As regra do badminton mostram que, embora possa parecer simples à primeira vista, é um esporte que exige habilidade, estratégia e precisão, com regras que garantem a dinâmica intensa das partidas.
Essas regras do badminton fazem que seja uma modalidade única, onde a simplicidade se encontra com a competitividade.
Desde a pontuação até os detalhes do saque, passando pelas diferenças entre jogos de simples e duplas e as especificações da quadra, cada aspecto das regras do badminton é cuidadosamente regulamentado.
As principais regras do badminton
As regras do badminton fazem do esporte uma interessante combinação entre elementos do tênis e do vôlei, se diferenciando pelo uso da peteca em vez de uma bola.
Assim como no tênis, o badminton pode ser jogado tanto em partidas individuais (simples) quanto em duplas, com a quadra adaptando-se para essas modalidades
A influência do vôlei é evidente no tamanho reduzido da quadra e, principalmente, na altura da rede, que junto com a peteca, define o ritmo e a fluidez das partidas.
A contagem de pontos, dividida por sets, também é uma característica compartilhada com ambos os esportes, proporcionando uma estrutura competitiva familiar e envolvente.
Regras do badminton paralímpico
As regras do badminton paralímpico guardam semelhanças com o badminton convencional, mas são adaptadas para atender às necessidades dos atletas com deficiência.
A modalidade envolve tanto atletas em cadeira de rodas quanto andantes, que utilizam raquetes para golpear uma peteca, competindo em diversas categorias, como individuais, duplas masculinas e femininas, além das duplas mistas.
Em algumas categorias, como nas disputas individuais em cadeira de rodas, as quadras são adaptadas, utilizando apenas metade da quadra regular para adequar o espaço às necessidades dos competidores.
As partidas são realizadas em um formato de três sets, e o primeiro competidor a alcançar 21 pontos em dois sets é declarado vencedor.
Porém, se a pontuação de ambos os jogadores chegar a 19 pontos, é necessário conquistar uma vantagem de dois pontos para garantir a vitória no set.
Além disso, é fundamental destacar que os atletas do badminton paralímpico são organizados em seis classes diferentes, com quatro classes destinadas aos competidores em pé e duas para aqueles que utilizam cadeira de rodas.
Classificação dos jogadores do badminton paralímpico
As competições de badminton paralímpico são organizadas de acordo com as deficiências dos atletas. As classes funcionais incluem:
- WH1 e WH2 para cadeirantes;
- SL3 e SL4 para atletas andantes com deficiência nos membros inferiores;
- SU5 para atletas com deficiência nos membros superiores;
- SH6 para aqueles de baixa estatura;
- SI para atletas com deficiência intelectual.
Por outro lado, vale pontuar que esta última classe, a SI, não faz parte do programa dos Jogos Paralímpicos.
As disputas no badminton paralímpico contam com atletas demonstrando técnicas apuradas e estratégias inteligentes dentro da maneira de jogar da modalidade.
Qual é o objetivo do badminton?
O objetivo do badminton é fazer com que a peteca, chamada também de volante ou pena, toque o chão da quadra do adversário, ao mesmo tempo que impedir que esta aterrisse no chão da sua própria quadra.
Como funciona a pontuação no badminton?
As regras do badminton admitem quatro maneiras para se pontuar. Pode parecer muito, mas para quem está acostumado com vôlei ou tênis verá que são tão simples quanto estes esportes tradicionais:
- O ponto clássico é quando o volante acerta o chão da área válida da quadra do adversário;
- Quando a peteca toca o adversário também é computado um ponto para quem golpeou;
- O erro de um jogador ao retornar a peteca à área válida do outro lado da quadra dá automaticamente o ponto ao oponente;
- Quando um dos jogadores comete uma falta, o ponto em disputa é computado ao adversário.
Quantos sets tem o badminton?
O badminton é disputado numa série de melhor de três sets. Assim, uma partida pode ter no mínimo dois sets, se um jogador vencer ambos consecutivamente, e no máximo três, se os dois primeiros tiverem vencedores diferentes.
Quantos pontos tem um set no badminton?
Um set de badminton tem 21 pontos para o vencedor. Para vencê-los, no entanto, é preciso somar esses 21 e ter pelo menos dois pontos de vantagem sobre o adversário.
Assim, no caso de um empate em 20 a 20, o set se estende até que essa vantagem seja concretizada ou até um dos jogadores marcar o 30º ponto. Neste caso, não é necessária uma diferença mínima.
Qual o tamanho de uma quadra de badminton?
O tamanho da quadra de badminton varia de acordo com a modalidade, entre simples e duplas. Nestas, é usada a dimensão completa, com 13,4m de comprimento e 6,1m de largura. Nas simples, o comprimento é o mesmo, mas a largura é diminuída para 5,18m.
Mas estas não são as únicas medidas. O local de jogo conta com nada menos que 10 linhas de divisão, cinco de cada lado quadra. Cada uma, inclusive, tem um árbitro específico para suas chamadas — pelo menos nas competições oficiais.
As três linhas principais são:
- Linha de fundo;
- Linha de saque, que fica a 76 cm da linha de fundo;
- Linha central, que determina a área válida para a recepção do saque, à 3,96m da linha de saque;
As outras medidas importantes são, claro, as da rede. Esta tem 1,55m de altura, 6,1m de largura e 76cm de comprimento da trama.
O que é considerado falta no badminton?
Na teoria, as regras do badminton se resumem em acertos e faltas. Não mandar a peteca de volta para a outra quadra ou permitir que ela toque o seu corpo ou roupa, por exemplo, não são somente pontos para o adversário, mas faltas.
No geral, é considerado falta diante das regras do badminton tudo aquilo que impede a continuação do jogo e/ou do set disputado, como:
- Tocar a rede (com a raquete ou o corpo) quando a peteca está em jogo
- Acertar a peteca no teto da quadra
- Dar dois toques na peteca pelo mesmo jogador
- Ter um comportamento antidesportivo (agressividade ou impedimento do andamento da partida)
- Dar um toque na peteca na quadra do adversário
- Prender a peteca na raquete e seguir com o jogo
Quando essas infrações são cometidas, o ponto disputado é vencido pelo adversário de acordo com as regras do badminton.
Regras do badminton em duplas
Um dos aspectos que tornam o badminton um jogo mais rico é a modalidade atuada em duplas.
As regras do badminton em duplas não são lá muito diferentes das usadas nas partidas em simples. Mas são diferentes, ainda assim.
Para começar, as dimensões da quadra são diferentes. Nas partidas em duplas, as duas faixas laterais passam a ser válidas, “alargando” o local do jogo para 6,10m.
A partida também começa a partir de um posicionamento específico, com cada dupla lado a lado na área compreendida entre a linha de saque e a linha central e separados por uma linha vertical que corta esse pedaço da quadra.
Chamados de posições de saque, esses lados devem ser respeitados junto da ordem do saque. Entenda:
- Primeiro, o saque deve ser feito cruzando os lados das posições. Quem saca do lado direito, saca para o oponente no quadrante do seu lado esquerdo e vice versa;
- Depois, a pessoa que saca, quando consegue o ponto na mesma jogada, segue sacando, mas deve mudar o lado da sua posição de saque, e portanto para quem saca;
- Quando o saque muda para o oponente, o dono do saque depende do placar. Se estiver par para o time que saca, então o jogador do lado direito exerce a função; se ímpar, o sacador é o jogador do quadrante esquerdo.
Regras de saque do badminton
Uma das mais importantes regras do badminton são as que dizem respeito aos saques, também chamados de serviços. Assim como no tênis, ele precisa ser feito a partir de um movimento correto.
Nas regras do badminton, um saque só é válido quando a peteca é acertada de baixo para cima e na altura da cintura. Mais: o impacto entre raquete e volante precisam acontecer abaixo da mão que antes segurava o item voador.
Onde o saque é direcionado também é importante. Novamente, assim como no tênis, ele precisa ser cruzado, isto é, percorrer uma diagonal entre um dos lados da área delimitada da linha de saque à linha central e o lado oposto da mesma área da quadra do adversário.
Diferentemente do esporte das bolinhas amarelas, o badminton tem a ordem do saque determinada pelo pontuador. Assim, nas regras do badminton, quem pontuou saca, no caso, assim como no vôlei.
Existem também algumas faltas específicas dentro das regras de saque do badminton. Estes também rendem pontos automaticamente ao adversário:
- Iniciar a ação do saque e não acertar a peteca
- Sacar a peteca sem cruzar as áreas de saque corretamente.
- Nas duplas, é falta se o jogador receber o saque não estiver em posição de serviço.
Agora que você está em dia com as regras do badminton, aproveite para conhecer mais a fundo outros esportes olímpicos alternativos:
- História do badminton: onde surgiu e como chegou ao Brasil
- Equipamentos de badminton: petecas, raquetes e como escolher
- Judô nas Olimpíadas: medalhas do Brasil, quadro geral e regras
- Confira as principais chances de medalha do Brasil em Tóquio
- Regras do surf: como são os campeonatos, a WSL e Olimpíadas
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.