Neste domingo, o piloto espanhol, Alex Palou, conquistou pela primeira vez a temporada da Fórmula Indy. Além disso, em prova cheia de alternativas, Colton Herta venceu o GP de Long Beach, na Califórnia. E também, a fabricante japonesa, Honda, se sagrou campeã de motores deste ano.

O'Ward perdeu o título na largada

Na largada do GP de Long Beach, o líder da corrida, Josef Newgarden disparou junto com os cinco primeiros. No entanto, o 6º colocado, James Hinchcliffe, largou muito mal e patrocinou um trenzinho caótico atrás dele. Na sequência, no meio do trânsito, Ed Jones atingiu Pato O'Ward. Assim, o mexicano da McLaren caiu para a última posição.

O líder do campeonato, Alex Palou, até foi tocado por Ryan Hunter-Reay durante a confusão, mas não sofreu danos. Entretanto, Jones foi punido com um drive-thru. Porém nada aconteceu com o vagaroso Hinchcliffe.

Depois da relargada, Colton Herta começou a escalar o pelotão. Enquanto isso, Newgarden se mantinha na liderança, seguido por Scott Dixon e Hélio Castroneves. Porém, O'Ward ficou lento na pista até causar uma bandeira amarela e em seguida abandonou a prova.

Castroneves e Rahal arriscaram na estratégia

Durante a amarela, os líderes fizeram paradas, exceto Castroneves, que assumiu a liderança da corrida. Além dele, outros pilotos do fim do grid arriscaram uma tática diferente e também permaneceram na pista.

Na sequência, depois de mais uma relargada, Marcus Ericsson bateu na barreira de pneus enquanto disputava posição com Alexander Rossi. Outra vez as equipes realizaram paradas. E mais uma vez, Castroneves permaneceu na pista. Agora com a companhia de Graham Rahal. Enquanto isso, os líderes que pararam no começo da prova, voltaram a figurar no pelotão da dianteira.

Colton Herta disparou para a vitória

Muito rápido na pista, Herta superou vários concorrentes após a relargada. Entre eles, Newgarden, que via sua situação ficar complicada na luta pelo título. Castroneves e Rahal pararam na volta 35. Dessa maneira, Herta assumiu a liderança da corrida e começou a abrir grande vantagem.

Depois da metade da prova, Herta continuou soberano na ponta. Mesmo com o pelotão da frente realizando a segunda parada na corrida. E assim permaneceu a prova até a volta 60. Quando surgiu uma nova bandeira amarela. Pois, Conor Daly e Oliver Askew colidiram na pista.

Alex Palou apenas administrou no final

Na reta final da corrida, a estratégia diferente de Castroneves e Rahal se mostrou um fracasso e eles terminaram no fim do grid. Enquanto isso, Newgarden ameaçou a liderança de Herta até o final. Entretanto, não conseguiu a ultrapassagem. E assim, Herta venceu o GP de Long Beach.

Por outro lado, Alex Palou foi bastante conservador durante a corrida e apenas acompanhou o pelotão de perto. De certa forma, o espanhol administrou o título de ponta a ponta na corrida. Então, conquistou seu primeiro título na Fórmula Indy e levantou o troféu da Astor Cup depois da prova. Além disso, o carro #10 voltou a ser campeão na categoria depois de 11 anos de jejum.

GP de Long Beach – O que acontece agora?

Após o GP de Long Beach, a Fórmula Indy encerrou a temporada de 2021. O título de pilotos ficou com Alex Palou com 549 pontos. E o título de motores foi para a montadora japonesa, Honda, com 1401 pontos. A temporada de 2022 está prevista para começar em meados de fevereiro no circuito de rua de St. Petersburg, na Flórida.

Foto destaque: Divulgação/James Black/IndyCar