A Liga das Nações da UEFA mais um torneio seleções da Europa. Ela reúne todos os países do Velho Continente e preenche o calendário da FIFA.
Em termos de importância, só perde para a Eurocopa. Mas nem por isso deixou de ser levada a sério. Logo na primeira edição, vencida por Portugal, tivemos partidas divertidas e bem disputadas.
Ficou curioso para entender melhor essa competição? Então continue por aqui! Reunimos informações básicas como fundação, regulamento, participantes, maiores artilheiros e locais de transmissão. Bora lá?
Como surgiu a Liga das Nações da UEFA?
A ideia foi divulgada pela primeira vez em 2013 por Yngve Hallén, presidente da Associação Norueguesa de Futebol. O cartola confirmou que conversas estavam sendo realizadas para que um novo campeonato europeu de seleções fosse anexado ao calendário da FIFA.
Após algumas rodadas de negociações, a Liga das Nações da UEFA foi finalmente aprovada por unanimidade em março do ano seguinte, visando substituir alguns amistosos ao longo das temporadas, trazer mais competitividade ao cenário e aumentar o número de partidas oficiais de países menos expressivos.
Steven Martens, secretário-geral da Federação Belga de Futebol, ainda declarou que o evento também beneficiaria financeiramente as seleções pequenas, pois os contratos de TV seriam centralizados.
Como atrativo final, instituiu-se que os dois países mais bem colocados ao fim do torneio (que não conseguissem vaga na Copa do Mundo mediante qualificatórios regionais), ganhariam a chance de disputar a repescagem europeia do Mundial.
Primeira edição da Liga das Nações da UEFA
A primeira edição da Nations League foi disputada na temporada 2018/19. A fase de grupos aconteceu entre setembro e novembro de 2018, enquanto a fase final ocorreu entre março e julho de 2019.
Sucesso de audiência e bem recebida pela crítica, a competição foi vencida por Portugal. O esquadrão liderado por Cristiano Ronaldo terminou em primeiro lugar no grupo 3, derrotou a Suíça nas semifinais e bateu a Holanda na grande decisão.
Como previsto, as 55 seleções participaram do campeonato. Elas foram divididas em quatro divisões conforme a relevância apresentada recentemente no cenário europeu.
- Liga A: Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polônia, Islândia, Croácia e Holanda
- Liga B: Áustria, Gales, Rússia, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Tcheca e Turquia
- Liga C: Hungria, Romênia, Escócia, Eslovênia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estônia e Lituânia
- Liga D: Azerbaijão, Macedônia, Bielorrússia, Geórgia, Armênia, Letônia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar
Regulamento da Liga das Nações
A Liga das Nações da UEFA é realizada bienalmente, isto é, a cada dois anos. Garantem vaga no evento todas as 55 federações de futebol vinculadas à UEFA.
Atualmente, os países são divididos em quatro divisões: Liga A (16), Liga B (16), Liga C (16) e Liga D (7). Eles foram encaixados nesse sistema conforme as performances recentes apresentadas em âmbito internacional.
As equipes de cada liga são dispostas em grupos de quatro integrantes (com exceção da Liga D). Elas duelam entre si no sistema pontos corridos e no formato ida-volta. O melhor colocado de cada chave avança para os playoffs (mata-mata em jogo único).
As seleções também podem subir ou cair de divisão. O primeiro lugar de cada grupo (com exceção da Liga A) sobe uma divisão. Já o último lugar de cada grupo (com exceção da Liga D), cai uma divisão.
Por fim, os dois melhor colocados da Liga A que não conseguirem se classificar para a Copa do Mundo via eliminatórias europeias ganham vaga na repescagem do Mundial.
Todos os campeões da Liga das Nações da UEFA
- 2018/19 – Portugal
- 2020/21 – França
- 2022/23 – Espanha
Onde assistir à Liga das Nações
Você poderá conferir todos os detalhes da competição de três formas diferentes: ESPN, SporTV e Star+ (streaming).
Leia mais textos sobre futebol: