Simulação de partidas, sistema de contratações, calendário do time e mais: confira todas as novidades do Modo Carreira do FIFA 21

Pegar uma equipe da terceira divisão, fazer investimentos, contratar jogadores e ascender à elite: gerenciar o seu próprio time virou tradição nos simuladores de futebol. E olha que legal: o Modo Carreira do FIFA 21 chegará repleto de novidades!

Finalmente, né? Fazia tempo que o Career Mode não recebia mudanças drásticas. A EA Sports decidiu ouvir os jogadores casuais e preparou muita coisa legal.

O novo título da franquia poderá ser jogado a partir do dia seis de outubro. Até lá, que tal conferir os recursos inéditos já anunciados? Reunimos as principais mecânicas e explicamos tudo pra você. Segue o fio!

Novidades do Modo Carreira FIFA 21

  • Calendário do clube
  • Conversão de posição
  • Desenvolvimento de jogadores
  • Imersão
  • Match Sharpness
  • Simulação de partidas
  • Sistema de contratações
  • Treinamento ativo

Calendário do clube

Começamos a lista de novidades do Modo Carreira no FIFA 21 com o calendário do clube. Agora é possível personalizar cada dia da semana com três tipos de ações que moldarão o condicionamento físico de seus atletas:

  • Dia de treinamento: os atletas treinarão normalmente, desenvolverão seus atributos e estarão mais aptos a entrar em campo. Entretanto, se os treinos forem excessivos e sem pausa para descanso durante a semana, os jogadores perderão moral
  • Dia de recuperação: tem como objetivo recuperar o condicionamento físico dos atletas. É como se o elenco fosse pra “banheira de gelo”. Essa ação, todavia, deixará o jogador menos apto a entrar em campo, pois ele não estará “aquecido”
  • Dia de descanso: nada de visitar o CT! Os atletas recuperarão o condicionamento físico, porém em menos quantidade que o dia de recuperação. Essa ação também eleva a moral do atleta. Afinal, aquela folguinha sempre deixa qualquer um alegre, né?

Será seu dever administrar o calendário de atividades para que o plantel encontre o equilíbrio perfeito entre preparo físico, moral e condição de jogo (match sharpness). Cada ação tem os seus pontos positivos e negativos, como já citamos acima.

Conversão de posição

A EA Sports criou um mecanismo que pretende ser muito interessante: conversão de posição. Agora será possível transformar um lateral em zagueiro, por exemplo.

Não pense que será uma tarefa fácil. Para concluir uma conversão, você terá de adicionar toda a XP adquirida em atributos que sejam interessantes para a nova posição desejada.

Algumas posições necessitam taxas altas de “dedicação” e “finta”. Caso o atleta em questão não as tenha, você também precisará correr atrás disso ganhando XP ou treinando. Em outras palavras: a conversão não acontecerá de uma noite para o dia.

A velocidade da conversão dependerá da idade do jogador. Os mais novos, obviamente, serão mais fáceis de converter. O mesmo vale para os craques em final de carreira.

Desenvolvimento de jogadores

Claramente inspirado no Football Manager, o Modo Carreira do FIFA 21 possibilitará aos técnicos moldar jogadores nas características que desejarem.

Exemplo: quero que Trent Alexander-Arnold se especialize em cruzamentos e que Divock Origi torne-se um monstro no pivô. Será possível elevar esses atributos com direcionamento centralizado!

Para isso, os atletas receberão XP ao disputar partidas. A distribuição dessa XP nas barras de atributos virá de forma uniforme no início da campanha, mas você poderá alterar a divisão justamente para focar no conjunto de qualidades que preferir.

Obviamente o desenvolvimento será diferente para cada atleta. A evolução levará em conta variáveis como idade, posição e potencial de evolução.

Imersão

novidades fifa 21
Modo Carreira do FIFA 21 terá mais elementos de imersão

E EA Sports acrescentou novos mecanismos de imersão ao Modo Carreira do FIFA 21. Os adicionais são puramente estéticos, mas certamente deixarão a experiência do jogo mais próxima da realidade.

Se o Liverpool já contava com o famoso cântico You’ll Never Walk Alone no início da partida, outros clubes como Chelsea, Borussia Dortmund, Milan e Atlético de Madrid terão seus próprios “hinos” nos estádios.

Os anunciantes agora aparecerão na língua de origem do time nas placas de publicidade. Era estranho se deparar com propaganda escrita em inglês dentro de um estádio russo, né?

Novas cutscenes também estarão presentes no Career Mode: prêmio de melhor técnico do mês, estreia de algum jogador notável, marcos importantes em sua carreira como manager, atleta retornando de lesão e por aí vai.

Por fim, teremos novos cânticos, mosaicos, bandeiras, animações de torcedores e outros elementos de ambientação.

como jogar Fortnite

Aprofunde-se nos games!

Match Sharpness

modo carreira fifa
Match sharpness funcionará dentro de uma escala de 0-100.

O “match sharpness” seria aquele conceito de “setinha pra cima” ou “setinha pra baixo” do Winning Eleven. Se lembra? Uma taxa que determina o quão apto o jogador está para entrar no campo e dar o seu melhor nas partidas.

A taxa de match sharpness dependerá do nível imprimido no treinos do clube. Quanto mais desafiador for o treinamento, mais match sharpness o jogador acumulará, ou seja, mais preparado ele estará para arrebentar nos gramados.

No entanto, ele perderá mais pontos de condicionamento físico, pois as atividades serão muito mais intensas do que o normal. O manager, portanto, terá de decidir se passa um treino mais difícil para obter match sharpness; ou se pega mais leve para deixar o elenco em condições físicas melhores.

O medidor de match sharpness funcionará dentro de uma escala de 0-100. Assim sendo, os jogadores poderão receber, manter ou perder pontos de atributos. Veja abaixo:

  • Sharpness em 50: ritmo médio, o jogador ganhará nem perderá pontos de atributos
  • Sharpness entre 0-50: ritmo fraco, o jogador perderá pontos extras de atributos
  • Sharpness entre 50-100: ritmo forte, o jogador ganhará pontos extras de atributos

Simulação de partidas

O sistema de simulação de partidas foi todo remodelado no Modo Carreira do FIFA 21. Além da interface nova, os técnicos poderão interferir em aspectos táticos e mecânicos no meio dos jogos. Outro elemento inspirado no Football Manager!

Exemplo: a simulação está rolando, mas acontece um pênalti. Você terá a opção de ir para dentro da partida, cobrar a penalidade com o atleta que quiser e voltar. Legal, né?

Tudo estará personalizável. Inclusive, os managers poderão trocar de esquema e dar instruções especiais com a bola rolando. Os confrontos contarão com narração e som ambiente do estádio. Mão na roda pra quem não tem paciência de jogar tudo!

Sistema de contratações

contratacoes modo carreira fifa
Mercado de transferências estará mais realista no jogo

O sistema de contratações estará mais eficiente e realístico no FIFA 21. Será mais difícil de ver Salah saindo do Liverpool rumo ao Barcelona na primeira janela, por exemplo.

Agora poderemos negociar empréstimos com cláusula de compra e receber propostas da máquina com jogadores envolvidos no esquema, isto é, como moeda de troca.

Além disso, será possível ativar uma opção chamada “rigor das negociações”. Com essa opção marcada no início da jornada, alguns tipos de transações terão probabilidade mínima de acontecer. Exemplos: transferências diretas entre rivais, contratar atletas com muito tempo de casa, comprar jogadores para uma liga inferior e por aí vai.

Por fim, agora poderemos escolher o orçamento para começar a temporada. Se você quiser 500 milhões de libras para contratar logo na primeira temporada, isso será possível. Essa opção se chama “aquisição financeira” e não é obrigatória, viu? Pra quem gosta de começar o trabalho com valores próximos da realidade, isso ainda será possível.

Treinamento ativo

Finalizamos as novidades do Modo Carreira no FIFA 21 com o novo sistema de treinamento ativo. A mecânica impactará o cotidiano da sua equipe drasticamente!

Um único dia de treinamento será composto por três slots. Cada espaço focará em um tipo específico de treinamento: passe, defesa, finalização, drible, cobranças de falta, etc. A grande novidade é que agora você poderá escolher até 15 jogadores para executarem juntos uma mesma atividade. No FIFA 20, esse número era mais restrito.

Esses slots serão automaticamente preenchidos pela inteligência artificial caso o treinador não queira personalizar a rotina.

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado desse guia. Coloque aí nos comentários com qual clube você vai jogar o Modo Carreira do FIFA 21! Algum time consagrado? Algum time da segundona? Conte-nos suas pretensões!

Leia mais textos:

*Última atualização feita em 30 de setembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin