A preparação da Seleção Brasileira de Zé Roberto Guimarães para a temporada de 2025 já começou. Enquanto as jogadoras participam das ligas nacionais, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) segue observando suas principais estrelas.

Com algumas atletas atuando no exterior, a CBV decidiu mandar uma equipe para monitorar as jogadoras que atuam na Europa. Tudo isso já pensando no Mundial, que ocorre em 2025.

Zé Roberto de olho! CBV monitora jogadoras

De fato, a decisão da CBV abrange as jogadoras que atuam na Itália e na Turquia. Dessa forma, os nomes que estão no radar são o da capitã Gabi Guimarães, Carolana, Roberta, Ana Cristina, Julia Bergmann e Diana.

O técnico Zé Roberto Guimarães destacou a importância desse monitoramento da CBV e explicou que o ciclo pensando na próxima Olimpíada já começou.

O ciclo de Los Angeles 2028 começou quando a última bola caiu nos Jogos de Paris. Vamos ter um 2025 de muito trabalho, com a Liga das Nações e o Campeonato Mundial. O monitoramento das atletas é fundamental para o resultado que almejamos.

No ano passado, as jogadoras se apresentaram com uma forma física melhor e isso ajudou todo o processo. A CBV possibilita e planeja a ida dos integrantes da nossa comissão técnica para a Europa. Além disso, o estudo, observação e monitoramento seguem em todos os campeonatos.

Zé Roberto Guimarães convoca Seleção Brasileira para a Olimpíada 2024 - Ao vivo e em tempo real
Zé Roberto comanda a Seleção Brasileira feminina desde 2003 [Volleyball World]
Dessa forma, a CBV enviou neste último domingo (1) o fisioterapeuta Fernando Fernandes e a nutricionista Emy Takahashi, da comissão técnica de Zé Roberto, para uma temporada na Europa. Os profissionais vão observar e avaliar as condições físicas das atletas que jogam na Itália e na Turquia.

O trabalho de monitoramento proporcionado pela CBV foi muito importante para a campanha da conquista da medalha de bronze nos Jogos de Paris e uma boa participação na Liga das Nações. Conseguimos avaliar, orientar e realizar tratamentos e trabalhos preventivos.

Assim, as jogadoras se apresentaram em uma melhor condição. Além disso, seguimos com o monitoramento à distância. É importante conhecer a estrutura de trabalho dos clubes, conversar com os profissionais para alinhar ações em parceria”, afirmou o fisioterapeuta à CBV.

Por fim, a nutricionista Emy Takahashi comentou que o trabalho será importante para evitar lesões e ajudar as atletas a aguentar uma longa carga de atividades durante a temporada.

Vamos entender a realidade de cada clube e a programação de treinos.  Assim, definiremos as orientações para que as jogadoras possam estar aptas para suportar a carga de jogos e treinos que vão enfrentar na temporada de seleções.

A principal competição da temporada de Seleções em 2025 será o Mundial de Vôlei. O torneio feminino será na Tailândia e está marcado para começar no dia 22 de agosto.

Siga no mundo do vôlei e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia: