Você já deve ter reparado que há diferentes quadras de tênis nos torneios da WTA e ATP, certo? São três tipos principais, que possuem características únicas e que fazem uma grande diferença de um para o outro.
Quer saber melhor como isso funciona e quais são os tipos de quadras de tênis? Nós vamos te explicar todos os detalhes!
Tipos de pisos das quadras de tênis
- Quadra de saibro
- Quadra de grama
- Quadra dura
Tamanho da quadra de tênis nos diferentes tipos de piso
As medidas das quadras de tênis são as mesmas para homens e mulheres, independentemente de onde for disputado o torneio. O que muda nas dimensões é se os jogos são individuais ou de duplas.
Nos jogos entre duplas, são utilizadas as áreas laterais da quadra, e assim as medidas da quadra de tênis são 23,77 metros de comprimento e 10,97 metros de largura.
Já se for uma disputa individual, a quadra é utilizada em sua versão mais curta, sem as mesmas áreas laterais que são aproveitadas nos duelos de duplas. Dessa forma, a largura é reduzida para 8,23 metros, enquanto é mantido o comprimento de 23,77 metros.
Mas o que influencia mesmo em um jogo de tênis é o tipo de piso utilizado. E são três as possibilidades mais comuns: saibro, grama ou piso duro, também conhecido como sintético.
Nos Grand Slams, por exemplo, as regras são similares entre essas competições, mas as características mais marcantes ficam por conta da superfície em que são realizados os confrontos.
Australian Open e US Open são disputados em quadras de pisos duros. Já Roland Garros é o principal torneio do mundo em saibro, enquanto Wimbledon é disputado em quadras de grama.
Entenda a seguir as principais características de cada um desses tipos de quadra.
Características de todos os tipos de quadras de tênis
Quadra de Saibro
Entre todos os tipos de quadra de tênis, o mais marcante para os brasileiros é o saibro. Afinal, foi jogando nessa superfície que Gustavo Kuerten, o maior tenista masculino do país em todos os tempos, foi tricampeão em Roland Garros.
O saibro, também conhecido como terra batida, não é feito de terra, mas sim de pó de tijolo, o que proporciona a cor avermelhada.
O pó de tijolo deixa o piso mais fofo e, assim, quando a bolinha quica, o atrito é maior e ela perde velocidade. Esse jogo mais lento favorece os tenistas que gostam da troca de bolas do fundo da quadra, como era o caso do Guga.
O saibro também proporciona um diferencial no deslocamento lateral dos tenistas, que podem aproveitar o tipo de quadra para escorregar antes de golpear a bolinha.
Principais torneios disputados no saibro
O principal torneio disputado em saibro é o Aberto da França, mas alguns Masters também são realizados nessa superfície, como Monte-Carlo, Roma e Madrid.
Tenista com mais títulos no saibro
Rafael Nadal – 63 títulos
Quadra de Grama
Embora sejam cada vez mais raras as quadras de grama ao redor do mundo, a tradição dos torneios disputados nessa superfície é mantida por Wimbledon.
Enquanto outros Grand Slams, como o US Open e o Australian Open mudaram de piso ao longo da história, o torneio inglês mantém a sua “grama sagrada”.
O que faz com que poucos torneios utilizem quadras de grama é a dificuldade de manutenção. Ela não pode ser usada enquanto está úmida, nem muito cedo, nem muito tarde, pois estraga facilmente.
Além disso, em alguns meses do ano, é preciso apará-la todos os dias. Afinal, a grama no tênis não é como nos campos de futebol. Em Wimbledon, por exemplo, ela é mantida a uma altura de apenas 8 milímetros.
Justamente por a grama ser baixa e gerar pouco atrito com a bolinha, ela proporciona jogos mais rápidos. Assim, tenistas que gostam de imprimir um ritmo mais intenso, com saque e voleio, têm maior tendência a se destacar.
Guga, como dissemos, brilhava no saibro, mas nunca conseguiu ir além das quartas de final de Wimbledon.
Principais torneios disputados na grama
Wimbledon é, sem dúvidas, o principal torneio disputado em quadras de grama. Na mesma época que acontece o Grand Slam inglês, são realizados os demais torneios nessa superfície, alguns deles são:
- ATP 500 de Londres, na Inglaterra
- ATP 500 de Halle, na Alemanha
- WTA 250 de Birmingham, na Inglaterra
- WTA 500 de Eastbourne, na Inglaterra
Tenista com mais títulos na grama
Roger Federer – 19 títulos
Quadra dura ou sintética
Além das quadras de saibro e de grama, outro piso utilizado nos principais torneios de tênis do mundo é o sintético. Esse tipo de quadra é conhecido também como “dura”.
Embora tenham uma camada interna de borracha, as quadras sintéticas não absorvem tanto o impacto da bolinha quanto o saibro. Dessa forma, essa superfície deixa a troca de bolas mais rápida e favorece os tenistas com saque mais forte.
A velocidade das quadras duras está relacionada à espessura da camada interna de borracha e ao quão áspera é a superfície da quadra. Quanto menor a camada de borracha, mais veloz o piso é. E quanto mais áspera a superfície, maior é o amortecimento e menor é a velocidade da bola.
Quando as quadras são cobertas, em torneios indoor, sem a influência do vento, os jogos se tornam ainda mais rápidos.
Principais torneios disputados em quadras duras
Dois dos principais torneios de tênis do circuito mundial são disputados em quadras duras. Esse é o caso do Australian Open e do US Open. Ambos os Grand Slams chegaram a ter quadras de grama em algum momento, mas optaram pela troca do tipo de piso.
Além do Australian Open e do US Open, Toronto, Miami, Cincinnati e Indian Wells também utilizam quadras sintéticas.
Tenista com mais títulos em quadras duras
Roger Federer – 71 títulos
Tenistas que venceram em todos os tipos de piso
Justamente pela influência que os pisos exercem sobre a velocidade do jogo, os tenistas que conseguem vencer torneios em diferentes superfícies demonstram ainda mais versatilidade.
Em toda a história do tênis, apenas cinco atletas conquistaram todos os quatro principais torneios de simples em uma mesma temporada, no feito conhecido como o “verdadeiro Grand Slam”:
- Donald Budge (1938)
- Maureen Connolly (1953)
- Rod Laver (1962 e 1969)
- Margaret Court (1970)
- Steffi Graf (1988)
Em duplas, a brasileira Maria Esther Bueno foi a primeira tenista em todos os tempos a vencer os quatro Grand Slams numa mesma temporada. Ela alcançou esse feito em 1960.
Além da “Bailarina do Tênis”, Owen Davidson (1967) e Martina Hingis (1998) conquistaram todos os Grand Slams em duplas no mesmo ano trocando de parceiros. Há ainda três duplas que se mantiveram juntas e venceram os 4 torneios na mesma temporada:
- Frank Sedgman e Ken McGregor (1951)
- Margaret Smith e Ken Fletcher (1963)
- Martina Navratilova e Pam Shriver (1984)
Além dos tenistas já citados, diversos homens e mulheres conquistaram o Career Grand Slam. Ou seja, venceram Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open em diferentes anos.
Agora que você já conhece todos os tipos de quadra de tênis, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- ATP Finals: como funciona, a premiação e os campeões
- 23 livros de tênis: histórias incríveis dos maiores tenistas da história
- Confira os 9 melhores tênis para jogar tênis em 2024!
- Frases de Tênis: discursos inspiradores dos maiores da história
- Conheça os principais torneios de tênis da ATP e da WTA