fbpx
Tamanho, peso, material e melhores modelos… Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma bola de vôlei de quadra ou praia

Se você quer comprar uma bola de vôlei, mas não sabe qual modelo escolher, não se preocupe. Nós vamos te ajudar!

Para definir qual bola escolher, é preciso levar em consideração o tamanho da bola e o material de produção, mas, principalmente, definir se ela será utilizada para vôlei de praia ou de quadra.

As pequenas diferenças entre os vários tipos de bola de vôlei disponíveis podem influenciar no desempenho dos jogadores e na qualidade do jogo.

Portanto, fique com a gente, para saber como escolher a bola de vôlei ideal!

Peso e tamanho da bola de vôlei de quadra e de vôlei de praia

De acordo com as regras do vôlei, a circunferência da bola será de 65 centímetros a 67 centímetros e seu peso de 260 gramas a 280 gramas.

A pressão interna da bola medirá entre 0,30 a 0,325 kg/cm² (4.26 a 4.61 psi ou 294,3 a 318,82mbar ou hPa). 

Para quem quer jogar vôlei na areia, é importante contar com os equipamentos adequados. Assim como as redes de vôlei, há poucas diferenças entre as bolas de vôlei de praia e de quadra, mas que afetam a qualidade de jogo. 

A bola de vôlei de praia é preparada para o jogo em ar livre. Assim, ela sofrerá menos variantes no ar devido ao seu peso. Ela é composta principalmente de PVC para torná-la mais resistente a choques na areia. 

Sua circunferência também terá entre 66 e 68 centímetros, enquanto a pressão deve ser de aproximadamente 200 milibares (2,90 lbs), em vez de 318 (4,7 lbs) milibares para uma bola de vôlei de quadra.

Assim como no vôlei de quadra, é recomendável que as bolas do vôlei de praia sejam aquelas com o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Você ama outros esportes além do Vôlei? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

O que avaliar ao comprar uma bola de vôlei

Bolas de vôlei

Um dos equipamentos de vôlei essenciais para um bom treinamento e para os treinamentos e jogos, a bola evoluiu ao longo da história do esporte. Atualmente, são utilizados materiais sintéticos, que proporcionam maior durabilidade e garantem mais precisão aos jogadores.

É possível encontrar inúmeras opções de bolas de vôlei no mercado, mas é recomendável que seja escolhida uma bola com o selo da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e aprovada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Além dessa característica, outros critérios que devem ser analisados ao comprar uma bola de vôlei são:

  • Categoria
  • Peso
  • Material

Modalidade

O primeiro passo para escolher qual bola de vôlei comprar é a modalidade. Ou seja, é preciso avaliar se as partidas serão disputadas em quadras ou na areia.

As bolas de vôlei de quadra e praia são similares, mas fabricadas com materiais diferentes para que se adequem ao local onde vão ser utilizadas. Elas também têm diferença de peso, já que as bolas de vôlei praia precisam sofrer menos variações com o vento.

Usar uma bola de vôlei de quadra na areia poderá prejudicar o material com o que ela feito. O mesmo raciocínio vale para a bola de beach volley que é usada em superfície dura.

Peso

Há três tipos de bolas de vôlei, que sofrem variações de peso. Cada um deles é mais adequado para uma faixa etária:

  • Até os 11 anos de idade, as bolas de vôlei devem pesar de 200 a 220 gramas;
  • Entre 11 e 13 anos de idade, as bolas devem pesar de 230 a 250 gramas;
  • A partir dos 13 anos, as bolas de vôlei podem pesar de 260 a 280 gramas.

As bolas de voleibol mais pesadas são indicadas para o nível profissional.

Material

Ao comprar bolas de vôlei, é importante avaliar o material de fabricação. Afinal, ele faz grande diferença na durabilidade da bola e também para o conforto de quem joga.

Para as bolas infantis, os modelos costumam ser costurados e de espuma. Aquelas que são destinadas para competição são, geralmente, revestidas em couro sintético ou couro macio, podendo ter tiras coladas ou costuradas.

Já as bolas de vôlei de praia costumam ser fabricadas com material resistente à umidade, como PVC ou couro. Assim, elas também proporcionam maior resistência para atritos com a areia.

Vá além do vôlei! Confira também nossos conteúdos:

Melhores bolas de vôlei

Bola Penalty 7.0 ou Mikasa MVA 200? Os dois modelos estão entre as melhores bolas de vôlei. A seguir, apresentamos a lista com as principais opções. Defina qual é a ideal para você!

Bola de vôlei Mikasa MVA 200

Bola de vôlei

As bolas de vôlei da Mikasa são reconhecidas entre as melhores do mercado. Afinal, as principais competições de voleibol do mundo usam as bolas da marca japonesa.

Entre os modelos que mais se destacam, está a MVA 200. Confeccionada em microfibra com tratamento antibactericida, tem alta qualidade e resistência. 

A bola de vôlei da Mikasa conta com dimpling aerodinâmico, que proporciona melhor estabilidade, controle da bola e ótima rotação. A câmera é do tipo Butil e o miolo é removível.

Para comprar a bola de vôlei de quadra da Mikasa, basta usar este link!

Bola de vôlei Penalty Pro 7.0

 

Bola de vôlei Penalty 7.0

A bola de vôlei Penalty 7.0 é feita com microfilamentos em poliamida, material que proporciona maior elasticidade e alongamento. Sua película composta de borracha ainda oferece maior maciez e flexibilidade.

Além disso, a bola de vôlei Penalty, por ser fabricada com microfibra, proporciona maior absorção do suor. Já o dimple de formato de meia bolha garante maior precisão.

Compre a bola de vôlei Penalty Pro 7.0 usando este link!

Bola de vôlei de praia Mikasa VSO 2000

Bola de vôlei de praia

Entre as bolas de vôlei de praia, a Mikasa VSO 2000 merece destaque especial. Produzida em 3 cores construída com 18 painéis coloridos e com um excelente custo-benefício, é excelente para todas as idades e níveis. 

A bola de vôlei de praia da Mikasa é fabricada para aguentar o uso no verão e em atividades recreativas.

Compre a bola de vôlei de praia Mikasa VSO 2000 usando este link!

Bola de vôlei de praia Penalty Soft Fun

Bola de vôlei de praia Penalty Soft Fun

A bola de vôlei de praia Penalty Soft Fun tem design diferenciado, toda colorida!

Ela possui gomos costurados com enchimento interno, tornando a bola mais macia e menos contundente. Tem também câmara butil e miolo removível.

Para comprar a bola de vôlei de praia Penalty Soft Fun, basta usar este link!

Bola de vôlei Penalty MG 4500 Infantil

Bola de vôlei infantil Penalty

Para quem busca uma bola de vôlei infantil, a Penalty MG 4500 Mirim é uma excelente opção.

Feita em tamanho infantil, ela é confeccionada em Poliuretano (PU), que proporciona mais maciez para os mais jovens. 

A bola infantil da Penalty tem ainda vedação altamente resistente a diferentes condições climáticas e deformações mecânicas.

Compre a bola de vôlei Penalty MG 4500 Infantil neste link!

Antes de definir qual modelo comprar, lembre-se de avaliar as características das bolas de vôlei, com atenção especial para o tamanho e o tipo de material de fabricação. 

As variações entre as bolas de vôlei de quadra e de praia podem fazer toda a diferença na qualidade do jogo!

Agora que você já sabe como escolher a bola de vôlei ideal, aproveite para conferir outros conteúdos sobre o esporte:

Ficha Técnica
Título
Como escolher a bola de vôlei ideal para jogos ou recreação
Resumo
Tamanho, peso, material e melhores modelos… Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma bola de vôlei de quadra ou praia
Autor

Comentários

Salvar