fbpx
Veja o tamanho e altura oficiais da rede de vôlei e quais critérios analisar para comprar redes de vôlei de quadra e vôlei de praia

Para quem que jogar vôlei, contar com uma boa rede é tão importante quanto ter uma excelente bola.

À primeira vista, todas as redes de vôlei podem parecer iguais, mas há diferentes modelos disponíveis nas lojas de materiais esportivos.

Você sabe o que analisar ao comprar uma rede de vôlei? 

Não se preocupe se você não sabe quais critérios analisar ao comprar uma rede. Nós vamos te ajudar.

Venha com a gente! 

Como comprar uma rede de vôlei?

Rede de vôlei

Entre todos os equipamentos usados para jogar vôlei, dois são imprescindíveis: a bola e a rede.

Nas lojas de materiais esportivos, é possível encontrar diferentes tipos de bolas de vôlei, com variações de tamanho e peso. 

As redes de vôlei podem parecer muito parecidas, mas também apresentam muitas diferenças.

Ao comprar a rede para jogar vôlei, é preciso ter atenção a alguns critérios, para que o treinamento, o jogo ou mesmo o momento de diversão saíam como o esperado.

Antes de decidir qual rede de vôlei comprar, lembre-se de analisar as seguintes características:

  • Tamanho da rede
  • Qualidade
  • Modalidade do vôlei
  • Uso profissional ou recreativo

Tamanho da rede de vôlei

Antes de comprar uma rede de voleibol, o primeiro passo é verificar o tamanho. Para quem quer fazer treinamentos ou competir, é fundamental observar se a rede tem as dimensões previstas nas regras oficiais do vôlei.

O tamanho oficial da rede  de vôlei é 1 metro de largura e 9,5 a 10 metros de comprimento. Na parte superior, há uma faixa horizontal de 7 centímetros de largura em toda a sua extensão. Essa faixa é conhecida em muitos lugares como fita.

Já para quem vai comprar uma rede apenas para jogar vôlei de forma recreativa, é importante que seja observada a largura do produto e o local onde ela será instalada. Para evitar qualquer frustração, é preciso medir a distância entre as antenas e, assim, ter certeza de que a rede terá lugar suficiente para aquela quadra.

É possível encontrar redes de vôlei de até 10 metros de largura, embora elas não sejam tão comuns. Se o espaço for pequeno, modelos menores tendem a atender perfeitamente ao que o comprador busca.

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qualidade da rede

Apesar de serem parecidas à primeira vista, as redes de vôlei se diferenciam na qualidade do material utilizado em sua fabricação. Essa característica é muito importante no momento da compra para assegurar que a rede terá grande durabilidade.

Para contar com uma rede de voleibol de alta qualidade, busque sempre aquelas que são produzidas com matéria-prima virgem e que tenham proteção ultravioleta. Assim, elas vão ter maior durabilidade mesmo em ambientes com grandes mudanças nas condições climáticas.

Evite também as redes que são feitas com nós. Sempre dê preferência para aquelas que têm as malhas entrelaçadas.

Modalidade do vôlei

Para cada modalidade de vôlei, uma rede é a mais adequada. Portanto, antes da compra, lembre-se de avaliar se as partidas serão disputadas em quadras ou na areia e se as redes serão utilizadas para futevôlei.

Principalmente se as redes forem utilizadas para competições profissionais, avalie as medidas e especificações necessárias para cada modalidade de vôlei.

Uso recreativo ou profissional

As redes de vôlei podem ser utilizadas tanto em treinamentos e competições profissionais quanto para atividades de lazer.

Se você busca redes de vôlei apenas para se divertir com os amigos e a família, não é necessário gastar tanto e comprar um modelo profissional. É possível encontrar redes para uso recreativo com alta qualidade.

Já quem pratica vôlei profissionalmente deve sempre buscar as redes de vôlei e outros equipamentos, como as bolas, que sejam certificados pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Saiba, a seguir, quais os preços das redes de vôlei!

Quanto custa uma rede de vôlei?

O preço da rede de vôlei depende, principalmente, se será para uso recreativo ou profissional. Quem quer comprar uma rede apenas para se divertir com amigos e familiares, pode encontrar modelos de qualidade por cerca de R$ 100.

Já quem pretende comprar uma rede de vôlei para treinamentos e competições profissionais, precisará gastar um pouco mais. Os melhores modelos e que oferecem alta durabilidade chegam a custar aproximadamente R$ 400.

Antes de partir para as compras, lembre-se de observar um ponto importante sobre as redes de vôlei: tamanho e altura!

Vá além do vôlei! Confira também nossos conteúdos:

Altura da rede oficial do vôlei de quadra

Site para assistir jogos de vôlei da Superliga

De acordo com as regras do vôlei, o tamanho oficial da rede é 1 metro de largura e 9,5 a 10 metros de comprimento. Na parte superior, há uma faixa horizontal de 7 centímetros de largura em toda a sua extensão.

No vôlei masculino profissional, a altura da rede é de 2,43 metros. Já no vôlei feminino, é de 2,24 metros.

Para comprar uma rede de vôlei de quadra, basta usar este link!

Altura da rede oficial do vôlei de praia

Vôlei de praia 4x4

Assim como na quadra, no vôlei de praia, a parte superior da rede deve ter altura de 2,43 metros em jogos masculinos e de 2,24 metros em partidas disputadas por duplas femininas.

As regras de vôlei de praia determinam ainda que, para jogos de duplas sub-15, a altura da rede diminui e fica em 2,12 metros, tanto para homens quanto para mulheres. Já em competições sub-13, a altura é de 2 metros.

Compre uma rede de vôlei de quadra usando este link!

Lembre-se que a escolha dos materiais adequados é fundamental para que os treinamentos e jogos sejam desenvolvidos da melhor forma.

Agora que você já sabe tudo sobre as redes de vôlei, aproveite para desfrutar sua paixão pelo esporte com outros conteúdos:

Ficha Técnica
Título
Redes de vôlei: saiba o que avaliar antes de comprar uma
Resumo
Veja o tamanho e altura oficiais da rede de vôlei e quais critérios analisar para comprar redes de vôlei de quadra e vôlei de praia
Autor

Comentários

Salvar