Em mais um final de semana decepcionante para Daniel Ricciardo, Lando Norris se recupera, ganha muitas posições e acaba a corrida em 6°. Com isso, a McLaren se aproxima da Alpine e diminui a vantagem da escuderia francesa para 11 pontos, com três corridas para o fim.

Resumo do final de semana

Treinos livres

Na primeira sessão do fim de semana em Austin, a equipe optou por fazer testes. Ricciardo ficou nos boxes, enquanto Alex Palou, campeão da Fórmula Indy em 2021 e piloto da McLaren na categoria, foi para a pista. Norris acabou o TL1 em 9° e o estreante na Fórmula 1 em 17°.

Na segunda sessão, já com os pilotos titulares da equipe no cockpit, Ricciardo terminou, surpreendentemente, em 3° e Norris em 6°. É um resultado que traz um pouco de esperança, mas é importante ressaltar que ele só foi possível, em grande parte, porque muitos pilotos estavam estavam testando os pneus para a próxima temporada e não tinham controle total do protótipo.

Por fim, no último treino, quando os pilotos já estavam com os pneus utilizados durante toda a temporada, Norris e Ricciardo tiveram queda de rendimentos e voltaram para o final do grid. O britânico ficou em 12° e o australiano em 15°.

Classificação

Como tem acontecido nas últimas semanas, Ricciardo segue sem conseguir passar do Q1. Ainda em busca de uma vaga para 2023, o piloto ficou apenas em 17° e muito longe de seu companheiro de equipe. Graças a punição, largou em 16°

Já Norris, que tem feito o possível e o impossível com o carro que tem nas mãos, conseguiu chegar novamente no Q3. Com as punições sofrida por Charles Leclerc e Sergio Perez, de Ferrari e Red Bull, respectivamente, o piloto subiu para a 6ª posição.

Corrida

Carlos Sainz, da Ferrari, largou na ponta e apontava como um dos favoritos para a vitória nos Estados Unidos. Porém, o espanhol segue sem sorte. Logo na primeira curva, Russell bateu nele e o tirou da corrida.

Esse acidente também atrapalhou Norris que, após finalmente fazer boa largada, teve que frear para evitar uma colisão e acabou perdendo algumas posições. Com Ricciardo no final do grid, Norris em 9° e Fernando Alonso, da Alpine, nas primeiras posições, o final de semana parecia perdido para a McLaren.

As coisas não melhoraram para Ricciardo, que acabou o grande prêmio em penúltimo dentre os carros que completaram a prova. Porém, com muita persistência e vontade, Norris conseguiu se manter na corrida e, na última volta, ultrapassou Alonso para ficar com a 6ª.

O resultado foi fundamental para manter qualquer esperança de conquistar esse 4° lugar no campeonato de construtores. As equipe já voltam às pista no próximo final de semana, quando a Fórmula 1 desembarca no México.