Se você quer descobrir todas as informações possíveis sobre as 18 armas do Valorant disponíveis na atualidade, tenho uma ótima notícia pra te dar: aqui é o lugar certo!
Reunimos os stats básicos dos modelos, como preço, distância, dano, penetração, munição e tipos de disparo. Ainda anexamos um pequeno resumo em cada uma delas, apresentando pontos positivos e pontos negativos.
Além de aprender qual tipo de arsenal é indicado para cada tipo de situação, você ainda vai entender quais armas estão fortes no meta. E aí, preparado?
Armas do Valorant
- Pistolas
- Metralhadoras
- Espingardas
- Rifles
- Rifles de precisão
- Armas pesadas
- Faca
As armas do Valorant são divididas em duas categorias: secundárias e primárias. As secundárias são as boas e velhas pistolas. Já as primárias são os demais armamentos da loja, como rifles, metralhadoras e escopetas. É possível portar uma opção secundária e outra opção primária ao mesmo tempo.
Os arsenais ainda podem ser categorizados em sete classes: pistolas, metralhadoras, espingardas, rifles, rifles de precisão, armas pesadas e facas. Cada modelo possui stats de dano, munição e penetração únicos. Bora dar uma olhada nisso tudo?
Pistolas do Valorant
- Classic
- Shorty
- Frenzy
- Ghost
- Sheriff
As pistolas são as armas do Valorant mais básicas. Baratas, leves e sem muito poder de fogo, são utilizadas apenas como forma de complemento aos rifles (ou quando a grana tá escassa). No entanto, podem ser úteis. Não as menospreze!
Classic
A Classic é a arma mais básica do jogo. Não à toa, custa nenhum crédito. É recomendável usá-las nos rounds pistols e só. Com o decorrer do jogo, é possível adquirir alguns modelos bem melhores, como Ghost e Sheriff.
- Preço: gratuito
- Distância: 0-30m/30-50m
- Dano: 0-30m ~ cabeça (26), corpo (78) e pernas (22), 30-50m ~ cabeça (22), corpo (66) e pernas (18)
- Disparo primário: semiautomático – burst fire de 3 balas
- Disparo secundário: 2.2 disparos por segundo
- Pente de munição: 12 balas
- Penetração em paredes: baixa
Shorty
A Shorty é uma mini-escopeta de cano curto. Isso significa que você só conseguirá desferir dano considerável caso esteja muito perto do adversário. Ainda sim, não é muito aconselhável usar esse modelo. Seu custo-benefício não vale tanto a pena.
- Preço: 200 créditos
- Distância: 0-9m/9-15m
- Dano: 0-9m ~ cabeça (12), corpo (36) e pernas (10), 9-15m ~ cabeça (8), corpo (24) e pernas (6)
- Disparo único: semiautomático – 3.3 disparos por segundo
- Pente de munição: 2 balas
- Penetração em paredes: baixa
Frenzy
A Frenzy é uma mini-metralhadora leve e rápida. Sua taxa de disparo por segundo é alta, mas seu dano não é lá grandes coisas. É bastante utilizada em rounds econômicos e meia-compra. Seu ponto positivo é o recoil facílimo de controlar.
- Preço: 400 créditos
- Distância: 0-20m/20-50m
- Dano: 0-20m ~ cabeça (26), corpo (78) e pernas (22), 20-50m ~ cabeça (21), corpo (63) e pernas (17)
- Disparo único: automático – 10 disparos por segundo
- Pente de munição: 13 balas
- Penetração em paredes: baixa
Ghost
Agora sim uma pistola de respeito! Ghost é uma das melhores opções da classe. Basta olharmos para a sua taxa de dano, principalmente no corpo. Caso você tenha muito dinheiro no banco, é uma boa tê-la no slot secundário.
- Preço: 500 créditos
- Distância: 0-30m/30-50m
- Dano: 0-30m ~ cabeça (30), corpo (105) e pernas (26), 30-50m ~ cabeça (25), corpo (88) e pernas (21)
- Disparo único: semiautomático – 6.75 disparos por segundo
- Pente de munição: 15 balas
- Penetração em paredes: média
Sheriff
Poucos disparos por segundo, poucas balas, penetração alta e dano monstruoso caso acerte a cabeça. Isso te faz lembrar alguma coisa? Se você pensou na Desert Eagle do CS:GO, acertou. A Sheriff é exatamente igual ao famoso revólver. Mortífera!
- Preço: 800 créditos
- Distância: 0-30m/30-50m
- Dano: 0-30m ~ cabeça (55), corpo (160) e pernas (47), 30-50m ~ cabeça (50), corpo (145) e pernas (43)
- Disparo único: semiautomático – 4 disparos por segundo
- Pente de munição: 6 balas
- Penetração em paredes: alta
Metralhadoras do Valorant
As metralhadoras, também conhecidas como SMG's, são armas intermediárias. Seu poder de fogo não é tão alto quanto um rifle, porém não é tão baixo quanto uma pistola. Costumam ser usadas em situações de meia-compra.
- Stinger
- Spectre
Stinger
A Stinger é uma metralhadora útil, mas não a melhor de sua classe. Seu dano é legalzinho e pode funcionar em rounds meia-compra, mas não se apegue a ela. Possui dois tipos de disparo: automático e com scope de 1.15x.
- Preço: 1.000 créditos
- Distância: 0-20m/20-50m
- Dano: 0-20m ~ cabeça (27), corpo (67) e pernas (23), 20-50m ~ cabeça (25), corpo (62) e pernas (21)
- Disparo primário: automático – 18 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom de 1.15x – burst fire de 4 disparos
- Pente de munição: 20 balas
- Penetração em paredes: baixa
Spectre
A Spectre, bastante semelhante à MP5 do CS:GO, é a melhor SMG do Valorant. Custa mais caro, é verdade, mas vale a pena desembolsar um pouco mais de créditos para comprá-la. Muito recomendável para rushs, pois ela não perde tanta precisão quando o operador está em movimento. Além disso, possui a mesma penetração de um rifle.
- Preço: 1.600 créditos
- Distância: 0-20m/20-50m
- Dano: 0-20m ~ cabeça (26), corpo (78) e pernas (22), 20-50m ~ cabeça (22), corpo (66) e pernas (18)
- Disparo primário: automático – 13.33 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom de 1.15x – 12 disparos por segundo
- Pente de munição: 30 balas
- Penetração em paredes: média
Espingardas do Valorant
As espingardas (ou shotguns) são conhecidas pelo dano altíssimo a curta distância. Elas precisam ser recarregadas a todo momento e não costumam ser tão versáteis. Só se encaixam em situações bem específicas do jogo.
- Bucky
- Judge
Bucky
Bora começar pela Bucky, o modelo mais barato e menos mortífero do game? Como já era de se esperar, só funciona corretamente bem perto do adversário, pois suas balas se estilhaçam ao sair do cano e perdem velocidade para chegarem mais longe.
- Preço: 900 créditos
- Distância: 0-8m/8-12m/12-50m
- Dano: 0-8m ~ cabeça (22), corpo (44) e pernas (19), 8-12m ~ cabeça (17), corpo (34) e pernas (14), 12-50m ~ cabeça (9), corpo (18) e pernas (8)
- Disparo primário: semiautomático – 1.1 disparo por segundo
- Disparo secundário: semiautomático – air burst de 1.1 disparo por segundo
- Pente de munição: 5 balas
- Penetração em paredes: baixa
Judge
Ao contrário da Bucky, Judge é uma escopeta mais robusta. Primeiro, pois é automática e possui mais balas. Segundo, porque tem uma cadência mais alta. Trocando em miúdos, é mais difícil morrer com ela em mãos caso você erre o primeiro tiro.
- Preço: 1.500 créditos
- Distância: 0-10m/10-15m/15-50m
- Dano: 0-10m ~ cabeça (17), corpo (34) e pernas (14), 10-15m ~ cabeça (13), corpo (26) e pernas (11), 15-50m ~ cabeça (10), corpo (20) e pernas (9)
- Disparo único: automático – 3.5 disparos por segundo
- Pente de munição: 7 balas
- Penetração em paredes: média
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Rifles do Valorant
Os rifles são as melhores armas do Valorant. Quando se tem dinheiro para realizar um full armado, é com esse tipo de armamento que você quer se equipar. Funcionam bem em todas as distâncias, possuem dano altíssimo e cartucho recheado de balas.
- Bulldog
- Guardian
- Phantom
- Vandal
Bulldog
A Bulldog é o rifle mais barato do Valorant. Com 24 balas no cartucho, penetração média e dois modos de disparo (automático e zoom), até que o modelo é uma opção versátil, mas só compre caso os créditos estejam realmente em falta na sua equipe.
- Preço: 2.100 créditos
- Distância: 0-50m
- Dano: cabeça (116), corpo (35) e pernas (30)
- Disparo primário: automático – 9.15 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom de 1.25x – burst fire de 3 disparos
- Pente de munição: 24 balas
- Penetração em paredes: média
Guardian
A Guardian também não é muito recomendada em rounds full armados. Trata-se de um rifle semiautomático que só é útil caso você tenha uma mira constante e precisa. Caso o contrário, vai deixar a desejar nas situações de pequeno e médio alcance.
- Preço: 2.500 créditos
- Distância: 0-50m
- Dano: cabeça (65), corpo (195) e pernas (49)
- Disparo primário: semiautomático – 6.5 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom de 1.5x – 6.5 disparos por segundo
- Pente de munição: 12 balas
- Penetração em paredes: alta
Phantom
A Phantom é a famosa M4A1 do Counter-Strike, ou seja, um dos melhores rifles do jogo! Seu ponto positivo é o recuo, que é menos brusco que a Vandal. Isso significa que você vai conseguir segurar o spray melhor. Ela só perde para a concorrente em tiros efetuados de distâncias mais longas. As balas desferem menos dano.
- Preço: 2.900 créditos
- Distância: 0-15m/15-30m/30-50m
- Dano: 0-15m ~ cabeça (39), corpo (156) e pernas (33), 15-30m ~ cabeça (35), corpo (140) e pernas (30), 30-50m ~ cabeça (31), corpo (124) e pernas (26)
- Disparo primário: automático – 11 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom de 1.25x – 9.9 disparos por segundo
- Pente de munição: 30 balas
- Penetração em paredes: média
Vandal
Assim como a Phantom, Vandal é outro fuzil top class. É com esses dois carinhas que você quer ter em mãos nos armados completos. A AK-47 do Valorant, no entanto, possui um recoil bem chatinho de se acostumar, mas que é recompensado na constância do dano, seja de perto ou de longe. A probabilidade de headshots será maior com ela!
- Preço: 2.900 créditos
- Distância: 0-50m
- Dano: cabeça (39), corpo (156) e pernas (33)
- Disparo primário: automático – 9.25 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom de 1.25x – 8.32 disparos por segundo
- Pente de munição: 25 balas
- Penetração em paredes: média
Rifles de precisão do Valorant
Sabe as snipers? São os famosos rifles de precisão – que também estão representados no jogo. Esse tipo de armamento é indicado aos jogadores que gostam de pescar adversários de longe. Com eles, é possível eliminar um inimigo com apenas um tiro!
- Marshal
- Operator
Marshal
A Marshal é o rifle de precisão mais fraco do game. Possui uma única mira de 2.5x, tiros mais rápidos do que a Operator e dano considerável. Ao contrário da concorrente, é preciso disparar mais de uma bala para matar um inimigo – a não ser que você acerte a cabeça, claro. Aí é insta kill como qualquer outro armamento.
- Preço: 1.100 créditos
- Distância: 0-50m
- Dano: cabeça (101), corpo (202) e pernas (85)
- Disparo primário: semiautomático – 1.5 disparo por segundo
- Disparo secundário: zoom de 2.5x- 1.2 disparo por segundo
- Pente de munição: 5 balas
- Penetração em paredes: média
Operator
Já viu a semelhança logo de cara, né? A Operator é equivalente à AWP do CS:GO. É o rifle de precisão mais brutal do Valorant, capaz de deitar um oponente com apenas um tiro, independente da região atingida pela bala. É equipada com dois zooms e extremamente recomendada para combates à longa distância. Tem que ter uma no time. Sempre.
- Preço: 4.500 créditos
- Distância: 0-50m
- Dano: cabeça (150), corpo (255) e pernas (127)
- Disparo primário: semiautomático – 0.75 disparo por segundo
- Disparo secundário: dual zoom (2.5x ou 5x) – 0.75 disparo por segundo
- Pente de munição: 5 balas
- Penetração em paredes: alta
Armas pesadas do Valorant
As armas pesadas possuem munição quase que infinita e funcionam bem em distâncias curtas ou médias, mas deixam o operador extremamente lento. São pouco utilizadas no meta atual. Portanto, é melhor gastar o dinheiro com outras opções.
- Ares
- Odin
Ares
- Preço: 1.600 créditos
- Distância: 0-30m/30-50m
- Dano: 0-30m ~ cabeça (30), corpo (72) e pernas (25), 30-50m ~ cabeça (28), corpo (67) e pernas (23)
- Disparo primário: automático – 10 a 13 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom 1.25x – 10 a 13 disparos por segundo
- Pente de munição: 50 balas
- Penetração em paredes: alta
Odin
- Preço: 3.200 créditos
- Distância: 0-30m/30-50m
- Dano: 0-30m ~ cabeça (38), corpo (95) e pernas (32), 30-50m ~ cabeça (31), corpo (77) e pernas (26)
- Disparo primário: automático – 12 a 15.6 disparos por segundo
- Disparo secundário: zoom 1.25x -15.6 disparos por segundo
- Pente de munição: 100 balas
- Penetração em paredes: alta
Faca tática do Valorant
Terminamos o guia “armas do Valorant” com as simpáticas facas. Elas são carregadas o tempo inteiro e pouco acionadas. Sua principal serventia é dar mais rapidez ao movimento dos operadores. Ou pra fazer aquela gracinha quando o inimigo tá de costas.
É isso! Chegamos ao fim do guia. Espero que tenham gostado! Se quiserem, registrem sugestões, melhorias e comentários pra gente interagir. Combinado? Até a próxima!
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Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.