Conheça o torneio que reúne as 55 federações da Europa e que pode dar vaga à Copa do Mundo! Tudo sobre a Liga das Nações da UEFA

A Liga das Nações da UEFA é o novo torneio de seleções da Europa. Ela reúne todos os países do Velho Continente e preenche o calendário da FIFA.

Em termos de importância, só perde para a Eurocopa. Mas nem por isso deixou de ser levada a sério. Logo na primeira edição, vencida por Portugal, tivemos partidas divertidas e bem disputadas.

Ficou curioso para entender melhor essa competição? Então continue por aqui! Reunimos informações básicas como fundação, regulamento, participantes, maiores artilheiros e locais de transmissão. Bora lá?

Como surgiu a Liga das Nações da UEFA?

liga das naçoes da uefa
Competição foi idealizada em 2013

A ideia foi divulgada pela primeira vez em 2013 por Yngve Hallén, presidente da Associação Norueguesa de Futebol. O cartola confirmou que conversas estavam sendo realizadas para que um novo campeonato europeu de seleções fosse anexado ao calendário da FIFA.

Após algumas rodadas de negociações, a Liga das Nações da UEFA foi finalmente aprovada por unanimidade em março do ano seguinte, com os objetivos de substituir alguns amistosos ao longo das temporadas, trazer mais competitividade ao cenário e aumentar o número de partidas oficiais de países menos expressivos.

Steven Martens, secretário-geral da Federação Belga de Futebol, ainda declarou que o evento também beneficiaria financeiramente as seleções pequenas, pois os contratos de TV seriam centralizados.

Como atrativo final, instituiu-se que os dois países melhores colocados ao fim do torneio (que não conseguissem vaga na Copa do Mundo mediante qualificatórios regionais), ganhariam a chance de disputar a repescagem europeia do Mundial.

Primeira edição da Liga das Nações

Maiores campeões da Liga das Nações da Uefa
Portugal venceu a primeira edição

A primeira edição da Nations League foi disputada na temporada 2018/19. A fase de grupos aconteceu em entre setembro e novembro de 2018, enquanto a fase final ocorreu entre março e julho de 2019.

Sucesso de audiência e bem recebida pela crítica, a competição foi vencida por Portugal. O esquadrão liderado por Cristiano Ronaldo terminou em primeiro lugar no grupo 3, derrotou a Suíça nas semifinais e bateu a Holanda na grande decisão.

Como previsto, as 55 seleções participaram do campeonato. Elas foram divididas em quatro divisões de acordo com a relevância apresentada recentemente no cenário europeu.

  • Liga A: Alemanha, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Itália, Polônia, Islândia, Croácia e Holanda
  • Liga B: Áustria, Gales, Rússia, Eslováquia, Suécia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia, Irlanda do Norte, Dinamarca, República Tcheca e Turquia
  • Liga C: Hungria, Romênia, Escócia, Eslovênia, Grécia, Sérvia, Albânia, Noruega, Montenegro, Israel, Bulgária, Finlândia, Chipre, Estônia e Lituânia
  • Liga D: Azerbaijão, Macedônia, Bielorrússia, Geórgia, Armênia, Letônia, Ilhas Faroé, Luxemburgo, Cazaquistão, Moldávia, Liechtenstein, Malta, Andorra, Kosovo, San Marino e Gibraltar

Regulamento da Liga das Nações

Como funciona a Liga das Nações da Uefa
Timo Werner em ação pela Liga das Nações da UEFA

A Liga das Nações da UEFA é realizada bienalmente, isto é, de dois em dois anos. Garantem vaga no evento todas as 55 federações de futebol vinculadas à UEFA.

Atualmente, os países são divididos em quatro divisões: Liga A (16), Liga B (16), Liga C (16) e Liga D (7). Eles foram encaixados nesse sistema de acordo com as performances recentes apresentadas em âmbito internacional.

As equipes de cada liga são dispostas em grupos de quatro integrantes (com exceção da Liga D). Elas duelam entre si no sistema pontos corridos e no formato ida-volta. O melhor colocado de cada chave avança para os playoffs (mata-mata em jogo único).

As seleções também podem subir ou cair de divisão. O primeiro lugar de cada grupo (com exceção da Liga A) sobe uma divisão. Já o último lugar de cada grupo (com exceção da Liga D), cai uma divisão.

Por fim, os dois melhores colocados da Liga A que não conseguirem se classificar para a Copa do Mundo via eliminatórias europeias ganham vaga na repescagem do Mundial.

Chuteiras de Futebol

Leia mais textos sobre futebol:

Todos os campeões da Liga das Nações da UEFA

  • 2018/19 – Portugal

Maiores artilheiros da Liga das Nações

  1. Aleksandar Mitrović – Sérvia (6 gols)
  2. Haris Seferović – Suíça (5 gols)
  3. James Forrest – Escócia (5 gols)
  4. Stanislaw Drahun – Bielorrússia (5 gols)
  5. Yura Movsisyan – Armênia (5 gols)
  6. Ádám Szalai – Hungria (4 gols)
  7. Arbër Zeneli – Kosovo (4 gols)
  8. Giorgi Chakvetadze (4 gols)
  9. Romelu Lukaku – Bélgica (4 gols)

Liga das Nações da UEFA 2020/21

nations league
Holanda é uma das favoritas ao título da Nations League

A Nations League 2020/21 será disputada em meio à pandemia. As seleções se deslocarão no continente com delegações reduzidas e farão testes a todo momento. As primeiras rodadas acontecerão sem a presença do público.

O pontapé inicial é no dia 3 de setembro de 2020. A previsão é que os playoffs da Liga A comecem entre setembro e outubro de 2021. Ainda não há data definida para a final.

A divisão de grupos ficou diferente desta vez. Na primeira edição, tivemos 12 seleções em cada liga. Na segunda edição, esse número subiu para 16 (com exceção da Liga D, que agora reúne apenas sete países). Veja abaixo como ficou:

Liga A

  • Grupo 1: Holanda, Itália, Bósnia e Polônia
  • Grupo 2: Inglaterra, Bélgica, Dinamarca e Islândia
  • Grupo 3: Portugal, França, Suécia e Croácia
  • Grupo 4: Suíça, Espanha, Ucrânia e Alemanha

Liga B

  • Grupo 1: Áustria, Noruega, Irlanda do Norte e Romênia
  • Grupo 2: República Tcheca, Escócia, Eslováquia e Israel
  • Grupo 3: Rússia, Sérvia, Turquia e Hungria
  • Grupo 4: Gales, Finlândia, Irlanda e Bulgária

Liga C

  • Grupo 1: Montenegro, Chipre, Luxemburgo e Azerbaijão
  • Grupo 2: Geórgia, Macedônia, Estônia e Armênia
  • Grupo 3: Grécia, Kosovo, Eslovênia e Moldávia
  • Grupo 4: Albânia, Bielorrússia, Lituânia e Cazaquistão

Liga D

  • Grupo 1: Ilhas Faroé, Letônia, Andorra e Malta
  • Grupo 2: Gibraltar, San Marino e Liechtenstein

Onde assistir à Liga das Nações da UEFA

onde assistir liga das nações
Veja onde assistir ao torneio

Você poderá assistir às principais partidas da Liga das Nações através dos veículos do Grupo Turner: TNT, Space, EI Plus, Facebook do Esporte Interativo e YouTube. Algumas transmissões já estão confirmadas. Se liga:

  • 04/09 – 15h45: Itália x Bósnia (Space, Facebook e Youtube)
  • 04/09 – 15h45: Holanda x Polônia (TNT, Facebook e Youtube)
  • 05/09 – 13h: Islândia x Inglaterra (TNT, Facebook e Youtube)
  • 05/09 – 15h45: Portugal x Croácia (TNT, Facebook e Youtube)
  • 05/09 – 15h45: Suécia x França (Space, Facebook e Youtube)
  • 06/09 – 15h45: Espanha x Ucrânia (TNT, Facebook e Youtube)
  • 06/09 -15h45: Suíça x Alemanha (Space, Facebook e Youtube)
  • 07/09 – 15h45: Holanda x Itália (TNT, Facebook e YouTube)
  • 08/09 – 15h45: França x Croácia (Space, Facebook e Youtube)
  • 08/09 – 15h45: Suécia x Portugal (TNT, Facebook e YouTube)

Agora você sabe tudo sobre a Liga das Nações da UEFA! Prepare sua pipoca e acompanhe os jogos. A temporada 2020/21 promete pegar fogo!

Veja textos de outros esportes:

*Última atualização feita em 3 de setembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin