Saiba tudo sobre os mapas do Valorant! Callouts, estruturas, easter eggs e curiosidades de Bind, Haven, Split, Ascent e Icebox

Está atrás de um guia definitivo sobre os mapas do Valorant? Então você veio ao lugar certo! Listamos abaixo todas as informações necessárias para entendermos melhor as arenas do aclamado FPS da Riot Games.

Cada mapa possui particularidades e mecânicas únicas. A posição dos bombsites mudam, os nomes dos locais são diferentes e as estratégias variam. Ah, não poderíamos nos esquecer dos easter eggs também, né? Você vai entender tudo isso por aqui.

Quantos mapas tem no Valorant

regras do valorant
Valorant possui cinco mapas competitivos

No momento, existem cinco mapas competitivos no Valorant. São eles: Bind, Haven, Split, Ascent e Icebox. Entende-se por mapas competitivos aqueles que podem ser utilizados tanto em partidas casuais quanto ranqueadas, incluindo campeonatos profissionais.

The Range é o sexto mapa do jogo, mas é usado apenas para treinamentos. Nele podemos testar armas, personagens e skills, assim como atirar em alvos, praticar o plant da spike e executar diversas outras funcionalidades para calibrar a gameplay.

Você provavelmente já deve saber, mas os mapas do Valorant são divididos em pequenas regiões que foram apelidadas pela comunidade de jogadores. Cada área recebeu um nome, ou seja, uma “callout”. As callouts facilitam a comunicação entre os players e auxiliam a criação de estratégias. Abaixo nós apresentamos todas para você decorar!

Mapas do Valorant

  • Bind
  • Haven
  • Split
  • Ascent
  • Icebox

Mapa Bind do Valorant

Mapa Bind do Valorant
Mapa Bind do Valorant

Hora de conhecer os nomes dos mapas do Valorant! Começando por Bind, uma das três arenas lançadas junto com o jogo. Trata-se de uma cidade abandonada e de vegetação árida bastante inspirada na cultura do Oriente Médio.

Ao contrário de vários mapas clássicos do gênero FPS, Bind não possui uma região central. No mais, a arena é composta por dois bombsites (A e B) que ficam localizados nas extremidades da direita e da esquerda, respectivamente.

A singularidade deste mapa são os seus dois teleportes. Um deles transporta o jogador da região em frente à “Esquina” para o “Meio Falso”. O outro transporta o jogador do “Fundo” para a “Dupla”. Drones, bombas e skills especiais como o robô da Raze também podem ser teletransportados.

Os teleportes ditam o jogo no mapa, pois possibilitam um leque variado de estratégias – principalmente para os atacantes. Eles são úteis para entradas surpresas, rotações imprevisíveis e até fugas, caso a coisa esteja ficando feia.

Também existem no mapa dois orbes de ultimate: um no “Banheiro” e outro na região do “Fundo”, em frente ao portal. Decore as posições para aumentar seu poder ofensivo!

As partidas em Bind costumam ser equilibradas. Ao mesmo tempo em que o mapa é atrativo aos olhos dos atacantes, já que eles podem optar por dois caminhos, é igualmente interessante para defensores, pois os bombsites são fechados. Isso facilita o posicionamento dos players na hora de proteger o perímetro.

Mapa Haven do Valorant

Mapa Haven do Valorant
Mapa Haven do Valorant

Agora vamos te apresentar as características de Haven, outro mapa que esteve presente no lançamento do jogo. A arena é um mosteiro abandonado de temática asiática.

Haven é a marca registrada do Valorant, pois o mapa é formado por três bombsites (A, B e C). Jamais havíamos visto algo parecido em games do gênero como CS:GO.

Essa peculiaridade possibilita diversas estratégias para ambos os lados. A arena, entretanto, é predominantemente favorável para quem está atacando. Basta se imaginar na pele do time defensor: os inimigos podem vir de três regiões diferentes!

Os defensores geralmente preferem esperar o plant da spike para depois pensarem na retomada, pois é muito difícil dividir o time para cobrir todos os bombsites.

O bombsite A é o mais complicado de defender, pois os atacantes podem chegar tanto pela “Banana” quanto pelo “Caminho de Rato”. O bombsite B é o mais fácil de cobrir, pois é totalmente fechado e só pode ser acessado pelo “Meio”. Por fim, o bombsite C é o mais aberto, mas não tão complicado de segurar, pois a movimentação ali dentro é rápida.

Existem dois orbes de ultimate espalhados por Haven: um no final da “Banana” e outro no “Fundo” do bomb C. Olho neles para recarregar a skill!

Confira outros conteúdos sobre games:

Mapa Split do Valorant

Mapa Split do Valorant
Mapa Split do Valorant

O terceiro e último mapa presente em Valorant desde o lançamento é Split, uma arena claramente inspirada nas cidades japonesas. Tem até barraquinha de lámen!

A estrutura da arena é clássica: dois bombsites divididos por uma região central que possibilitam aos jogadores variadas possibilidades de rotações. Existem, no entanto, pontos mais elevados no mapa. É isso que deixa a partida mais complexa em Split.

Outro fator interessante na arena é a presença de três cordas, que podem ser utilizadas no deslocamento entre as regiões A e B. Elas estão presentes no “Esgoto”, na parte mais elevada do bombsite B e no “Meio.”

Em relação aos orbs de ultimate, eles podem ser coletados nos principais pontos dos bombsites A e B. Nunca se esqueça: pegue-os para fazer a diferença no jogo.

Split é um mapa predominantemente favorável aos defensores, pois as partes elevadas dão uma boa visão do mapa e auxiliam bastante a cobertura do perímetro.

E olha que legal! Tem homenagem ao League of Legends na arena. Perto do bomb B, a Riot Games espalhou Aronguejos nas caixas e até colocou uma estátua do simpático bichinho. Pra quem não sabe, o Aronguejo é utilizado para dar visão nos rios do LoL.

Mapa Ascent do Valorant

Mapa Ascent do Valorant
Mapa Ascent do Valorant

Continuando a lista de mapas do Valorant, chegou a hora de apresentarmos Ascent, a penúltima arena lançada no jogo. O local é inspirado na cidade italiana de Veneza!

O mapa também segue a tradicional estrutura dos jogos FPS: dois bombsites (A e B) e uma região central. O “Meio”, entretanto, é mais aberto do que o normal. Isso significa que tanto defensores quanto atacantes podem dominá-lo com facilidade no início do round.

A singularidade de Ascent são duas portas blindadas, uma dentro do bomb A e outra dentro do bomb B. Ao serem ativadas por um interruptor, elas fecham momentaneamente o perímetro, mas podem ser destruídas através de tiros, skills ou utilitários.

As portas são os elementos que dão vantagem a quem está dentro dos bombsites. Por isso, é uma arena mais confortável para defensores. Entretanto, se os atacantes conseguirem plantar a spike, a retomada defensiva se torna igualmente difícil.

Mapa Icebox do Valorant

Mapa Icebox do Valorant
Mapa Icebox do Valorant

Fechamos a lista de mapas do Valorant com a última arena lançada até o momento: Icebox. Por ainda ser muito nova, os jogadores ainda estão explorando estratégias e criando nomes para os locais. É por isso que ainda não temos callouts em português.

Como o próprio nome já entrega, Icebox fica situada numa região extremamente gélida, mais precisamente no Ártico. Trata-se de uma base militar portuária composta por túneis, escadas, containers, parapeitos e maquinários industriais.

Assim como a maioria dos mapas clássicos, Icebox é dividida em dois bombsites, “Meio” e corredores estratégicos, uns fechados e outros abertos. A arena, entretanto, possui muitos terrenos altos e baixos. Em praticamente todos os pontos , pode-se ter uma visão mais panorâmica do que está rolando no perímetro.

Outra singularidade de Icebox é a presença de uma tirolesa que conecta ambos os bombsites de forma horizontal. Uma mão na roda para os defensores, que terão um artifício muito útil para neutralizar o plant da spike.

Pronto! Agora você sabe tudo sobre os cinco mapas do Valorant. Esse é apenas um guia básico para entendermos as principais características de cada arena. Para um aprofundamento maior, sugerimos vídeos e tutoriais de pro players no YouTube. É uma boa solução para melhorar o seu jogo e adquirir ainda mais conhecimento!

Não saia daqui, leia também:

*Última atualização feita em 17 de outubro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin