Desde que foi introduzido no calendário de shows profissionais, em 2013, o Arnold Classic Brasil. também chamado de Arnold Classic South America, conseguiu ganhar destaque no cenário da IFBB Pro League.

Sendo um dos maiores eventos feitos no Brasil e o maior da América do Sul, a versão verde e amarela do show que carrega o nome de Arnold Schwarzenegger, grande ídolo do fisiculturismo, tem uma longa história que abrange batalhas eletrizantes sobre os palcos.

Diante disso, abaixo estará disponível a história completa do Arnold Classic Brasil, a versão sul-americana do Arnold Classic Ohio, um dos eventos mais importantes do bodybuilding mundial.

Arnold Classic Brasil – Uma oportunidade maior de marketing

De fato, até o ano de 2011 só havia um show que carregava o nome do maior fisiculturista de todos os tempos, o Arnold Classic Ohio

Porém, já que o evento era tido como uma grande atração da cidade, tanto pelo esporte quanto pelas oportunidades de negócios envolvendo os expositores, a federação IFBB Pro começou a se questionar o quão viável seria expandir o nome do Arnold para outros territórios.

Dessa maneira, a discussão se tornou um verdadeiro plano de expansão global com o intuito de aumentar a marca e conquistar outros públicos visando a progressão do fisiculturismo como desporto internacional.

Assim, em 2011, surgiu o Arnold Classic Europa. Que até os dias atuais é um dos eventos de mais renome dentro do cenário. Entretanto, a expansão não acabaria por ali. Em 2013 houve a oportunidade de levar o Arnold Classic para o Brasil.

As dúvidas a respeito do Arnold Classic Brasil

Na época houve uma grande dúvida a respeito da escolha do país e do continente. Afinal, outros lugares que tinham o fisiculturismo instaurado na sociedade, poderiam render financeiramente melhor, como a Ásia.

Tal dúvida perdurou até mesmo no quesito envolvendo os atletas profissionais, afinal, até aquele momento, eram poucos os bodybuilders brasileiros com Pro Card. A grande maioria da IFBB Pro League era composta por americanos e canadenses

Em 2013, o cenário brasileiro de fisiculturismo possuía dois atletas representantes entre os profissionais: Fernando Maradona e Eduardo Corrêa. Ambos competiram na categoria 212, que não estava presente nas disputas do Arnold Classic.

Assim, o medo da ausência de competidores vindo ao Brasil competir neste show era grande.

Entretanto, chegado o grande dia do show, o medo foi por água abaixo e foi substituído por uma sensação de dever cumprido com o pontapé de um dos eventos de maior prestígio no cenário.

Arnold Classic Brasil – Todas as edições

Com a decisão positiva de trazer o show para o Brasil, todos os anos, em exceção à época da pandemia, houve a disputa deste show. Confira os detalhes e os vencedores de cada edição a seguir.

Arnold Classic Brasil 2013 – Brandon Curry

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Isaac Hinds

Com toda a repercussão causada pelo fato de ser o primeiro Arnold Classic no Brasil, todos os olhos da América ficaram voltados para a cidade do Rio de Janeiro, onde aconteceu o show.

Assim, como já foi dito, naquele ano havia somente dois atletas brasileiros profissionais. Nesse sentido, o público sentiu a necessidade de ter alguém representando o país sede na disputa. Dessa maneira, Maradona foi o atleta que decidiu se arriscar e subir contra outros grandes nomes.

Além do brasileiro, outros grandes competidores vieram tentar o título daquela edição do Arnold Classic Brasil, contrariando a baixa expectativa da federação.

Com Brandon Curry (campeão Olympia 2019), Johnnie Jackson e o próprio Maradona, o show foi um sucesso e um marco para o fisiculturismo nacional.

De fato, o americano Curry foi eleito o melhor físico da categoria Open do Arnold Classic Brasil 2013. Este foi um dos primeiros títulos do jovem atleta que viria a se tornar Mr. Olympia seis anos depois. Confira a classificação abaixo:

  1. Brandon Curry;
  2. Toney Freeman;
  3. Johnnie Jackson;
  4. Edward Nunn;
  5. Fred Smalls;
  6. Robert Piotrkowicz;

Arnold Classic Brasil 2014 – Steve Kuclo

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Isaac Hinds

Na próxima edição do Arnold Classic Brasil, no ano de 2014, houve um grande número de atletas profissionais participando do torneio. 

Com 14 fisiculturistas competindo pelo título, incluindo o brasileiro Julio Balestrin que tinha acabado de ganhar o Pro Card, o evento repetiu o sucesso do ano anterior.

Além do representante nacional, que acabou ficando em último, o show contou com Lionel Beyeke, uma das grandes promessas do bodybuilding naquela época, Juan Morel, outro ótimo competidor, e William Bonac, atleta que fica até hoje no topo do fisiculturismo.

Dito isso, confira como ficou a classificação oficial e completa dos atletas que participaram do Arnold Classic Brasil 2014:

  1. Steve Kuclo;
  2. Juan Morel;
  3. Jonathan Delarosa;
  4. Lionel Beyeke;
  5. Toney Freeman;
  6. Marius Dohne;
  7. William Bonac;
  8. Michael Kefalianos;
  9. Baitollah Abbaspour;
  10. Fred Smalls;
  11. Robert Piotrkowicz;
  12. Edward Nunn;
  13. Martin Kjellstrom;
  14. Julio Balestrin.

Arnold Classic Brasil 2015 – Big Ramy

Ainda sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro, a edição de 2015 do Arnold Classic Brasil trouxe outra categoria profissional para o show. Além da Open, como já é de praxe, o evento teve a disputa da classe feminina Fitness.

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Yasuyosho Chiba

Nesse sentido, a classificação da categoria feminina ficou dessa maneira:

  1. Bethany Wagner Cisternino;
  2. Regiane Da Silva;
  3. Tanji Johnson;
  4. Marta Aguiar;
  5. Michelle Blank;
  6. Ryall Graber;
  7. Ashley Sebera.

Por outro lado, mesmo que o show das mulheres tenha sido atrativo, a principal batalha do evento era a disputa da Open Bodybuilder.

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Matthias Busse

Com o duas vezes Olympia (2020 e 2021), Big Ramy, sendo eleito o grande vencedor, o resultado oficial terminou nesta classificação: 

  1. Mamdouh “Big Ramy” Elssbiay;
  2. Cedric McMillan;
  3. Juan Morel;
  4. Victor Martinez;
  5. Toney Freeman;
  6. Brandon Curry;
  7. Fred Smalls;
  8. Lionel Beyeke;
  9. Jose Luis Rodriguez;
  10. Raul Carrasco;

Arnold Classic Brasil 2016 – Kai Greene

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Sérgio Souza

Depois de três anos consecutivos trazendo ótimos atletas ao cenário brasiliero, o ano de 2016 apresentou uma queda no número de participantes.

Mesmo que o Arnold Classic Brasil estivesse fazendo sucesso, o total de atletas caiu para apenas cinco na disputa profissional

Vale dizer que todo evento da IFBB Pro League que possui menos de cinco competidores tem sua vaga para o Olympia automaticamente cancelada por falta de fisiculturistas.

Por outro lado, o baixo número de competidores acabou não fazendo efeito negativo no campeonato, pois um grande nome do fisiculturismo internacional veio ao Brasil conquistar o título do show naquele ano: Kai Greene.

De fato, Greene era o segundo melhor bodybuilder no ano de 2016, quando ainda tentava ser campeão do Olympia contra seu arquirrival Phil Heath.

Dito isso, ficou claro que as chances dos outros fisiculturistas tirarem o título de Kai eram mínimas. Veja como ficou o resultado abaixo:

  1. Kai Greene;
  2. Juan Morel;
  3. Lionel Beyeke;
  4. Vitaly Fateev;
  5. Ronnie Rockel.

Arnold Classic Brasil 2017 – Lukas Osladil

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Black Skull

Depois de quatro anos consecutivos com o show sendo realizado na cidade do Rio de Janeiro, foi na edição do Arnold Classic Brasil 2017 que a federação decidiu levar o show para São Paulo.

Em termos de logística e acomodamento dos competidores, o novo local do evento foi um sucesso. Graças a isso, até os dias atuais o Arnold South America acontece na cidade paulista.

Por outro lado, o número de atletas da disputa continuava baixo. Desta vez, seis fisiculturistas subiram no palco do show. Confira a classificação final abaixo:

  1. Lukas Osladil;
  2. Juan Morel;
  3. Michael Lockett;
  4. Johnnie O. Jackson;
  5. Tomas Kaspar;
  6. Earl Abrahams.

Arnold Classic Brasil 2018 – Fabrício Moreira

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Arquivos IFBB

No ano seguinte, houve um acontecimento raro na disputa da categoria mais pesada do fisiculturismo. Já adiantando, o campeão foi o brasileiro Fabrício Moreira, o que já era algo inusitado pelo fato de ser a primeira vez de um representante nacional ganhando este título.

Para completar, este foi o primeiro show profissional do atleta. Vale destacar que ele havia conquistado o seu Pro Card um dia antes de subir contra os outros competidores profissionais.

Ou seja, logo na sua estreia, Fabrício Moreira conquistou um título profissional na categoria mais difícil do fisiculturismo. Vale completar que até hoje ele se destaca no cenário, porém, atuando pela 212.

Dito isso, confira a classificação da edição de 2018 do Arnold Classic Brasil:

  1. Fabricio Moreira;
  2. Marcelo Da Cruz;
  3. Oscar Antonio Saracho;
  4. Mattia Vecchi;
  5. Hugo Marquez;
  6. Fabricio Arana Cabal;
  7. Caio Bonfim;
  8. Christopher Harrite Filla Douglas;
  9. Misael Avila;
  10. Cleber Reis.

Arnold Classic Brasil 2019 – Juan Morel

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Fitness Volt

Repetindo o feito de 2018, nesta edição do Arnold o Brasil conseguiu se destacar com outro representante. No caso, o atleta Rafael Brandão, na época com apenas 25 anos, bateu de frente com Juan Morel, experiente atleta da Open, que era tido como o amplo favorito.

Em suma, ambos travaram uma bela batalha pelo título do show mais importante realizado em solo brasileiro. Entretanto, para a tristeza da nação verde e amarela, Brandão ainda não estava pronto para ganhar um show profissional.

De fato, ele conseguiu batalhar contra Morel pelo título, porém, a falta de massa muscular decorrente da pouca idade colocou o competidor americano no topo do show.

Abaixo estará disponível a classificação completa dos cinco fisiculturistas que disputaram a categoria: 

  1. Juan Morel;
  2. Rafael Brandão;
  3. Akim Williams;
  4. Essa Obaid;
  5. Eddie Brocamotes.

Arnold Classic Brasil 2020 e 2021

Como já sabemos, os anos de 2020 e 2021 foram marcados na história por uma pandemia mundial. Diante disso, o show do Arnold Classic Brasil teve que ser interrompido.

Por duas temporadas, o evento mais importante do cenário brasileiro esteve fora do calendário da IFBB Pro League

Entretanto, o ano de 2022 entregou um verdadeiro espetáculo que foi proporcional à expectativa criada após dois longos anos sem o evento.

Arnold Classic Brasil 2022

Arnold Classic Brasil - História e campeões
Reprodução/ Muscle Contest International

De fato, depois de dois anos sem a disputa do show mais importante do cenário brasileiro, a edição de 2022 superou as expectativas. Além de uma bela disputa pelo título, o palco da Open Bodybuilder foi uma representação nacional no fisiculturismo.

Em suma, de dez competidores que disputaram a categoria, sete eram brasileiros. Assim, fica claro que a briga pelo título teria a cor verde e amarela.

Diante disso, Rafael Brandão e Vitor Boff protagonizaram uma das grandes batalhas do esporte nacional. Com belos físicos, ambos os atletas disputaram até a última pose para conquistarem o troféu.

Mesmo com o equilíbrio entre os dois, Brandão chegou com um volume um pouco maior, fazendo com que o resultado caísse nas suas mãos. Este foi o segundo título profissional da carreira do jovem atleta que acabou conquistando o top 10 no Olympia daquele ano.

Confira o resultado a seguir:

  1. Rafael Brandão;
  2. Vitor Hugo Boff;
  3. Thiago Lins Adão; 
  4. William Martins;
  5. Emir Omeragic;
  6. Alan Ramino Bonadiman;
  7. Marcelo Pedro da Cruz;
  8. Jefferson Santos;
  9. Eduardo Rodriguez;
  10. Iman Rezari.

Arnold Classic Brasil 2023 – Behrooz Tabani

Arnold Classic Brasil
Reprodução/Giba Jr.

Um ano após a grande batalha entre Boff e Brandão aconteceu uma das disputas mais unânimes do Arnold Brasil. Em resumo, o show foi vencido pelo iraniano Behrooz Tabani, que levou aos palcos da cidade de São Paulo um físico que não deixou dúvidas quanto ao resultaod.

Ainda, vale dizer que Boff também competiu neste evento. Porém, o brasileiro não teve destaque. O único representante nacional que fez parte dos melhores desta edição foi o Wellington Nescau.

  1. Behrooz Tabani;
  2. Wellington Nescau;
  3. Emir Omeragic;
  4. Josef Kventon;
  5. Vitor Boff;
  6. Gustavo Bico;
  7. Alan Bonadiman;
  8. Yeferson Romero;
  9. Sulaiman Alterkait;
  10. Slavoj Bednar;
  11. Jefferson Santos;
  12. Cléber Reis.

Arnold Classic Brasil 2024 – Rafael Brandão

Depois de um ano vencido por alguém de fora do Brasil, o atleta nacional, Rafael Brandão, fez questão de voltar ao país a fim de trazer o título deste show de volta para a casa.

  1. Rafael Brandão
  2. Tonio Burton
  3. Goodvito
  4. William Martins
  5. André Carlos
  6. Alan Bonadiman
  7. Jefferson Santos
  8. Jonathan Emmanuel
  9. Davi Flex
  10. Devison Teixeira

Por se tratar da décima edição de Arnold Classic Brasil, o show ainda conteve outras duas categorias na disputa, a Classic Physique e a Wellness.

Nesse sentido, destacaremos o top 5 de cada categoria a seguir.

Categoria Classic Physique Arnold Brasil 2024

  1. Fábio Junio
  2. Diego Galindo
  3. Livinho
  4. Lucas Moraes
  5. André Formiga

Categoria Wellness Arnold Brasil 2024

  1. Rayane Fogal
  2. Valquíria Lopes
  3. Andreia Gadelha
  4. Debora Boff
  5. Renata Guaraciaba