A Kings League foi criada apenas em 2023, mas logo virou um sucesso entre o público. O torneio foi criado por Gerard Piqué, ex-jogador e lenda do Barcelona, e Ibai Llano, streamer espanhol.

A competição de futebol de 7, ou society, só foi para o seu segundo ano, mas foi um sucesso de audiência. Com diversos ex-jogadores e streamers famosos envolvidos, chamou rapidamente a atenção das pessoas.

Vamos conhecer mais sobre a Kings League e como funciona? Fique com a gente e conheça tudo sobre a competição.

Criação da Kings League

Conheça tudo sobre a Kings League: história, regras e como funciona
O ex-jogador Piqué é o criador da Kings League. Iconsport

Piqué, além do que fez em campo, é também conhecido por investir em diferentes assuntos. A ideia do ex-jogador era de adaptar o futebol para um público mais novo. Pensando no modelo usado por redes sociais, como YouTube e TikTok, a liga tem mudanças para um torneio tradicional.

A ideia é de diminuir as pausas ou encontrar uma forma de preenchê-las. Foram incluídos recursos de videogames, do streaming e até de reality show, a fim de manter a atenção do público na competição.

Isso faz com que as regras dos jogos sejam bem diferentes das tradicionais. Mas com alguns fatores já conhecidos no mundo dos esportes sendo incluídos na Kings League.

Com bons números, o torneio, que foi criado em Barcelona, está se estendendo para outros países e categorias, como a feminina e a infantil.

Regras da Kings League

São 12 times que competem em um sistema semelhante ao da Apertura e Clausura, usado em alguns países latinos. Na Kings League, a divisão da competição é entre: Winter Split e Summer Split. As equipes só se enfrentam uma vez, com os oito melhores avançando.

As partidas possuem um período menor que o do futebol tradicional, com duração de apenas 40 minutos, separados por dois tempos de 20. Todos os jogos do dia são disputados no mesmo local e em sequência.

Para formar as equipes há o draft, no modelo que acontece nos Estados Unidos, com a NBA, NFL, NHL, MLB e MLS. Cada time pode ter até 12 jogadores no elenco, escolhendo 10 através do draft. O 11º e 12º geralmente são atletas de futebol profissionais ou streamers.

Além disso, o 11º jogador tem que ficar em uma só equipe durante toda a temporada. Mas o 12º muda de time em cada dia de jogo.

Há regras menos convencionais, que foram escolhidas através de votação nas redes sociais. Os fãs, assim, tiveram a chance de contribuir de forma direta com a Kings League.

Arma Secreta

Kings League InfoJobs en X: "Las armas secretas 👇 https://t.co/gfnOZWkg7w"  / X
Essas eram as ideias iniciais de armas secretas, mas houve mudanças. Divulgação/Kings League

Uma das regras bem diferente do futebol tradicional são as armas secretas. Antes do início de cada confronto, um representante de cada equipe escolhe uma carta que haverá alguma “arma secreta”. São 15 cartas que possuem as seguintes opções:

  • 3 cartas de gol dobrado: o gol irá valer por dois nos próximos quatro minutos;
  • 3 cartas de suspensão: o time pode remover um jogador do adversário por quatro minutos;
  • 3 cartas de pênalti shootout: um jogador começa um lance do meio do campo e avança para o gol, sem oponentes, ficando cara a cara com o goleiro. Algo comum que acontece na NHL;
  • 3 cartas de jogador estrela: um jogador será apontado como o “jogador estrela”, todos os gols dele valerão o dobro até o 39º minuto;
  • 2 cartas de pênalti: um pênalti automático;
  • 1 carta de joker: o time pode ativar uma das outras cartas ou escolher cancelar ou roubar uma carta do oponente.

Quantidade de jogadores

Kelvin Oliveira y G3X FC pulverizan a Saiyans FC para impedir una final española en Monterrey
Jogadores do time brasileiro G3X FC na Kings League World Cup. Divulgação/Kings League

Apesar de ser uma competição de futebol de 7, a quantidade varia ao longo do tempo. No primeiro minuto, por exemplo, a disputa acontece em 1×1, com dois jogadores de linha e os goleiros.

Do minuto 1:00 até 1:59, serão 3×3; 2:00 até 2:59, 4×4; 3:00 até 3:59, 5×5; 4:00 até 4:59, 6×6. A partir de 5 minutos de jogo, se torna 7×7.

Formato da Kings League

Os 12 times da Kings League irão se enfrentar uma vez cada, resultando em 11 rodadas. Mas a classificação foi mudando ao longo da competição.

Winter Split 2023

Os oito primeiros seguiram na disputa, avançando para os playoffs. Na fase final, foram disputados quartas de final, semifinal e final. Sendo só uma partida em cada etapa, avançou quem venceu o seu confronto.

Summer Split 2023

Houve uma pequena mudança ainda em 2023, sumindo as quartas de final e se tornando 1ª e 2ª rodada dos playoffs. Isso fez com que 10 equipe continuassem nos playoffs, e não apenas oito.

O 1º colocado se classificou de forma direta para a semifinal. Os times em 2º, 3º e 4º lugar, seguiram para a 2ª rodada dos playoffs. Os seis clubes da 5ª a 10ª posição, disputaram a 1ª rodada, os vencedores enfrentaram as equipes da 2ª rodada.

Kings Cup 2023

Os times foram separados em dois grupos de seis. Em cada grupo, oito equipes avançaram para a fase final do torneio. A disputa então foi na 1ª rodada, quartas de final, semifinal e final.

Winter Split 2024

As equipes, além de buscar uma vaga nos playoffs, também brigavam pela classificação no Kings League World Cup. Para os playoffs, foi mantida a 1ª e 2ª rodada, com 10 times seguindo na disputa.

Do 1º ao 8º colocado, as equipes se confirmaram na competição mundial. Nos playoffs, se manteve a regra do Summer Split 2023. Os últimos quatro times foram para o “Redemption Game” da Kings League World Cup.

Campeões da Kings League

  • El Barrio – 1 título;
  • xBuyer Team – 1 título;
  • Ultimate Móstoles – 1 título;
  • Saiyans FC – 1 título.

Campeões de cada split

Split Campeão Vice-campeão
Winter 2023 El Barrio Aniquiladores FC
Summer 2023 xBuyer Team El Barrio
Kings Cup 2023 Ultimate Móstoles Los Troncos FC
Winter 2024 Saiyans FC Ultimate Móstoles

Outras competições da Kings League

Imagem
A Kings League possui sua versão feminina, a Queens League. Divulgação/Kings League

A Kings League tem torneios femininos, infantis e em outros países. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Queens League

Surgindo ainda em 2023, foi anunciado que a Kings League teria a sua versão feminina, chamada de Queens League. As equipes são as mesmas, mas com alguns mudando seus nomes e designs para o torneio.

As regras aplicadas são as mesmas, com as partidas acontecendo no sábado, um dia antes dos jogos da Kings League.

Prince Cup

O Prince Cup é o torneio infantil, sendo também de menor duração. Sua primeira edição também foi em 2023, mas só no segundo semestre. Os 12 times da Kings League também possuem a sua modalidade infantil.

Kingdom Cup

Se trata de uma competição com as equipe da Kings e Queens League. Em uma metade do confronto, serão os jogadores masculinos. Na outra metade, com as atletas femininas. Teve a primeira edição em novembro de 2023.

Américas Kings League

Disputado por times da América espanhola, ou seja, apenas em países falantes do espanhol. No entanto, há uma equipe dos Estados Unidos. A disputa também é com 12 clubes, que são:

  • Atlético Parceros – Colômbia;
  • Club de Cuervos – México;
  • Galácticos del Caribe – República Dominicana;
  • Los Aliens 1021 – Estados Unidos;
  • Los Chamos FC – Venezuela;
  • Muchacos FC – Argentina;
  • Olimpo United – México;
  • Peluche Caligari – México;
  • Persas FC – Peru;
  • Raniza FC – Uruguai;
  • Real Titán – Chile;
  • West Santos FC – Colômbia.

Kings League World Cup

A primeira competição mundial, envolvendo 10 times da Espanha, da Kings League, e 10 da Américas Kings League. Sua primeira edição aconteceu no primeiro semestre de 2024.

Kings League Italia e Brazil

Dois novos torneios estão sendo organizados. Zlatan Ibrahimovic é o presidente da Kings League Italia, a terceira versão do torneio. Também haverá o Kings League Brazil, com Ronaldinho sendo escolhido como o presidente de um dos times brasileiros.

Ambos ainda não tiveram a sua primeira edição, mas deve acontecer ainda em 2024.

Agora que conhece mais sobre a Kings League, fique por dentro de outros esportes: