Se você está confuso sobre qual bola de vôlei escolher, não se preocupe. Vamos te orientar da melhor forma possível!
Para fazer essa escolha, é importante levar em conta não só o tamanho e o material da bola, mas também decidir se ela será usada para vôlei de praia ou de quadra.
O desempenho dos atletas e a qualidade da partida podem ser influenciados pelas pequenas variações entre os diferentes tipos de bolas de vôlei.
Portanto, fique com a gente para aprender a escolher a bola de vôlei ideal!
Peso e tamanho da bola de vôlei de quadra e de vôlei de praia
De acordo com as regras do vôlei, a circunferência da bola será de 65 centímetros a 67 centímetros e seu peso de 260 gramas a 280 gramas.
A pressão interna da bola medirá entre 0,30 a 0,325 kg/cm² (4.26 a 4.61 psi ou 294,3 a 318,82mbar ou hPa).
Para quem quer jogar vôlei na areia, é importante contar com os equipamentos adequados. Assim como as redes de vôlei, há poucas diferenças entre as bolas de vôlei de praia e de quadra, mas que afetam a qualidade de jogo.
A bola de vôlei de praia é preparada para o jogo em ar livre. Assim, ela sofrerá menos variantes no ar devido ao seu peso. Ela é composta principalmente de PVC para torná-la mais resistente a choques na areia.
Sua circunferência também terá entre 66 e 68 centímetros, enquanto a pressão deve ser de aproximadamente 200 milibares (2,90 lbs), em vez de 318 (4,7 lbs) milibares para uma bola de vôlei de quadra.
Assim como no vôlei de quadra, é recomendável que as bolas do vôlei de praia sejam aquelas com o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).
O que avaliar ao comprar uma bola de vôlei
Um dos equipamentos de vôlei essenciais para um bom treinamento e para os treinamentos e jogos, a bola evoluiu ao longo da história do esporte. Atualmente, são utilizados materiais sintéticos, que proporcionam maior durabilidade e garantem mais precisão aos jogadores.
Para garantir a melhor qualidade, escolha uma bola de vôlei que tenha o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e a aprovação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).
Além dessa característica, outros critérios que devem ser analisados ao comprar uma bola de vôlei são:
- Categoria
- Peso
- Material
Modalidade
O primeiro passo para escolher qual bola de vôlei comprar é a modalidade. Ou seja, é preciso avaliar se as partidas serão disputadas em quadras ou na areia.
As bolas de vôlei de quadra e praia são similares, mas fabricadas com materiais diferentes para que se adequem ao local onde vão ser utilizadas. Elas também têm diferença de peso, já que as bolas de vôlei praia precisam sofrer menos variações com o vento.
Usar uma bola de vôlei de quadra na areia poderá prejudicar o material com o que ela feito. O mesmo raciocínio vale para a bola de beach volley que é usada em superfície dura.
Peso
Há três tipos de bolas de vôlei, que sofrem variações de peso. Cada um deles é mais adequado para uma faixa etária:
- Até os 11 anos de idade, as bolas de vôlei devem pesar de 200 a 220 gramas;
- Entre 11 e 13 anos de idade, as bolas devem pesar de 230 a 250 gramas;
- A partir dos 13 anos, as bolas de vôlei podem pesar de 260 a 280 gramas.
As bolas de voleibol mais pesadas são indicadas para o nível profissional.
Material
Ao comprar bolas de vôlei, é importante avaliar o material de fabricação. Afinal, ele faz grande diferença na durabilidade da bola e também para o conforto de quem joga.
Para as bolas infantis, os modelos costumam ser costurados e de espuma. Aquelas que são destinadas para competição são, geralmente, revestidas em couro sintético ou couro macio, podendo ter tiras coladas ou costuradas.
Já as bolas de vôlei de praia costumam ser fabricadas com material resistente à umidade, como PVC ou couro. Assim, elas também proporcionam maior resistência para atritos com a areia.
Melhores bolas de vôlei
Bola Penalty 7.0 ou Mikasa MVA 200? Os dois modelos estão entre as melhores bolas de vôlei. A seguir, apresentamos a lista com as principais opções. Defina qual é a ideal para você!
Bola de vôlei Mikasa MVA 200
As bolas de vôlei da Mikasa são reconhecidas entre as melhores do mercado. Afinal, as principais competições de voleibol do mundo usam as bolas da marca japonesa.
Entre os modelos que mais se destacam, está a MVA 200. Confeccionada em microfibra com tratamento antibactericida, tem alta qualidade e resistência.
A bola de vôlei da Mikasa conta com dimpling aerodinâmico, que proporciona melhor estabilidade, controle da bola e ótima rotação. A câmera é do tipo Butil e o miolo é removível.
Bola de Vôlei Penalty 6.0 Pro
A bola de vôlei Penalty 6.0 Pro é feita com uma camada de borracha que oferece maior maciez e flexibilidade. Além disso, utiliza microfilamentos de poliamida, um material que proporciona maior elasticidade e alongamento.
O design em formato de meia esfera da bola de vôlei garante uma precisão aprimorada. Além disso, por ser fabricada com microfibra, a bola proporciona uma melhor absorção do suor.
Bola de vôlei de praia Mikasa VSO 2000
Entre as bolas de vôlei de praia, a Mikasa VSO 2000 merece destaque especial. Produzida em 3 cores construída com 18 painéis coloridos e com um excelente custo-benefício, é excelente para todas as idades e níveis.
A bola de vôlei de praia da Mikasa é fabricada para aguentar o uso no verão e em atividades recreativas.
Bola de vôlei de praia Penalty Soft Fun
A bola de vôlei de praia Penalty Soft Fun tem design diferenciado, toda colorida!
Ela possui gomos costurados com enchimento interno, tornando a bola mais macia e menos contundente. Tem também câmara butil e miolo removível.
Bola de vôlei Penalty MG 4500 Infantil
Para quem busca uma bola de vôlei infantil, a Penalty MG 4500 Mirim é uma excelente opção.
Feita em tamanho infantil, ela é confeccionada em Poliuretano (PU), que proporciona mais maciez para os mais jovens.
A bola infantil da Penalty tem ainda vedação altamente resistente a diferentes condições climáticas e deformações mecânicas.
Antes de definir qual modelo comprar, lembre-se de avaliar as características das bolas de vôlei, com atenção especial para o tamanho e o tipo de material de fabricação.
As variações entre as bolas de vôlei de quadra e de praia podem fazer toda a diferença na qualidade do jogo!
Agora que você já sabe como escolher a bola de vôlei ideal, aproveite para conferir outros conteúdos sobre o esporte:
- Como jogar vôlei: Guia de fundamentos e acessórios do esporte
- Os melhores sites para assistir vôlei ao vivo e online
- Tudo sobre o saque no vôlei: as regras e os diferentes tipos
- Posições do vôlei: entenda as funções e o rodízio em quadra
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.