pré-temporada da Fórmula 1. Assim, os testes coletivos se iniciaram no Autodromo de Sakhir, no Bahrein. Em suma, foram duas sessões de quatro horas cada uma, que contou com diversas surpresas.  Já que este foi o primeiro movimento da Fórmula 1 televisionado, visto que os testes coletivos de Barcelona foram quase secretos.

A saber, no quesito velocidade, o francês Pierre Gasly foi o mais rápido do 1º dia. Assim, o piloto da AlphaTauri cravou um tempo de 1:33.902.

Já na quilometragem, quem mais deu voltas foi o mexicano Sergio Perez. Então, o carro nº 11 da Red Bull rodou 137 voltas ao longo de oito horas de testes.

Por fim, vale lembrar que ao longo destas oito horas, cinco pilotos não deram as caras no 1º dia de testes: Mick Schumacher (Haas), Yuki Tsunoda (AlphaTauri), Nicholas Latifi (Williams), Daniel Ricciardo (McLaren) e o atual campeão Max Verstappen (Red Bull).

Resumo da sessão de testes coletivos da Fórmula 1

1ª sessão

Em suma, a 1ª sessão da segunda parte da pré-temporada da Fórmula 1 começou a partir das 10h no horário local (4h no horário de Brasília). Assim, logo quando a luz verde foi acesa, Mercedes, Ferrari, Red Bull, Aston Martin, Alfa Romeo e Williams fizeram questão de sair logo para a pista.

Então, estavam trabalhando por suas equipes, respectivamente, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Sergio Perez, Sebastian Vettel, Guanyu Zhou e Alexander Albon. A grande maioria dos carros que saíram primeiros estavam com sensores acoplados a seu exterior. Contudo, foi uma grande mudança aerodinâmica no carro da Mercedes que chamou mais a atenção. A saber, os sidepods da equipe alemã foram drasticamente afinados e diminuídos de tamanho (mudança essa que fez com que outras equipes, principalmente a Red Bull, acusasse a Mercedes de estar fora do novo regulamento).

Após a empolgação inicial das equipes citadas acima, a Alpine mandou Esteban Ocon para fazer algumas voltas na pista, também com sensores acoplados. Contudo, Ocon fez apenas uma volta de início e voltou para os boxes. Neste momento, quem liderava era o alemão da Aston Martin, Sebastian Vettel.

A partir daí, as equipes começaram a se revezar na entrada à pista. Até que finalmente chegou o momento da McLaren ir para o traçado. A equipe inglesa teve diversos problemas no planejamento, que foram desde o piloto Daniel Ricciardo (que estava programado para ir a pista hoje) passar mal horas antes do início dos trabalhos, até um problema nos freios do carro que obrigou Lando Norris a esperar quase uma hora e meia até poder pilotar pela 1ª vez na Fórmula 1 em 2022.

Ao fim da regressiva de quatro horas, Charles Leclerc terminou no topo da tabela, com um tempo de 1:34.531. Vale lembrar que, por problemas de logística, a Haas foi a única equipe que não participou desta 1ª sessão.

2ª sessão

Com relação ao período da manhã de testes da Fórmula 1, Mercedes, Ferrari, Alpine, Aston Martin e Alfa Romeo substituíram seus pilotos: George Russell, Carlos Sainz, Fernando Alonso, Lance Stroll e Valtteri Bottas, respectivamente, assumiram o volante. Por fim, Red Bull, McLaren, AlphaTauri e Williams permaneceram com Sergio Pérez, Lando Norris, Pierre Gasly e Alexander Albon em suas escalações. Enquanto a Haas, que não participou dos trabalhos na 1ª sessão, lançou Pietro Fittipaldi à pista.

Inclusive, o brasileiro Pietro Fittipaldi foi o primeiro piloto a ir para a pista na 2ª sessão da Fórmula 1. Contudo, já haviam nove minutos de bandeira verde no Bahrein e o piloto nº 51 fez apenas uma volta e logo voltou para os boxes.

Assim, nesta sessão, o que chamou a atenção, principalmente, foi a agressividade de Lando Norris quando pegou o ritmo do circuito. Então, foi mais lento nas suas primeiras voltas. Contudo, de dez voltas feitas em sua primeira entrada na pista, seis foram com pé embaixo. Portanto, logo após verem a movimentação de Norris, Alfa Romeo, Red Bull e Alpine colocaram seus pilotos em ação. Mais tarde, a Aston Martin se juntou a esse grupo.

E foi quando Lance Stroll entrou na pista, começaram os problemas da escuderia inglesa. Em suma, um sensor no carro de Stroll não foi encaixado corretamente e ao sair dos boxes, este sensor se arrastou pelo chão até se romper, deixando detritos pela pista. Portanto, causou a primeira bandeira vermelha do dia.

Retomada dos treinos da Fórmula 1

Cinco minutos depois e já com bandeira verde, Carlos Sainz (Ferrari) e George Russell (Mercedes) trataram logo de ir para a pista. Além disso, fizeram longas voltas com seus carros. Contudo, enquanto Sainz mantinha o excelente desempenho do carro da escudeira italiana, Russell reclamava bastante no rádio de problemas no assoalho e no volante de seu carro.

Faltando duas horas para o encerramento do 1º dia de testes da Fórmula 1, a Haas finalmente voltou para a pista com Pietro Fittipaldi. Desta vez, com mais voltas completas (cerca de 20 voltas). Entretanto, os tempos da escuderia americana não estavam nada bons. Ao passo que Pietro conseguiu apenas a 14ª colocação.

Por fim, na hora final de testes, todas as equipes foram para a pista, desta vez, para conseguir um bom tempo. Assim, o top 3 se diversificou bastante. Principalmente, por causa de dois nomes: Lance Stroll (que assumiu a 3ª posição) e Pierre Gasly (que assumiu a vice liderança, apenas atrás de Leclerc, ainda com o tempo da 1ª sessão). Porém, Gasly voltou aos boxes, calçou pneus macios e cravou a volta mais rápida. Assim, fechando o dia no topo. Vale lembrar que a sessão acabou sendo encerrada dez minutos mais cedo sob bandeira vermelha, devido a um incidente envolvendo Sergio Perez.

Foto Destaque: Divulgação/Twitter/AlphaTauri