Desde que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), abriu um processo seletivo para outras equipes entrarem para a Fórmula 1, a Andretti vive um verdadeiro imbróglio nos bastidores da elite dos esportes a motor.

Pertencente ao ex-piloto Michael Andretti, a marca é responsável por conquistar quatro títulos da IndyCar, nos anos de 2004, 2005, 2007 e 2012, e almeja uma vaga na principal categoria do automobilismo mundial, que foi negada pela FOM (Formula One Management).

Entenda o motivo da Andretti ser recusada pela Fórmula 1

Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:

Presidente da FIA dá conselho à Andretti

Antes apoiador da Fórmula 1 abrir espaço para mais equipes no grid e receber a Andretti para completar o espetáculo, Mohamed Ben Sulayem acaba de mudar o seu discurso e dar um novo conselho para a Andretti.

De acordo com informações da agência de notícias britânica Reuters, o presidente da FIA concedeu entrevista dizendo para a marca de Michael Andretti a comprar um das atuais equipes do grid da Fórmula 1 para conseguir realizar o sonho de entrar na categoria.

Eu aconselharia a Andretti a comprar outra equipe existente, não tentar se encaixar como a décima primeira equipe. Acho que algumas equipes precisam de uma atualização.

Michael Andretti
Michael Andretti quer colocar sua equipe na Fórmula 1 – Icon Sport

Ben Sulayem acredita que esta é a melhor solução para a Andretti, uma vez que defende a teoria de que é melhor ter mais qualidade do que quantidade na Fórmula 1.

Qual é melhor? Ter 11 times como número ou 10 que são fortes? Ainda acredito que devemos ter mais equipes, mas não qualquer equipe. As equipas certas. Não é uma questão de números, mas de qualidade.

Não tenho dúvidas de que a FOM e a Liberty ficariam felizes em ver outras equipes, desde que sejam grandes fabricantes.

Vale lembrar que a FOM só deixa em aberto a possibilidade da Andretti entrar na Fórmula 1 com a sua própria equipe a partir de 2028, quando a marca terá a sua própria fábrica para unidade de potência. Até lá, a única solução seria seguir o conselho do presidente da FIA.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: