Dono de uma carreira multicampeã no esporte nacional, o técnico Zé Roberto Guimarães possui o respeito de grande parte da comunidade do vôlei, muito por ter colecionado conquistas treinando tanto no masculino quanto no feminino.

O profissional, inclusive, é medalhista de ouro em Jogos Olímpicos com os dois naipes. Experiente dentro da sua modalidade, concedeu entrevista recente revelando a diferença de trabalhar com homens e mulheres no vôlei.

Assista à fala de Zé Roberto Guimarães sobre treinar mulheres no vôlei

Mulheres ensinaram mais que homens, revela Zé Roberto Guimarães

Em entrevista à ESPN, Zé Roberto Guimarães comparou o seu trabalho realizado com homens e mulheres ao longo de sua carreira e afirmou que os times femininos lhe ensinaram muito mais.

O comandante usou como exemplo a final dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, quando o Brasil venceu a sua primeira medalha de ouro, superando os Estados Unidos na decisão.

As mulheres me ensinaram muito mais do que os homens. E uma das coisas que eu aprendi é essa parte sensível que a gente tem. Eu estava muito mexido naquela hora (em Pequim 2008). Um emocional lá em cima e eu precisava resgatar. Pedi ajuda para elas.

Zé Roberto Guimarães
Zé Roberto Guimarães é considerado por muito como o melhor treinador do vôlei brasileiro (Icon Sport)

Zé Roberto Guimarães revelou bastidores da conversa que teve com as suas jogadoras antes da partida decisiva acontecer. Segundo conta, o momento ficou marcado em sua memória.

Falei: ‘vocês precisam me ajudar a resgatar metade do que ficou em Atenas. Porque eu não estou por inteiro ainda'. Quando falo isso, me emociono, porque foi muito duro, muito triste.

E elas começaram, algumas choraram junto. Mas eu senti naquele momento que a gente estava inteiro para disputar aquela final e que ia ser muito difícil a gente perder.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: