O saque no vôlei é, sem dúvida, um dos fundamentos mais cruciais, já que é o ponto de partida para todos os pontos do jogo.
O objetivo principal de todo jogador ao sacar é conseguir um ponto direto, conhecido como ace, e celebrar esse sucesso. No entanto, enquanto a teoria pode parecer simples, a prática é o verdadeiro desafio.
Dessa forma, em clima olímpico, confiramos todos os detalhes sobre essa importante jogada que já garantiu muitas medalhas ao voleibol brasileiro!
Você conhece todos os detalhes das regras e todos os tipos de saque? Não perca tempo e venha conosco para dominar todos os detalhes do saque no vôlei!
O que é o saque no vôlei?
O saque no vôlei é o ato de enviar a bola da área de saque para a quadra adversária. Essa ação é feita pelo jogador que ocupa a posição 1, golpeando a bola solta no ar com a mão ou parte do braço.
A bola deve ser direcionada para a quadra adversária e passar por sobre a rede e entre as antenas.
Caso seja feito um ponto de saque, sem que a defesa adversária efetue a recepção, ele recebe o nome de ace. Confira, a seguir, todos os detalhes das regras de vôlei a respeito do saque!
Regras de saque no vôlei
No vôlei, a bola é colocada em jogo com um saque executado pelo jogador de trás à direita (posição 1 do rodízio), posicionado na zona de saque.
O primeiro saque do 1º set, assim como o do tie-break (5º set), é executado pela equipe determinada no sorteio.
Já os demais sets começam com o saque da equipe que iniciou sendo a receptora no set anterior.
Ordem de saque no vôlei
Os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na papeleta de formação inicial. Após o primeiro saque do set, o sacador é determinado da seguinte forma:
- quando a equipe que realiza o saque vence o ponto, o sacador (ou o jogador que o substituiu) voltará a sacar;
- quando a equipe que recebe o saque vence o ponto, essa equipe ganha o direito de sacar e é obrigada a fazer o rodízio antes do saque. O jogador que estava na posição 2 (do lado direito na rede) passa a ocupar a posição 1 (lado direito do fundo de quadra) e, assim, assume a função de sacador.
Conheça os principais esquemas táticos do vôlei clicando aqui.
Autorização do saque no vôlei
A autorização para o saque no vôlei poder ser realizado depende de uma ordem que vem direto da arbitragem.
O 1º árbitro autoriza o saque após verificar se as duas equipes estão prontas para jogar e se o sacador tem a posse da bola.
Execução do saque
Ao executar o saque no vôlei, o jogador deve golpear a bola com uma mão ou qualquer parte do braço depois de soltá-la, ou lançá-la.
Somente um lançamento ou soltura da bola é permitido, assim como quicá-la ou movê-la entre as mãos.
No momento do golpe de saque ou da impulsão para o “saque viagem”, o sacador não pode pisar na quadra, incluindo a linha de fundo.
Após acertar a bola no ar, é permitido tanto pisar ou cair fora da zona de saque quanto na quadra.
O sacador deve golpear a bola em até 8 segundos após o 1º árbitro apitar para autorizar o saque. O saque efetuado antes do apito do árbitro é anulado e repetido.
Barreira
Os jogadores da equipe que realiza o saque não podem impedir o adversário de visualizar o sacador e a trajetória da bola, seja por uma ação individual ou coletiva.
Um jogador ou um grupo de jogadores da equipe que realiza o saque no vôlei comete uma falta de barreira realizando ações de:
- balançar os braços;
- pular ou mover de lado para o outro lado durante a execução do saque;
- ou agrupando-se para esconder o sacador e a trajetória da bola até que a bola atinja o plano vertical da rede.
Faltas no saque
É considerada infração no momento do saque no vôlei quando o sacador violar a ordem de saque ou não executar conforme determinado pela regra.
Faltas após o golpe de saque no vôlei
Após a execução correta, o saque torna-se faltoso se a bola:
- toca um jogador da equipe sacadora ou não passa completamente sobre a rede;
- vai para fora da quadra.
Caso o time que recebe a bola cometa um erro de posicionamento, essa infração será considerada se o saque tiver sido executado corretamente.
Assim, caso tenha ocorrido uma falta no início da jogada, o erro de posicionamento será desconsiderado, resultando em ponto.
Tipos de saque no vôlei
- Saque por baixo
- Saque por cima
- Saque viagem
- Saque jornada nas estrelas
Saque por baixo
Quando é realizado com o jogador no chão, em um movimento de baixo para cima, esse fundamento recebe o nome de “saque por baixo”.
Para fazer o saque por baixo, o jogador deve ficar atrás da linha de fundo e seguir alguns passos:
- Posicionar o pé esquerdo à frente se for destro ou o direito se for canhoto;
- Flexionar levemente os joelhos;
- Segurar a bola com a mão oposta à “mão boa”, à meia altura entre o quadril e o topo da cabeça;
- Com o outro braço, deve ser feito um balanço para bater por baixo da bola;
- O jogador deve escolher entre bater na bola com a mão aberta, para ter mais precisão, ou bater com a mão fechada, para ter mais força.
Saque por cima
Seguindo a lista de saque no vôlei, neste, o jogador faz movimento similar ao viagem para acertar a bola, mas sem saltar.
Com o braço flexionado acima da cabeça, o responsável pelo saque atinge a bola com um tapa.
Para executá-lo, é necessário esticar o braço e lançar a bola para cima. A bola deve chegar acima da cabeça e um pouco à frente do jogador.
Com o outro braço, deve ser dado um tapa no meio da bola, com a mão aberta, para direcioná-la para frente.
Saque viagem
O saque no vôlei profissional mais conhecido é o “saque viagem”, em que o jogador lança a bola para o alto e salta para atingi-la.
Sua execução é similar à do saque por cima. Porém, o jogador deve lançar a bola para o alto com mais força e saltar para atingi-la no ar.
Saque jornada nas estrelas
O ex-jogador brasileiro Bernard tinha uma jogada marcante, chamada “jornada nas estrelas”, em menção à série Star Trek.
Nesse lance, ele fazia o mesmo movimento do “saque por baixo”, mas seu objetivo era fazer com que a bola alcançasse uma grande altura. Dessa forma, os adversários precisavam ficar olhando para o alto, o que poderia prejudicar a recepção.
Atualmente, é raro vermos um “jornada nas estrelas” nas principais competições de vôlei.
Possibilidades de ponto de saque no vôlei
O objetivo de todo o sacador no vôlei é dificultar a recepção adversária. Caso os adversários não consigam receber e seja marcado um ace, melhor ainda, não é mesmo?
Para conseguir ficar mais perto de marcar um ace, há algumas alternativas de estratégias para o sacador:
- Saque na direção do jogador menos capacitado para a recepção;
- Saque que obrigue os adversários a se deslocarem para fazer a recepção;
- Saque entre dois jogadores, o que pode gerar confusão para a recepção;
- Saque entre a linha lateral e o jogador adversário;
- Saque entre os defensores e a linha de fundo da quadra.
Alguns dos melhores sacadores são aqueles que conseguem golpear a bola com muita força. Outros se destacam pela precisão ao colocar a bola na quadra adversária.
Independentemente do seu estilo de jogo, para dominar o fundamento de saque e atrapalhar a defesa adversária, é preciso muito treinamento.
Enquanto você se prepara para tentar fazer seu próximo ace, aproveite para alimentar sua paixão pelo vôlei com outros conteúdos:
- Equipamentos de vôlei: tudo o que você precisa para jogar
- Como jogar vôlei: Guia de fundamentos e acessórios do esporte
- Posições do vôlei: entenda as funções e o rodízio em quadra
- Times de Vôlei do Brasil: TODOS times feminino e masculino
- Melhor jogadora de vôlei do mundo: top 10 atual e da história
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.