Paris 2024 promete mostrar todo o potencial do surf como um esporte olímpico para o mundo. A primeira edição da modalidade nas Olimpíadas foi em Tóquio, com ondas de pouca qualidade.
Agora, a organização dos Jogos vai realizar a competição em um dos picos mais perfeitos e desafiadores do mundo, Teahupo'o, no Taiti.
Por que alguns surfistas vão usar capacete em Paris 2024?
O surf pode ser um esporte muito perigoso dependendo do local, esse é o caso de Teahupo'o. Em boas condições, essa é uma das ondas mais perfeitas e brutais do mundo.
Nas últimas temporadas, alguns atletas acabaram se machucando de forma feia no Taiti. Filipe Toledo sofreu após cair de costas e precisou passar pelo clássico e árduo tratamento com limão.
O australiano Ethan Ewing fraturou duas vértebras em 2023. Gabriel Medina saiu de sua bateria contra John John Florence sangrando no evento da WSL que ocorreu em maio em Teahupo'o.
Estamos falando de atletas experientes, que competem no Taiti há muitas temporadas e conhecem os perigos dessas ondas. No entanto, na Olimpíada, teremos atletas inexperientes nesse tipo de situação.
Dessa forma, inúmeros surfistas vão usar capacete nas disputas em Teahupo'o. Essa é uma recomendação da Associação Internacional de Surf [ISA], principalmente para os novatos no Taiti.
O principal motivo disso é a bancada de corais afiada. Um movimento errado em uma queda pode causar um grande ferimento. Assim, é por conta desse perigo que alguns surfistas vão usar capacete durante a competição.
Preconceito com o uso de capacete
O uso de capacete no surf vem ganhando cada vez mais adeptos com o passar das temporadas. No passado, existia um certo preconceito com o surfista que optasse pelo acessório.
No entanto, na etapa de Pipeline no início desta temporada, 7 dos 36 atletas da competição usaram capacete em pelo menos uma de suas baterias.
O capacete pode salvar vidas no surf
A segurança do capacete é um dos principais motivos para os atletas optarem pela peça. O surfista Kai Lenny sofreu um grave acidente em Pipeline no início de 2024 e só sobreviveu graças ao seu capacete:
Pela primeira vez usando um capacete em Pipeline e isso pode ter salvo minha vida. Não lembro muito, exceto que foi durante minha bateria.
Tenho uma concussão sólida e hemorragia na orelha esquerda. Deve ficar tudo bem, só preciso de um tempo.
Brazilian Storm: surfistas vão usar capacete em Paris 2024?
Nas fotos dos treinos antes da competição, apenas os jovens João Chianca, Luana Silva e Tainá Hinckel usaram capacete. Chumbinho tem uma orientação médica por conta de seu acidente em Pipeline, tornando o item obrigatório.
Tatiana Weston-Webb competiu com capacete no início da etapa de Teahupo’o, da WSL, em maio. Mas no dia decisivo, quando conseguiu uma nota 10 e fez uma das melhores baterias da história no Taiti, não usou o acessório.
Filipe Toledo também já competiu com capacete em algumas oportunidades, mas não deve surfar com o objeto. Gabriel Medina, o grande favorito ao título em Teahupo'o, nunca usou o item.
Ver essa foto no Instagram
Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.