O que fazer quando o adversário responde seu saque com um drive de forehand? E quando ele dá um lob? Conhecer os golpes do badminton é mais que saber nomes, é entender o jogo, afinal.

Até porque esse conjunto de movimentos e fundamentos vai além de uma exibição técnica. Ele respalda as diferentes estratégias e as diversas decisões que um jogador tem de optar ou tomar durante uma partida.

Para, então, ajudar nas suas escolhas e no sucesso do seu jogo, listamos os mais importantes golpes de badminton que você precisa conhecer. Então prepare sua raquete e vamos nessa!

Golpes do badminton

  • Saque
  • Forehand
  • Backhand
  • Clear
  • Drop
  • Smash
  • Drive
  • Lob
  • Net Shot
  • Net Kill
  • Net Lift

O saque

Começamos a lista dos golpes de badminton, ora, pelo começo: o saque. Sim, o saque está mais para um fundamento, mas não deixa de ser um movimento técnico específico. O que dá quase na mesma que um golpe.

Então aprenda: no badminton, um saque só é válido quando a peteca é acertada de baixo para cima e na altura da cintura. Mais: o impacto entre raquete e volante precisa acontecer abaixo da mão que antes segurava o item voador.

Onde o saque é direcionado também é importante. Assim como no tênis, ele precisa ser cruzado, isto é, percorrer uma diagonal entre um dos lados da área delimitada da linha de saque à linha central e o lado oposto da mesma área da quadra do adversário.

O que não está na regra é como você precisa bater na peteca. Por isso que há uma variedade de saque entre os jogadores, que optam entre fazê-los em forehand ou backhand.

Forehand

O forehand é um dos mais básicos golpes do badminton. Em inglês, o radical “fore” dá uma ideia de primeiro, de dianteiro. Combinado com a palavra “hand”, que quer dizer mão, tem uma significado de frontal.

Certo, e o que quer dizer isso? Que o forehand é feito com a parte da frente da sua mão, no caso com esse lado indo de encontro com a peteca.

O forehand é tanto um golpe do como um fundamento do badminton. Essa posição da mão pode ser aplicada em quase todos os movimentos desta lista, inclusive.

Backhand

O Backhand é um dos mais usados golpes de badminton

O nome parecido não é coincidência: o backhand é o golpe do badminton oposto ao forehand. Se este tem a mão posicionada de frente para a peteca, aquele, portanto, fica de costas. A rebatida de costas de mão, em outras palavras.

Em qualquer esporte de raquete, é comum que o backhand seja mais potente que o forehand, pelo conjunto de músculos acionados durante sua execução. Mas, pelo ângulo do braço em relação à peteca, é comum também que seja menos preciso.

O backhand também pode ser combinado com vários dos golpes desta lista, mas é uma escolha que deve ser feita com parcimônia, justamente pela sua característica específica.

Clear

O Clear é um golpe do badminton que pode ser ofensivo ou defensivo

O Clear é um dos golpes do badminton mais usados para a defesa. Trata se de uma rebatida feita quando a peteca está bem acima da cabeça e é mandada ainda mais para cima, com o objetivo de chegar ao fundo da quadra do adversário.

Sua principal utilidade defensiva é fazer o seu oponente recuar e desacelerar uma troca da peteca em que você esteja em desvantagem.

Mas cuidado! Você não deve aplicar força demais na raquete, para não cansar o braço, tampouco se desconcentrar olhando muito tempo para a trajetória da peteca; a ideia é que o seu adversário faça isso, não você.

Drop

O drop é um dos golpes do badminton mais divertidos de se assistir e um dos mais difíceis de se fazer.

Ao contrário do clear, este busca mandar o volante para a parte da frente da quadra. É quase como uma “deixadinha” de tênis, que pega o adversário desprevenido lá no fundo. Deve fazer uma trajetória relativamente lenta e descendente.

A sua dificuldade mora no controle da força impressa na peteca, que não pode ser forte demais e ultrapassar a parte frontal da quadra, tampouco pode ser fraca demais e correr o risco de nem passar da rede!

Vá além do Badminton! Confira outros conteúdos Esportelândia:

Smash

O Smash é um dos principais golpes de ataque do badminton

Um dos mais poderosos golpes do badminton, o Smash no badminton tem a mesma lógica do que no tênis. Em ambos os casos, trata-se de uma batida que pega o alvo — nesse caso, a peteca — no alto e a faz viajar de maneira reta e rápida rumo ao fundo da quadra.

Para executar o movimento da maneira correta, é preciso atleticismo e concentração. O primeiro porque o smash no badminton geralmente precisa ser feito com um pulo, para alcançar o ângulo necessário para fazer o volante traçar uma trajetória descendente.

Já o segundo é necessário porque o smash é um dos mais letais golpes do badminton. Quando surge a oportunidade de um jogador executá-lo ele pode ficar “emocionado demais” com a maior chance de pontuar e perder o foco no movimento correto.

Drive

O Drive é um golpe de badminton semelhante ao drop, que tenta mandar a peteca para algum ponto descoberto e pegar o adversário desprevenido. A grande diferença está onde ele é feito: no drop, o volante é pego lá no alto; no drive, à meia altura.

Nesse sentido, é até mais parecido com a “deixadinha” do tênis, sendo o movimento um pouco mais similar. Só que, sendo no badminton, sua dificuldade é maior.

Como é preciso fazer a peteca subir um pouco, há o risco de fazê-la subir demais e não só perder a chance de pontuar como dar um smash de bandeja para o adversário. O segredo está no posicionamento correto do cotovelo e na flexão do pulso.

Lob

O lob no badminton é parecido com o movimento de mesmo nome do squash. Trata-se de um golpe de defesa que pega a peteca lá embaixo, de preferência próximo à rede, e a joga para o alto para desacelerar o jogo e dar tempo do jogador se reposicionar na quadra.

A sua ideia é bastante parecida com a do Clear, de temporizar o lance e dar um respiro para você ou sua dupla. Seu perigo, um pouco maior: de errar na intensidade da raquetada e deixar a peteca fácil para o adversário e você desequilibrado (se movendo).

O ideal é que você o use como um recurso conscientemente, isto é, com o próximo movimento já engatilhado quando a peteca voltar. Se não, é perigoso que ele inicie um rally em que você só se defenda.

Net Shot

O Net Shot é um dos mais legais golpes do badminton

O Net Shot é outro daqueles golpes do badminton que são muito legais de se assistir — e difíceis de se fazer. Como diz o nome (“Net” =  rede, “Shot” = tiro) é um golpe bem pertinho da rede.

A ideia dele é surpreender um adversário quando você subir à rede, independentemente se ele também estiver nessa região ou não. O importante é colocar efeito e velocidade suficientes para fazer a peteca cair do outro lado (do eixo horizontal) da quadra e logo depois da rede.

Net Kill

Net Kill, um dos golpes do badminton

O Net Kill é um dos golpes de badminton mais simples e mais letais do jogo. Só não espere que ele aconteça muitas vezes quando você estiver em quadra. É como se fosse um Smash só que em cima da rede.

Para dar certo, basta que você se posicione (ou salte, como na imagem acima) para rebater a peteca de cima para baixo, para fazê-la descer imediatamente e não dar chances ao adversário.

Net Lift

Net Lift, um dos golpes do badminton

O Net Lift não é dos mais usados golpes do badminton. É um movimento defensivo parecido com o Lob, só que bem próximo à rede. No jogo em duplas, ele de fato só serve para se defender, como dá para ver na imagem.

Numa partida de simples, porém, ele pode pegar um desprevenido adversário que tenha subido à rede rápido demais.

Depois de saber mais como se joga badminton, aproveite para se aprofundar no esporte e em outras provas olímpicas:

*Última atualização em 28 de maio de 2021