Na manhã desta sexta-feira (23), o universo do automobilismo acordou um pouco mais triste. Fãs e torcedores da categoria receberam a notícia da morte do ex-piloto de Fórmula 1, o brasileiro Wilson Fittipaldi.

Aos 80 anos, o irmão mais velho de Emerson Fittipaldi faleceu em decorrência de uma complicação após uma parada cardíaca sofrida em dezembro de 2023, depois de um engasgo. Um dos maiores nomes da história das corridas, Wilsinho deixou um longo legado.

Conheça mais sobre a única equipe brasileira de Fórmula 1 da história, fundada também por Wilson Fittipaldi

A escuderia de Wilson Fittipaldi

Filho de Wilson Fittipaldi e Józefa Wojciechowska, Wilson Fittipaldi Jr. foi um piloto de Fórmula 1 que marcou época no automobilismo, mesmo sem grandes resultados dentro das pistas. Ao todo, participou de 38 corridas, sendo 35 largadas.

Ao longo da trajetória como piloto de F1, sua melhor posição final em um campeonato foi um simbólico 16º lugar, no torneio de 1973. Wilsinho, como era conhecido, nunca chegou a vencer uma corrida na categoria. Contudo, ficou marcado na história por outro motivo.

Wilson Fittipaldi, ao lado do seu irmão Emerson, foram responsáveis por fundar a única escuderia brasileira que já passou por toda a história da Fórmula 1. Como o nome oficial de Copersucar-Fittipaldi, a equipe se tornou referência para o automobilismo nacional.

Copersucar-Fittipaldi
Copersucar-Fittipaldi foi fundada em 1975, por Emerson e Wilson Fittipaldi – Reprodução

Criada ainda em 1975, competiu em um total de 104 Grandes Prêmio durante a sua “vida útil”. A estreia aconteceu ainda no GP da Argentina daquele ano, com o próprio Wilson Fittipaldi como piloto.

Contudo, apesar das insistentes tentativas de fazer o projeto ir para frente e se tornar uma equipe competitiva, a Escuderia Fittipaldi nunca teve o apoio que precisava, sendo menosprezada, inclusive, por boa parte do brasileiros.

Durante a sua existência, a equipe contou com uma série de pilotos brasileiros, sendo Wilson Fittipaldi, Emerson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro e Chico Serra. O italiano Arturo Merzario e o finlandês Keke Rosberg também correram pela escuderia.

Depois de 104 largadas na Fórmula 1 sem uma única vitória e com o melhor resultado em corridas sendo um 2º lugar no GP do Brasil de 1978, enquanto a melhor posição de campeonato foi o 7º lugar no mesmo ano, a Copersucar-Fittipaldi fez sua última prova em 1982, no GP de Las Vegas.

Emerson Fittipaldi
Emerson Fittipaldi fez uma apresentação com a Copersucar-Fittipaldi em 2022 – Icon Sport

Apesar de sentir que fez história e ficou marcado para sempre na Fórmula 1, Wilson Fittipaldi já chegou a falar que sente muito pela equipe não ter ido mais longe.

Mas o que mais nos magoou foi o fato de falarem da nossa equipe como um motivo de vergonha porque nunca vencemos uma prova.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: