De fato, todo atleta de fisiculturismo profissional sonha em conseguir sua classificação para o Mr. Olympia. Sendo conhecido como “a copa do mundo do fisiculturismo“, o Olympia é o maior campeonato do esporte atualmente.
Com mais de 30 edições já realizadas, este show já é uma tradição em todas as temporadas de fisiculturismo. Diante disso, ser campeão, ou campeã, do torneio é o mesmo que marcar seu nome na história do esporte.
Dessa maneira, vale a pena conhecer melhor o caminho para chegar até o tão sonhado Mr. Olympia. Afinal, são poucos atletas que conseguem percorrê-lo até chegar ao título de melhor shape do mundo.
Conquiste seu Pro Card
Antes de mais nada, todo mundo precisa começar de algum lugar, certo? Assim, o pontapé de uma jornada no fisiculturismo é o cenário amador. Nele, o atleta terá à sua disposição centenas de campeonatos a serem disputados.
Em resumo, o principal objetivo de um fisiculturista amador é conquistar seu cartão profissional, também chamado de Pro Card. O título de atleta Pro é concedido apenas a campeões de shows Pro Qualifiers, comumente feitos de 2 a 3 vezes por mês nos países base do esporte, como Estados Unidos e Brasil.
Clique aqui para conhecer um pouco mais sobre como funciona a premiação de um Pro Card e como conquistá-lo.
A partir do momento em que o competidor consegue seu cartão profissional de fisiculturismo, ele já pode iniciar seu caminho visando sua classificação para o Mr. Olympia.
Como se classificar para o Mr. Olympia?
Para conquistar sua classificação para o Mr. Olympia será necessário alguns anos de investimentos e trabalho duro. Em suma, há duas maneiras de conquistar sua vaga. Uma delas é por meio de um título de um show profissional. Enquanto isso, também é possível se classificar para o mundial por meio da pontuação obtida nesses eventos.
Logo a seguir será possível conferir detalhes sobre cada maneira de se classificar para o mundial de fisiculturismo.
Antes de mais nada, vale dizer que tais caminhos são os mesmos para todos os atletas, independente de serem de categorias femininas ou masculinas.
Classificar para o Olympia ganhando show profissional
Em síntese, a maneira mais simples de garantir a vaga para o mundial de fisiculturismo é por meio de uma vitória em um show profissional.
Assim, tudo que o atleta Pro precisa fazer é ser top 1 de um show restrito para competidores com Pro Card. Dentre eles, é possível destacar os mais tradicionais do cenário, como o Arnold Classic Ohio, Arnold Classic South America, Europa Pro e Chicago Pro.
Além do título, e consequentemente a vaga, o ganhador também leva para casa uma premiação em dinheiro. Por fim, vale dizer que há eventos profissionais que garantem classificação para o Mr. Olympia ao 1° e ao 2° colocado do show.
Classificação para o Mr. Olympia por pontos
Por fim, há a oportunidade de classificação para o mundial da NPC por meio de pontos. Em resumo, todos os atletas que ficarem dentro do top 5 de um show profissional somam pontos para esta classificação. Enquanto o 1° colocado é classificado automaticamente, o 2° ganha 4 pontos, o 3° soma 3, o 4° ganha 2 e o 5° recebe apenas 1 ponto.
Dessa maneira, de forma somatória, o competidor que figurar mais vezes dentro de primeiras chamadas durante toda a temporada poderá participar do Mr. Olympia.
De fato, na grande maioria das vezes, a lista por pontos acaba por possuir mais de 30 nomes de competidores. Entretanto, dependendo da categoria, apenas os 3 primeiros são classificados.
Assim, essa foi uma maneira encontrada pela federação de fisiculturismo de dar espaço a competidores que mereceram estar presentes no mundial, mesmo não conquistando um top 1.
Foto destaque: reprodução/IFBB Pro League
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.