Caike Pro, um dos principais men’s physique no Brasil nos últimos anos, anunciou que não vai competir na categoria que está familiarizado desde o início da carreira, e vai “subir” para a classic physique, divisão de Chris Bumstead e Ramon Dino.
A decisão pegou a todos de surpresa, ao passo que Caike estava em preparação para competir no Mr.Olympia em algumas semanas, ainda pela Men's Physique.
Agora, o fisiculturista desiste da competição em 2024 para focar na vaga para o ano que vem, quando subirá ao lado de Ramon.
O que cerca a decisão de Caike Pro para subir de divisão no esporte?
A decisão de mudar de categoria no fisiculturismo profissional veio após muita reflexão. Segundo o próprio Caike, a condição para continuar na men’s physique era entrar no top 5, algo que não aconteceu.
Com a data limite estabelecida por Caike batendo na porta, o atleta brasileiro tomou a decisão de migrar para a classic.
A diferença do físico de uma categoria para a outra é grande para a maioria dos competidores, mas para Caike Pro, que sempre foi comentado na classic physique devido ao tamanho de suas pernas, a transição pode não ser tão agressiva.
Seus companheiros de equipe na Growth Suplementos, Renato Cariani e Julio Balestrin, demonstraram empolgação com a decisão.
A mudança afeta diretamente o cenário do fisiculturismo nacional, ao passo que agora Diogo Montenegro e Felipe Franco voltam a ser os principais nomes do país.
Enquanto isso, Caike vai ter que competir mais do que gostaria em um ano para poder conseguir a vaga na classic Physique do Mr. Olympia.
Segundo o especialista do Esportelândia, a mudança de Caike Pro bagunça a categoria em 2025
A decisão tomada por Caike Pro de subir em outra categoria animou o torcedor brasileiro e levanta a questão logo de início: será que Caike será tudo isso mesmo?
De antemão, a torcida e o carinho pelo brasileiro na nova disciplina está claro nos comentários de publicações em suas redes sociais.
Nesse sentido, o jornalista Gustavo Gama, do Esportelândia, atleta de fisiculturismo ao nível amador e amante do esporte, diz que “poucas vezes viu tanta comoção sem antagonismo na torcida para um atleta, como acontece com Caike.”
Carisma diferenciado, a sinceridade americana instaurada em sangue brasileiro diante de um jovem que passara quase 20 anos de sua vida em solo estadunidense. Mais que isso, a mentalidade. Muitos dizem: “todos do nível Pro tem a mentalidade do Caike, mas ninguém fala nada.” Mas será que todos sabem mostrar isso?
Caike sabe mostrar que faz o trabalho bem feito. Mais além, sabe mostrar que ama o esporte. E isso, para audiência, é a principal porta de conexão entre um atleta celebridade, com um trabalhador anônimo.
Agora, Caike deve focar nas principais características da nova categoria: um físico mais cheio, com mais cortes de músculos nas pernas, treinos mais intensos para membros inferiores e melhorar a musculatura da cintura para cima, algo que Caike sempre chamou atenção por ser avantajado.
Ver essa foto no Instagram
Agora que você já conhece sobre as categorias do fisiculturismo masculino, veja outros conteúdos para entender mais sobre o esporte:
- Os 20 melhores fisiculturistas do Brasil na história
- As 7 competições de fisiculturismo mais importantes do mundo
- Segredo dos músculos? Conheça os 12 carboidratos mais consumidos por fisiculturistas
- Categoria Men’s Physique: conheça tudo sobre
- Derek Lunsford: história, títulos e curiosidades
Marcelo Cartaxo é jornalista, redator e repórter no Esportelandia, um dos maiores sites olímpicos do Brasil. Com passagens por Futebol na Veia, Premier League Brasil, Minha Torcida, Quinto Quarto e ShaftScore, adquiriu experiências que hoje somam na equipe de redação do site.